Para se Reerguer só depende de Você
“Assim um coração tímido, de pensamentos tolos, não pode resistir ao choque do temor”
(Eclesiástico 22,22)
Era um homem muito piedoso, bondoso e sábio. Caminhando ele encontrou um jovem muito triste e desesperado. O jovem se ajoelhou diante do sábio e começou a implorar: “Me ajude por favor! Eu fui um bandido, fiz muitas coisas erradas na minha vida. Hoje eu não faço nada disso, mudei de vida radicalmente. Porém, devido aos meus erros, perdi o afeto de meus pais, amigos e conhecidos. Ninguém gosta de mim. Isso me deixa muito triste. Sei que o senhor é um homem de grande sabedoria, muito piedoso e pode me ajudar a me reerguer. Por favor, me ajude a sair dessa situação”.
O sábio ao invés de lhe responder, lhe disse: “Estou com sede! Você sabe onde tem água por aqui?”.
O rapaz achou estranho, pois, não esperava que ele falasse isso, mesmo assim respondeu: “Tem um poço aqui perto, só que não tem balde para tirar água. Se o senhor quiser, eu amarro a corda na sua cintura, o desço até o nível da água, o senhor bebe e quando estiver satisfeito me avise para que eu o puxe de volta”.
O sábio concordou, e assim o fizeram, amarraram uma corda na cintura do sábio e o rapaz o desceu até o nível da água. Quando este terminou de beber a água e já estava satisfeito pediu ao rapaz que o puxasse de volta.
O rapaz começou a puxa-lo para tirá-lo do poço, mas a certa altura sentiu que o sábio estava muito pesado, e olha que ele era um rapaz forte e o sábio era bem magrinho. Ele pensou consigo: “O que está acontecendo? Ele não era assim tão pesado.”
Olhando para dentro do poço, viu o sábio agarrado em uma pedra presa na parede, e quanto mais ele puxava, mais o sábio se agarrava a pedra. Ele disse ao monge: “Pare com essa brincadeira boba, solte essa pedra para que eu possa lhe puxar para fora do poço”.
Ele tentou puxa-lo novamente, mas o sábio insistia em se agarrar na pedra. O rapaz mais uma vez, agora com mais raiva disse: “Que brincadeira boba é essa? Solte essa pedra!!!”
O sábio lhe respondeu: “Você é um rapaz forte, porém, mesmo com toda a sua força, você só consegue me erguer se eu permitir soltando essa pedra. O mesmo acontece com você. Você pediu que eu lhe ajudasse a se reerguer, mas você se julga uma pessoa que não vale nada, que não é amado por ninguém. Enquanto você pensar assim, e não se soltar desses sentimentos negativos, ninguém, por mais forte, sábio ou santo que seja vai conseguir te reerguer.”
Devemos nos soltar dos maus pensamentos e dos maus sentimentos para que Deus possa nos reerguer e nos fazer felizes.