APRENDENDO A SER PASTOR COM O PASTORADO DE JESUS - 3 – JESUS ESTABELECE A SUA IGREJA
Paulo Sergio Larios
“No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.”
Efésios 2:21
Frase de D.M. Lloyd-Jones:
“Não estamos numa igreja para nos tornarmos cristãos. Estamos numa igreja porque somos cristãos.”
INTRODUÇÃO
O pensamento dessa meditação não é pensar uma Igreja a partir do zero; ou seja, não é pensar em iniciar uma Igreja, ou uma nova Igreja, não, antes é pensar a Igreja já estabelecida, formada. Acredito que esse estudo servirá talvez mais ao novo convertido, ou aos irmãos que já frequentam a Igreja, ou pensam em frequentar. De qualquer forma será uma meditação que poderá ajudar de alguma maneira.
O QUE É UMA IGREJA DO NOVO TESTAMENTO?
Concordemos a principio que não existe Igreja no Antigo Testamento, Igreja é invenção exclusiva do Novo Testamento. Então o que é uma igreja neotestamentária?
“A menos que haja uma companhia de pessoas regeneradas, batizadas de acordo com as Escrituras, organizadas segundo o Novo Testamento, adorando a Deus segundo suas instruções, tendo companheirismo com a doutrina dos apóstolos, mantendo as ordenanças, preservando a disciplina, ativa na evangelização, então não há uma igreja neotestamentária, chame o que se chame.”
(http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/index.htm)
I - A TEOLOGIA DA IGREJA
Vamos chover sobre o molhado agora, pois não imagine que eu vou reinventar a roda, pois não vou fazer isso. Nossos livros de Teologia e os estudos sérios de muitos irmãos nos mostram em linhas gerais os seguintes argumentos a respeito da Igreja, abaixo. Não devemos menosprezar as revelações que Deus tem dado aos seus filhos durante o tempo, pois entendemos que a revelação de Deus é progressiva. O que significa que é progressiva individualmente, pra mim e pra você também. Ou seja: Deus vai revelando, falando, conforme o tempo vai passando.
1- CRISTO É O FUNDADOR, ORGANIZADOR E CABEÇA DA SUA IGREJA E SÓ ELE.
Isso é o mais básico dos básicos, a respeito da Igreja, mas existem muitas horas em que parece que sob pra cabeça de alguns pastores e até dos obreiros também. Vemos diariamente muitas pessoas que se acham estrelas, dando chilique na Igreja. É bom lembrar pra todo mundo, quem é que realmente manda: Jesus.
2 – A BÍBLIA É A UNICA REGRA DE FÉ E PRÁTICA DA IGREJA DE CRISTO
Esse é outro ponto onde estamos vendo surgir novidades. Temos visto a Palavra Bíblica ser substituída por outros escritos e livros, e já faz tempo, vide algumas teologias reformadas que vem da Idade Média. Se qualquer livro, pregação, estudo, meditação, ou qualquer coisa for diferente da Bíblia, então é fogo estranho e deve ser rebatida veementemente.Não interessa o que é, ou quem seja.
3 – A IGREJA É UMA ASSEMBLÉIA LOCAL E VISÍVEL
Esse é um debate antigo e acredito resolvido. Não é possível existir uma Igreja invisivel. A Igreja é e sempre será local, existe num lugar e é visivel. As portas da Igreja estão abertas, assim como seus livros financeiros devem estar, para o caso de alguma duvida. O que fazemos é de portas abertas. A Igreja não é um clube onde entrem alguns e outros não. Ao dizer que a Igreja é uma Assembléia, significa que nos reunimos e justificamos quando estamos juntos, adorando a Deus. Nas palavras do Pastor Ed René Kivitz, só no culto, na assembléia, na reunião, é que entendemos quem somos, ou porque existimos. E porque existimos? Para adorar a Deus. O crente se justifica quando está adorando a Deus.
4 – A IGREJA DE CRISTO FOI ORGANIZADA E FUNDADA DURANTE O MINISTÉRIO TERRESTRE E PÚBLICO DE CRISTO ANTES DO DIA DE PENTECOSTES
Seria até desnecessário dizer o óbvio, mas sempre tem algum desavisado que pode imaginar que a Igreja surgiu no Pentecostes, sendo que não é verdade. Se há duvidas, examine melhor a sua Biblia em oração, esqueça de livros e estudos dos outros, ajoelhe-se e ore a Deus para Deus te mostrar isso, com o coração aberto e a alma limpa. Eu nem sei porque alguém defenderia o nascimento da Igreja só em Pentecostes, que lucro há nisso? Não vejo nenhum. A Igreja foi estabelecida no Ministério Terreno de Cristo, enquanto ele estava na Terra, antes de ser assuntado aos Céus.
