CUIDAR DE VIDAS É SEGUIR A CRISTO DIZENDO NÃO PARA SI MESMO.
Lucas 9.1-23
São as palavras do próprio Jesus que afirmam isso: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lc 9.23). Talvez alguém possa perguntar: “Mas o que é NEGAR a si mesmo?”. NEGAR A SI MESMO é abrir mão de tudo em prol do SERVIÇO A CRISTO e ao PRÓXIMO. É dizer não aos prazeres carnais que impedem uma verdadeira relação com Deus. É DECIDIR DIARIAMENTE por uma vida de SERVIÇO. No texto bíblico está muito claro o que Jesus está dizendo. Jesus enviou os seus doze discípulos a pregarem o reino de Deus e efetuarem curas e libertação, dando-lhes as recomendações de como deveriam se comportar e o que levar em sua jornada. Jesus passa a ensinar algumas lições muito importantes para aqueles que cuidam de vidas.
1) ACEITAR A MISSÃO E SE LANÇAR EM CAMPO.
Ao voltarem de sua missão, os discípulos começaram a contar a Jesus o que lhes tinha acontecido, e como os demônios se lhes haviam submetido (Lc 9.1-6, 10; Lc 10.1-17). Herodes ficou sabendo tudo que estava ocorrendo e queria explicações quanto às afirmações de que João Batista havia ressuscitado, ou que Elias teria aparecido, ou então, que um antigo profeta teria ressurgido; e, se tais coisas fossem reais, Herodes queria ver com os seus próprios olhos (Lc 9.7-9). Jesus se retira com seus discípulos para Betsaida, sendo acompanhado por numerosa multidão, para a qual Jesus anunciou o reino de Deus e lhes socorria curando suas enfermidades (Lc 9.11). Como já estava nascendo o dia, os discípulos disseram para Jesus despedir as multidões, a fim de que pudessem se alimentar.
Não há como seguir a Jesus parado. Partindo do princípio que seguir é “ir em frente”, então precisamos nos lançar à frente. Precisamos estar em movimento. Precisamos seguir sobre as pegadas de Cristo. Se é que queremos realmente ser seguidores de Cristo. O certo é que parados jamais estaremos seguindo a Cristo. No máximo, seremos bons leitores da Bíblia e bons conhecedores dos ensinamentos de Cristo. Mas, ser um leitor da Bíblia ou conhecedor do que diz a Bíblia, não nos faz seguidores de Cristo.
2) ENCONTRAR O ALIMENTO É RESPONSABILIDADE DO QUE PASTOREIA.
Assim, Jesus ordenou aos discípulos que eles mesmos providenciassem o alimento para toda aquela gente. E, procurando entre os que estavam na multidão, encontraram apenas cinco pães e dois peixes, o que seria impossível alimentar todo aquele povo. Jesus ordena que os discípulos façam assentar a multidão em grupos de cinquenta (Lc 9.12-15).
Eu e você somos os responsáveis pela alimentação espiritual daqueles que estão sob nossa liderança. O que nossos liderados estão recebendo como alimento de nossas mãos? Esta é uma questão muito séria e que não deve ficar sem reflexão. Nossos familiares serão fortes ou débeis na fé, a partir do alimento espiritual que lhes damos. Da mesma maneira acontecerá com os nossos vizinhos e amigos em todos os locais onde estamos inseridos. Será que temos encontrado o alimento certo para os nossos liderados?
3) BUSCAR EM DEUS AS CONDIÇÕES PARA ALIMENTAR O REBANHO.
O povo estava despreparado, pois não tinham com o que se alimentar. Os discípulos estavam despreparados: Eles não tinham como alimentar o povo. Apenas um menino preparou-se com um lanchinho simples; o que era para o seu próprio sustento. Porém, o menino cedeu seus cinco pães e seus dois peixes que foram levados ao Senhor Jesus que, orando ao Pai, os abençoou, os partiu e mandou que fossem distribuídos ao povo. Cinco mil homens (fora as mulheres e crianças) comeram e se fartaram, sobrando ainda doze cestos (Lc 9.16-17). Observe-se que enquanto esta farta distribuição acontecia, e até ao final dela, Jesus estava orando (18).
O que aprendemos aqui? Para alimentarmos correta e satisfatoriamente o povo é necessário uma vida de oração: Antes, durante e depois. Será que temos feito isso? Será que estamos com o alimento certo para o nosso povo? Será que estamos preparados para dar alimento aos que Deus nos tem confiado Estaremos alimentando fartamente o povo que Deus nos tem confiado? Para que o alimento satisfaça aos nossos liderados devemos apresentá-lo a Deus. Devemos nos colocar em oração antes de oferecer o alimento ao povo, nos preparando diante de Deus; durante o momento em que o alimento está sendo oferecido a Deus, devemos estar em oração para que as necessidades espirituais sejam saciadas; e depois de entregar o alimento também devemos nos prostrar em oração para que Deus dê a digestão correta para cada um dos que se alimentaram da Palavra de Deus.
CUIDAR DE VIDAS É SEGUIR A CRISTO DIZENDO NÃO PARA SI MESMO
Os que cuidam de vidas, os que pastoreiam vidas, precisam aprender a dizer não para si mesmos.
Precisamos ACEITAR A MISSÃO E NOS LANÇARMOS EM CAMPO, saindo de nossa zona de conforto para que, através do anúncio da Palavra de Deus, indo, evangelizando, anunciando o reino de Deus, vidas possam ser salvas, curadas e libertas.
Não são eles que têm que vir a nós. Somos nós que temos que ir a eles.
Precisamos entender que ENCONTRAR O ALIMENTO É RESPONSABILIDADE DO QUE PASTOREIA.
Não dá para permitir o Rebanho do Senhor se alimentar de lixo.
Não é justo estar à frente de um rebando e lhes dar palhas para comer.
Não é justo continuar a assistir o Rebanho do Senhor definhando até à morte.
Precisamos BUSCAR EM DEUS AS CONDIÇÕES PARA ALIMENTAR O REBANHO.
Somente através do Espírito Santo é que conseguiremos alimentar corretamente aos que Deus tem colocado sob nossa guarda.
Para isso é necessário estarmos em oração antes, durante e depois; do preparo do alimento, à oferta do alimento até à digestão do alimento, precisamos acompanhar nosso rebanho com oração para que Deus lhes fortaleça, robustecendo-lhes a fé, e sejam alcançados pela Salvação, pela Cura e pela Libertação; as quais alcançarão somente com o Alimento dado pelo próprio Deus.
Para conseguirmos cada um destes itens é necessário que neguemos a nós mesmos.
Neguemos o nosso comodismo, o desejo de ficar confortadamente esperando as coisas acontecerem.
Digamos não para o nosso descaso. Para encontrarmos o alimento para o povo precisamos buscá-lo, estudando, pesquisando, e, principalmente buscando na Palavra de Deus.
Digamos não à autossuficiência. Precisamos voltar a depender de Deus. Estejamos em oração antes, durante e depois. Para que o alimento que venhamos oferecer sustente o povo salvando, curando e libertando.
Deus nos dê a Paz!