Vale a pena viver sem Jesus?
Às vezes, paro e começo observar a vida cotidiana de milhões de pessoas no mundo. Elas estão sempre muito atarefadas, correndo de um lado para o outro, procurando resolver assuntos familiares, profissionais, sociais entre outros.
Todas numa busca sem fim de cumprir suas obrigações no trabalho, na escola, em casa ou em qualquer outro lugar. Mas, à semelhança do sábio Salomão, pergunto: E no final? O que essas pessoas esperam alcançar com todo o seu trabalho? Seus grandes esforços aqui nessa Terra serão recompensados um dia?
Na verdade, todos buscam com o mesmo afinco a melhora de vida, mas se esquecem de que Jesus é o dono de tudo e que sem ele nada podemos fazer (Jó 15.5). Não podemos acrescentar nem se quer um só dia em nossas vidas.
Numa tentativa sem fim de conquistar uma vida plena, sem muitas dificuldades, as pessoas correm contra o tempo para alcançarem seus objetivos, sem ao menos tirarem um minuto sequer para refletir quanto às suas ações, se elas lhes trarão êxitos permanentes, se no final nada será em vão.
Existem bens permanentes que estão muito além da realidade humana, apenas os fiéis seguidores do Senhor irão alcançá-los.
No livro de Eclesiastes, Salomão registra a futilidade da vida de um homem sem Deus. Ele para e observa tudo o que acontece debaixo do sol e diz que tudo é vaidade, que não há sentido algum a vida humana sem a presença do Ser Supremo.
Pessoas trabalham arduamente tentando dar uma vida melhor à família; outras se esforçam nos estudos para conseguirem um emprego promissor que garanta o seu futuro. Mas aonde é que tudo isso vai parar? Será que não estamos preocupados de mais com as coisas perecíveis desta vida? Não conseguimos enxergar que o mundo todo jaz no maligno? (1Jó 5.19). Devemos parar e refletir um pouco acerca do fim de todas as coisas, inclusive das nossas vidas.
A Bíblia nos ensina que Jesus esteve presente no início da criação com Deus e que tudo foi feito por Ele e para Ele. Todas as coisas são dEle. Hoje, por meio de sua poderosa Palavra, Ele sustenta todas elas (Hb 1.3). Enganamo-nos ao achar que vamos conseguir finalizar nossa trajetória aqui nessa Terra alcançando recompensas que subsistirão por toda a eternidade. Sem Deus, todos os trabalhos de nossas mãos se desfarão como as cinzas jogadas ao vento. Nada trouxemos a este mundo e nada podemos levar dele (1Tm 6.7). O que precisamos fazer é dar mais crédito na Bíblia Sagrada e obedecê-la e não viver na ilusão de que o amanhã será melhor; ademais, este nunca nos pertenceu. As Escrituras Sagradas é fiel e contém promessas maravilhosas e verdadeiras que só poderão ser alcançadas através da fé em Cristo.
Lembro-me das palavras de um certo filósofo grego: “A Terra é apenas um ‘reflexo’ de uma realidade superior a nossa”. Sendo assim, Jesus é a porta que nos dá acesso a essa realidade.
O Senhor nos prometeu uma terra em que a tragédia, o caos e a tristeza não reinarão mais. Mas, para chegarmos nela, precisamos ficar firmes na fé e correr com perseverança a corrida que nos é proposta; tendo sempre os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé (Hb 12.1-2).
Peço a todos os que lerem esse meu pequeno texto, que deem suas sugestões e críticas que venham a ser construtivas para que eu possa melhorar cada vez mais na elaboração dos meus textos. Conto com a ajuda de todos. Desde já obrigado! ;)