Agnes o Lirio do Coliseu e o jovem Sardo.
Agnes o Lirio do Coliseu e o jovem Sardo.
Algum lugar perto do rio Tibre esta enfeitado com belos Lírios esses Lírios são muitos como foram muitas as orações de Agnes a filha do imperador Antonio.
Agnes era uma graciosa menina vestida de branco que para mim ao ler a sua historia nos Livro dos Mártires do Coliseu, passei a considera- la como um belo Lírio o Lirio do Coliseu até nos tempos de hoje.
Imagino Agnes uma viçosa menina de uma beleza tão pura e doce que sua aparência era como um pintura de um belo e poético quadro de óleo sobre tela, pintada por um Anjo com um fino e clássico pincel celestial.
Em um de seus capítulos chamado o jovem Sardo chamado Potito, os atos nos contam sobre uma jovem que vivia atormentada por espíritos malignos e seus gritos e guinchos horripilantes ecoavam nas paredes de mármore do Palácio , mas Potito o jovem Sardo foi chamado para expulsar o demônio, ao ser expulso o demônio lhe disse para Potito:____ Se você me expulsar te perseguirei até a morte; Potito nem notou nem notou o que o inimigo lhe falava e se aproximou da menina lhe tocando e nome de JESUS, ela imediatamente foi arremessada ao chão e liberta.
Seu Pai um incrédulo decoração duro, mesmo vendo outros milagres que DEUS fez através de Potito e com o milagre da libertação da menina Agnes, continuou com o coração incrédulo, o Imperador Antonio até via o poder de DEUS, mas seu orgulho enganador lhe fazia desperdiçar a sua fé no deus Júpiter.
Assim como Agnes Potito era também de uma aparência impecável, e que mesmo mal vestido transmitia uma doçura celestial.
O imperador lhe perguntou em ele era, e ele disse sou cristão e o imperador lhe disse em forma de pergunta:____ Um cristão? ___ Não sabes que aqui um cristão é morto? E Potito disse ao imperador: ____ Pois desejo morrer por CRISTO; Foi a branda mas firme resposta de Potito ao imperador .
Potito disse: ____ Imperador falso foi pesado na balança e foi achado em falta. ___ Teu coração é impedido e impenitente! Mas resumindo a linda história Agnes foi liberta e mesmo sendo ameaçada de ser queimada viva por seu Pai, sua fé em CRISTO não vacilou e quis ir embora com os cristãos para viver nas cavernas com eles, mas foi poupada disso.
Potito um pouco antes de morrer martirizado disse para Agnes ser firma na fé, o próprio Potito a batizou nas águas.
O toque de CRISTO tornou a emaciada e atormentada Agnes em uma criança tão vivaz e alegre quanto Eva ao caminhar pela primeira vez entre as flores do Édem.
Os demônios nunca mais tiveram poder sobre essa criança porque agóra ele pertencia ao Céu.
Os atos nos contam que Agnes não foi destinada a receber a coroa do martírio, seus poucos anos de vida foram passados em paz.
Antonio receava interferir em sua fé, via na filha algo sobrenatural que o fazia olhar para ela com temor e veneração.
Toda vez que ela lhe atravessava o caminho ele pensava na ultima e temível advertência de Potito.
A menina vivia no Palácio e por sua virtude e exemplo heroico, provava a natureza da sua fé tão perfeitamente como se estivesse brincando com Leões na Arena do Coliseu.
Agnes passou seus dias sem se deixar macular pela luxuria e a vaidade da corte pagã.
O livro conta também que como um Lírio recentemente colhido, flutuando nas águas turvas do Tibre , ela foi carregada pelo grande oceano da eternidade, sem uma mancha de sangue ou vicio em sua vida
restaurada por CRISTO através do jovem Sardo.
Eu amei essa linda história, poética e poderosa historia antiga e escrevi esse texto em forma de Poema em homenagem a Agnes e Potito essas duas Flores de Lírio que a muitas eras brilham no Céu.
Os Lírios perto do rio Tibre são as orações da menina Agnes e conforme o tempo ia passando até que talvez ela tenha envelhecido, antes de morrer fazia petições e suplicas a DEUS todos os dias e a cada oração nascia uma flor de Lirio nos campos e perto do Tibre, em sua conversão e santidade fazia muitas orações ao seu AMADO DEUS e as bençãos eram tantas que as pessoas do local recolhiam os Lírios: As donzelas vestais e as matronas na época as recolhiam e depositavam em belos vasos que embelezavam suas casas, arranjos de festas e outros jardins e o perfume de CRISTO exalava em benção em todos esses lugares. Nota minha.
Talvez Agnes escondida em algum lugar do Palácio atras de uma coluna enfeitada com cornija, sentia saudade do jovem Sardo, mas DEUS confortava seu jovem coração lhe dizendo que a nostalgia é a saudade que vem cheia de esperança de rever de novo os amados em CRISTO que se foram primeiro, mesmo que tudo mude e se os dias mais belos depressa se foram junto com seu amigo Potito, Agnes se lembrava que CRISTO O Lírio dos Vales sempre estaria com ela e a deixava a rica e e bendita promessa de que DEUS sempre com ela estaria e todo tempo.
Chegaria o maravilhoso dia perpetuo junto com DEUS onde suas lagrimas seria limpada.´
Nota minha.
Esse século passou Agnes e Potito já se reconheceram la no Paraíso e desde la aguardam a ressurreição para a Nova Jerusalém.
Talvez num ultimo pedido de sua vida Agnes pediu que mesmo partindo que suas orações se refletissem por muitos anos e assim foi e até hoje as bençãos de belos Lírios que são recolhidas todos os dias por pessoas passantes pelo local.
não sei se existe algum jardim perto do rio Tibre, mas escrevi só uma Poesia por eu ter amado essa mui bela essa passagem histórica de Agnes e Potito.
Nota minha.
Que todos os jovens e todas as pessoas se arrependam dos seus maus caminhos e sejam puros como Agnes e Potito, jovens fortes e destemidos na defesa da fé cristã e que tenham a doçura do Céu, como tiveram os jovens Potito e Agnes e que sejam libertos de todo o mau, luxuria e vaidade desse mundo mau, até que sejam levados pelas mesmas águas do oceano da eternidade em que Agnes foi levada e que participem da primeira ressurreição ou que sejam arrebatados para a GLORIA do SENHOR.
Nota minha.
Autora: Rute Rodrigues Pimpim.
27-0602-2013.
Nesse Texto inspirei me na obra do livro chamado Os Mártires do Coliseu.