Homilia Pe. Ângelo Busnardo- Assunção de Maria.

ASSUNÇÃO DE MARIA

17 / 08 / 2013

Ap.11,19ª - 12,1.3-6a . 10ab / 1Cor.15,20-27a / Lc.1,39-56

Definição do Dogma:

Fidei dogma definitur deiparam virginem Mariam corpore et anima fuisse ad caelestem gloriam assumptam.

1 de novembro de 1950 - Pio XII

Acta Apostolicae Sedis, An et Vol XXXXII - Ser II, V. XVII - N.15

Define-se como dogma de fé que a Virgem Maria, Mãe de Deus, foi assunta à glória celeste em corpo e alma.

The immaculate mother of God, the ever-vergin Mary, having completed the course of her earthy life, was assumed body and soul into heavenly glory.

Deus criou o ser humano livre do sofrimento e da morte mas o avisou que, se pecasse, seria submetido ao sofrimento e à morte. O primeiro casal pecou e Deus submeteu o casal e todos os seus descendentes ao sofrimento e à morte. O plano de Deus foi modificado pelo pecado do homem mas não foi destruído. O ser humano recuperará o corpo morto transformado pela ressurreição. Por causa do pecado do homem, ao se encarnar, Jesus assumiu um corpo sujeito ao sofrimento e à morte. Como Jesus nunca esteve sujeito ao pecado, Ele foi o primeiro a ressuscitar: 20 Mas na verdade Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morrem. 21 Com efeito, assim como por um homem veio a morte, assim também por um homem vem a ressurreição dos mortos. 22 Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão. 23 Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo, em seguida os que forem de Cristo por ocasião de sua vinda (1Cor.15,20-23).

Jesus foi o primeiro a ressuscitar e entrar no céu com um corpo de homem feito de terra deste planeta. A mãe de Jesus foi gerada imaculada. Portanto, ela também como Jesus nunca esteve sujeita ao pecado. Deus decidiu ressuscitar também ela antecipadamente e levá-la ao céu com o corpo. Assim a humanidade é representada no céu em sua forma masculina (Jesus) e feminina (Maria).

Jesus afirmou que todos irão ressuscitar: 28 Não vos admireis, porque vem a hora em que todos os que estão mortos ouvirão sua voz. 29 Os que praticaram o bem sairão dos túmulos para a ressurreição da vida; os que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados (Jo.5,28-29). Jesus provou que os mortos irão ressuscitar com sua própria ressurreição no terceiro dia após a morte. Mas Jesus é Deus. Alguém poderia achar que o fato de Deus ter ressuscitado não garante que as criaturas humanas também ressuscitarão. Com a ressurreição de Maria, Deus Pai confirmou a profecia de Jesus que todos os seres humanos ressuscitarão.

A ressurreição de todos acontecerá no último dia: 54 Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia (Jo.6,54). Todos ressuscitarão, mas nem todos passarão pela morte física. Deus destruiu o paraíso terrestre com a maldição da terra: 17 Para o homem ele disse: “Porque ouviste a voz da mulher e comeste da árvore, cujo fruto te proibi comer, amaldiçoada será a terra por tua causa. Com fadiga tirarás dela o alimento durante toda a vida (Gn.3,17).

Antes do fim do mundo, Deus retirará a maldição da terra e voltará o paraíso terrestre. Quem viver durante o novo paraíso terrestre ressuscitará sem sofrer a morte física, isto é, passará de um corpo reprodutivo para um corpo ressuscitado sem morrer: 51 Eis que vou declarar-vos um mistério: nem todos morreremos, porém todos seremos transformados. 52 Num instante, num abrir e fechar de olhos, ao último toque da trombeta – pois a trombeta tocará – os mortos ressuscitarão incorruptos, e nós seremos transformados (1Cor.15,51-52).

Após a morte de Jesus, Maria passou a morar com o apóstolo João: 25 Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena. 26 Vendo a mãe e, perto dela o discípulo a quem amava, Jesus disse para a mãe: “Mulher, aí está o teu filho”. 27 Depois disse para o discípulo: “Aí está a tua mãe”. E desde aquela hora o discípulo tomou-a sob seus cuidados (Jo.19,25-27). João foi o último a escrever o Evangelho. Mas ele deve ter escrito o quarto Evangelho antes da morte de Maria, porque nem mesmo no Evangelho escrito por ele há alguma referência à morte de Maria. Portanto não se sabe se Maria efetivamente morreu e ressuscitou ou se ela foi beneficiada pela ressurreição sem passar pela morte física como acontecerá com aqueles que estarão vivos no último quando todos ressuscitarão (Cf.1Cor.15,51-52). Por isto, ao definir o dogma da Assunção de Maria (vide acima), a Igreja não fez alusão à morte de Maria.

Código : assunta17

Ângelo José Busnardo

e-mail : ajbusnardo@gmail.com

Pe. Angelo Busnardo.
Enviado por Joanne em 15/08/2014
Reeditado em 17/08/2014
Código do texto: T4923982
Classificação de conteúdo: seguro