Judeu Errante!
Podem falar; pode chorar quem quiser, mas a grande verdade é que a humanidade não pode deixar de reconhecer os enormes; os inúmeros benefícios que os judeus; os sábios judeus; os cientistas judeus; os “judeus errantes”; os seis milhões de judeus que padeceram e morreram nos holocaustos nazistas; os judeus prêmios “Nobel”; os “Einsteins”; todos os que, anônimos em seus laboratórios de “Pesquisas e Desenvolvimentos”, continuam libertando a humanidade dos mais terríveis sofrimentos. Remédios, vacinas, as mais avançadas tecnologias na área de computação; tudo e de tudo. Amigos e inimigos se beneficiam de suas descobertas.
Judeu Errante! São as mais variadas as versões sobre essa tão antiga lenda. Uma delas nos diz que Jesus Cristo teria caído, sob o peso da cruz, bem defronte à loja onde trabalhava Ahsverus. E este, zombando, teria gritado para que o filho de Deus "caminhasse". Jesus teria respondido a Ahsverus que ele, um sapateiro, é quem caminharia pelo mundo até o fim dos tempos.
Outra variante nos diz que, antes que Simão Cireneu oferecesse ajuda, Jesus teria pedido a Ahsverus que o ajudasse a reerguer a cruz, e este recusara. Outra versão da lenda nos conta que Jesus, já tão cansado de carregar sua cruz, teria pedido a Ahsverus que lhe desse um copo d'água. Ahsverus teria então replicado: "Se és o Filho de Deus, faça com que jorre uma fonte de água fresca do chão". E Jesus, então, o teria amaldiçoado.
Não sigo religião nenhuma, nem acredito em tudo o que me dizem. Mas alguém me disse que foi de uma oficina de carpinteiro de Nazaré que surgiu uma individualidade infinitamente maior que qualquer daquelas criadas pelas mitologias e lendas, e que teria revelado ao mundo o sentido místico do vinho e a verdadeira beleza dos lírios dos campos.
(Nós, militares também humilhados e ofendidos, hoje carregamos nossa cruz...)
Coronel Maciel.