5 – CRISTO PROMETEU EDIFICAR PESSOALMENTE A SUA IGREJA SOBRE SI MESMO (Mateus 16:18)
“Sobre esta pedra edificarei a minha igreja.” A pedra que Jesus se refere, ou a base da Igreja, é Ele mesmo, Jesus. É bom lembrar que a Igreja não é edificada no irmão que se ache uma sumidade, um expert, alguém que pense que sem ele a Igreja vai morrer. Parece isso até a Síndrome de Elias: Só eu fiquei e não dobrei meus joelhos. Legal que você não dobrou os joelhos, mas ainda tem sete mil que também não se dobraram a Baal, espondeu Deus.
6 – JESUS INSTRUIU A REGRA DE DISCIPLINA PARA A SUA IGREJA ANTES DE PENTECOSTES EM MATEUS 18:15-18
Jesus instruiu os irmãos que estavam próximos a ele, em Mateus 18:15-18, sobre uma possível situação e como é que alguém poderá dizer que a Igreja só surgiu em Pentecostes? Como é possível se falar com uma Igreja que não existia ainda? A Igreja estava em Cristo e os que estavam com ele já eram a Igreja. É interessante que diferindo bastante das Igrejas modernosas de hoje, que de tão modernosas acreditam que não devem disciplinar mais ninguém, Cristo instituiu uma regra de disciplina para a Igreja, o que não significa também, por causa disso que pode-se disciplinar qualquer um a torto e a direito, cada caso é um caso e Deus está vendo. Cuidado com esse negócio ai. Infelizmente hoje em dia existem muitos irmãos que não estão filiados à Igreja e fica impossível disciplinar alguém que não é dos nossos.
AS IGREJAS ESTÃO GERANDO CRENTES DESCOMPROMISSADOS
Infelizmente o movimento das Campanhas nas Igrejas favorece um tipo de crente descompromissado. Passam a idéia de que a pessoa deve vir fazer a Campanha e não seguir a Igreja. Esse movimento favorece a captação de dizimos e ofertas, porém se formos ver, quantos são efetivamente membros da Igreja? Notaremos abismados que são pouquissímos. Biblicamente não era essa a idéia original de Igreja, que Jesus sonhou.
7 – JESUS DEU A GRANDE COMISSÃO À SUA IGREJA
Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda Criatura é a coisa mais básica possível, para quem está na Igreja. E porque é que tantas Igrejas não fazem a obra de Evangelização? Não se justifica uma Igreja que não vá pelo mundo e nem pense em crescer e ganhar as almas do povo. A Igreja hoje quer ficar em casa, de braços cruzados, esperando as pessoas chegarem. É necessário que a Igreja almeje, sempre, ir pelas nações. Se não podemos irmos imediatamente às nações, pelo menos poderemos pensar em ganhar a rua da igreja e as ruas adjacentes. A rua da Igreja, de qualquer Igreja, deveria ser o local mais evangelizado do mundo, mas não é. Por que será? Que programas a Igreja está desenvolvendo para ganhar o mundo?
8 – AS ORDENANÇAS DA IGREJA: BATISMO E CEIA
BATISMO – A Igreja precisa ter uma certa regularidade para batizar as pessoas e não deve ficar causando impecilhos para que isso aconteça, mas deve favorecer a qualquer um batizar-se nas águas. Mas só pode haver batismo regular se houver evangelização regular, não é mesmo? Como vamos batizar a alguém que não aceitou a Jesus?
CEIA - Gosto muito da maneira que a Igreja Neopentecostal serve a Ceia, diferentemente de algumas Igrejas Pentecostais que parecem se esmerar em colocar medo nas pessoas. Hoje, dependendo do discurso da Igreja, eu não tomo Ceia ali, pois a idéia da Ceia é todos os batizados nas águas tomarem. Discernir a Ceia significa entender que é uma Ceia memorial, mas é lógico que os que vão tomar a Ceia devem ter o minimo de santidade também. Memorial é lembrança. Tomar a Ceia é recordar o que Cristo fez, a sua morte na Cruz.
9 – A MENSAGEM PRINCIPAL DA IGREJA É A CRUZ
É impressionante o fato de que a Igreja Nova Testamentária pregue tanto o Velho Testamento. Como o pastor Caio Fabio nos ensina, o Velho Testamento caducou, ficou velho, ficou obsoeto e devemos atentar é para o Novo Testamento e não para o Velho. Podemos e devemos pregar o Velho Testamento, mas com a visão do Novo. Jesus tinha praticamente apenas duas mensagens: O Reino de Deus e a Cruz. Sendo a ultima a principal doutrina da Biblia. A pergunta é: Quanto de Cruz tem nas suas pregações? E qaunto de Novo Testamento tem em suas pregações? É também interessante que podemos pregar mensagens do Velho Testamento com textos do Novo, não se engane, assim como podemos pregar o Novo Testamento usando textos do Velho. A diferença está na temática, ou no publico alvo: As mensagens do Novo Testamento explicam Deus e a Biblia; as mensagens do Velho Testamento tentam agradar aos irmãos ouvintes. Infelizmente temos um bando de mensagens hoje em dia que não passam de auto-ajuda, são legaizinhas, mas não chegam a ser o Evangelho puro, é mais como um Evangelho diluido. A mensagem original é revolucionária e sempre, consegue colocar na parede a nossa pequenina Teologia.
