Igreja, o corpo visível de Cristo.
Sempre que ouvimos falar de igreja, a primeira coisa que nos vem à mente é a ideia de um templo construído por mãos humanas. Mas hoje quero discorrer a respeito da verdadeira igreja: o corpo visível de Cristo no mundo.
Em Mateus 16.16, Jesus disse que a sua igreja seria edificada sobre a Pedra (declaração de Pedro de que Jesus é o Cristo, o Filho do Deus vivo), e as portas do inferno jamais prevaleceriam contra ela (vs. 18).
A igreja do Senhor teve seu início no dia de pentecostes descrito no capítulo dois de Atos dos Apóstolos. Mas antes disso, ela era um mistério oculto em Deus antes mesmo da fundação do mundo, que seria mais tarde revelado ao Apóstolo do Senhor Jesus Cristo, Paulo de Tarso (Ef 3.2-3).
E se tratando de igreja, a Carta de Paulo aos Efésios é indispensável. Quando a lemos, vemos o real significado da igreja e o seu maior propósito no mundo. No capítulo 3 dessa missiva, Paulo fala da responsabilidade que lhe fora imposta por tomar conhecimento do mistério de Cristo. Mistério esse que nem mesmo os homens de outras gerações puderam conhecer (vs. 5). Seu maior objetivo é de revelar a multiforme sabedoria de Deus aos seres espirituais: os anjos (vs. 10).
A igreja é o conjunto total de todos aqueles que nasceram de novo, daqueles que foram gerados pelo Espírito de Deus. Ela é um espelho que reflete a glória e o amor de Deus às pessoas, fazendo com que estas se voltem a Ele.
Durante vários séculos, essa igreja foi perseguida, ultrajada e martirizada nos tempos dos imperadores de Roma, como Vespasiano, Nero, Domiciano, Trajano, Marco Aurélio etc., mas jamais desistiu de sua missão. Sempre fora igual uma pequena chama acesa em meio às densas trevas dos séculos.
Jesus prometeu que um dia viria buscar a sua noiva que tanto padeceu por Ele, e que lhe daria uma grande recompensa pela sua perseverança e fidelidade. Sua cidadania está reservada nos céus, de onde ela espera ansiosamente o seu Salvador, o Senhor Jesus Cristo (Fp 3.20).
Todos nós somos membros do corpo visível de Cristo. Pelo amor somos reconhecidos pelo mundo, e pela fé podemos vencê-lo (João 13:35).
Em Cristo...