HITLER, SERVO DE DEUS?

Deus chamou Nabucodonosor e Faraó de servos dele, por terem punido ao seu povo por sua rebeldia. Pois, em fazendo isso, eles lhe prestaram um serviço. E Hitler, também prestou um serviço a Deus ao eliminar seis milhões de judeus por ocasião da segunda guerra mundial?

Alguns grandes homens prestaram, sem saber, serviço a Deus.

Quando o Egito era o reino que dominava sobre o mundo, e o povo de Deus peregrinava nele, Deus permitiu que Faraó, rei daquele reino, dominasse por quatrocentos anos sobre os descendentes de Jacó. E Deus usou o Faraó da época do Êxodo para manifestar o seu grande poder e para que o seu nome fosse conhecido em todo mundo.

Outrossim, quando o povo que foi separado como nação santa deixou de cumprir os seus deveres para com Deus, este usou o rei Nabucodonosor que o fez cativo por setenta anos no reinado da Babilônia.

Deus também usou ao rei Ciro, do reinado Persa, para reconstruir Jerusalém, apesar de ele não conhecer ao Deus de Israel.

Mas, Hitler?

Conforme falamos no texto que nomeamos “O castigo dos Judeus”, o que lhes ocorreu por ocasião da Segunda Guerra Mundial foi consequência da rejeição ao próprio Deus. O povo que havia sido eleito como povo santo rejeitou ao seu criador e Rei, e disse não ter rei senão Cesar, rei romano, que dominava sobre a maior parte do mundo habitável ao tempo em que Jesus esteve entre os humanos como homem. Israel, na sua maioria e incitado por seus líderes, disse que Jesus deveria morrer e que o sangue dele caísse sobre eles e sobre os seus filhos.

Apesar do que houve no cerco a Jerusalém por ocasião da invasão dela pelo imperador Tito no ano setenta, e para se cumprir o que Deus falara pelo profeta Ezequiel, os que foram dispersos e/ou os seus descendentes sofreram os juízos determinados por Ele. E, para que se cumprisse conforme estava determinado e previsto, só Deus poderia fazer. Nesse caso, Hitler foi apenas o instrumento humano usado por Deus para cumprir a Sua vontade.

Portanto, assim como Nabucodonosor, Faraó e Ciro foram usados para bem e para mal pelo próprio Deus, Hitler também o foi, para punir aqueles que descendiam dos homicidas, cujas bocas clamaram por açoites. Pois Deus usa até um ímpio para o dia mal.

Oli Prestes

Missionário