10 – JESUS PROMETEU PERPETUIDADE A SUA IGREJA - Mateus 28:19-20
É bom dizer isso, pois muitos dos nossos irmãos estão sendo severamente perseguidos. A Igreja não vai nunca deixar de existir. A Igreja vencerá todos os obstáculos em Jesus. Se você está sob perseguição, saiba que os inimigos só se levantam contra nós para cairem. Ore e jejue até o inimigo ser destruido e vencido. A vitória é nossa.
11- CONFORMIDADE DOUTRINÁRIA
Podemos também identificar a igreja verdadeira de Cristo pela doutrina dela. (Efésios 3:9-10, 21) Ela é a coluna e firmeza da verdade. (I Timóteo 3:14-15) Cristo deu a ela a sua Palavra para pregar e guardar. (Mateus 28:18-20) Ela tem pregada, guardada, preservada, e conservada a Palavra dele durante os séculos desde os dias de Cristo, seu cabeça. Ela tem batalhada pela fé que uma vez foi dada aos santos. (Judas 3-4) Ela tem repreendida os infiéis para que sejam sãos na fé. (Tito 1:12-14) A verdadeira mensagem biblica é confirmada pelo Espírito Santo, sendo que a falsa nos dá um mal-estar ao ouvirmos. O crente sabe, no Espírito, discernir qual é ou não a mensagem de Cristo. De qualquer maneira nós temos a Biblia e a estudando podemos entender o que seja Biblia e o que não é.
12 - Plano Financeiro - Pelos Dízimos e Ofertas. (Mateus 23:23, I Coríntios 9:14, 16:1-3)
Os Dizimos e Ofertas começaram no Antigo Testamento, mas é uma materia do Novo Testamento, diferentemente do que muitos querem dizer não existir o ensino no Novo Testamento. A base do Novo Testamento é o Velho, entendamos isso. Apesar de praticamente tudo do Velho Testamento ter caducado, pelo desuso, ou por velhice, ou porque existe um ensino superior agora, o que foi bom persistiu. Dizimos e ofertas são biblicos. Assim como muita coisa do que chamam de Evangelho da Prosperidade também. A Biblia é o livro de prosperidade por excelência. Se colocarmos em pratica as regras biblicas, é impossível não prosperarmos.
13- A IGREJA É ORGANIZADA DE FORMA HIERARQUICA
Praticamente temos apenas dois tipos de obreiros na Igreja: Os pastores (Bispos, Presbíteros e Anciãos são outros nomes para pastor) e Diáconos. (I Timóteo 3:1-16) E é lógico que temos os outros ministros conforme a necessidade, como o Ministro da Musica e a Lider da Mocidade, por exemplo.
14 – O GOVERNO DA IGREJA É DEMOCRÁTICO
Todos os membros são iguais e ninguém fora da igreja pode mandar na igreja. (Mateus 20:24-28, 23:5-12, Atos 1:15-26, 6:1-6, II Coríntios 2:6) A Igreja é um órgão independente. Algumas Igrejas como a Batista, são independentes até mesmo de suas sedes, podendo o Pastor, junto com os irmãos ter total autonomia sobre os programas da Igreja, o que é bem salutar. Tanto é democrático que qualquer membro poderá ser o pastor de amanhã, ou o lider de algum ministério. Todos perante Deus são iguais e tem chances iguais, o que vai depender do desempenho de cada um. E empenho, santidade, chamada, etc. A autonomia da Igreja não deve nunca ser usada de forma a desvirtuar o Ministério. A Renascer prega e cultua como a Renascer e a Presbiteriana tem o seu jeito de cultuar. Uma congregação não pode ser diferente ao extremo da sua Sede, ou entrar em desacordos com ela – alguma coisa está errada.
15 – DEVE EXISTIR UMA COMPLETA SEPARAÇÃO ENTRE A IGREJA E O ESTADO
A Biblia nos instrui a obedecermos e orarmos pelos nossos governantes, mas a Igreja é um organismo independente do Estado. Até seria bom que tivéssemos muitos crentes no Governo, mas a Igreja não deve se envolver com isso. O irmão que quiser e tiver aptidão para ser politico que o seja, não somos de maneira alguma contra. Mas Igreja não é palanque e ninguém deve usar a Igreja e a boa vontade dos irmãos para querer se eleger. Se quer ser politico e tiver um bom plano de trabalho, ai pode ser, ou não, que votemos no irmão.
CONCLUSÃO
Como vemos nessas simples palavras, a idéia não é exatamente criar uma nova Igreja, mas antes observar se estamos ainda seguindo pelas veredascorretas. Como disse antes, talvez esseestudo sirva mais aos imãos novos convertidos do que aos lideres da Igreja. E tenho absoluta certeza que se Deus me orientou a escrever do jeito que foi feito, é porque tem endereço certo. Que Deus nos abençoe muito. A Igreja de Jesus é o sonho de Deus. A Igreja está no coração de Deus.
E que Deus abençoe a Igreja amada de Jesus.
Bibliografia
http://solascriptura-tt.org/EclesiologiaEBatistas/index.htm