A RESSURREIÇÃO DEE JESUS - 110
A RESSURREIÇÃO DE JESUS
Prof. Dr. Antônio Mesquita Galvão
1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena veio ao sepulcro bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido removida do sepulcro. 2 Então foi correndo até onde estava Simão Pedro e o outro discípulo a quem Jesus amava e disse-lhes: “Tiraram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o puseram”. 3 Pedro saiu com o outro discípulo e foram ao sepulcro. 4 Corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro. 5 Inclinando-se, viu as faixas de linho no seu lugar, mas não entrou. 6 Depois chegou Simão Pedro, entrou no sepulcro e viu as faixas de linho no seu lugar 7 e o sudário que tinha estado sobre a cabeça de Jesus. O sudário não estava com as faixas de linho, mas enrolado num lugar à parte. 8 O outro discípulo que chegou primeiro entrou também, viu e creu. 9 De fato, eles ainda não se haviam dado conta da Escritura, segundo a qual era preciso que Jesus ressuscitasse dos mortos. 10 A seguir, os discípulos voltaram para casa. 11 Maria ficou do lado de fora, chorando junto ao sepulcro. Enquanto chorava, inclinou-se para o sepulcro 12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados no lugar onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. 13 Eles perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Porque levaram o Senhor e não sei onde o puseram”. 14 Depois de dizer isso, ela virou-se para trás e viu Jesus que ali estava, mas não o reconheceu. 15 Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Crendo que era o jardineiro, ela disse: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste e eu irei buscá-lo”. 16 Respondeu Jesus: “Maria”. Ela, virou-se e disse em hebraico: “Rabuni ”– que quer dizer Mestre. 17 Jesus disse: “Não me retenhas porque ainda não subi ao Pai. Vai aos meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18 Maria Madalena foi anunciar aos discípulos que tinha visto o Senhor. E contou o que Jesus tinha dito. (Jo 20, 1-18).
A ressurreição de Jesus (20, 1-18) traz consigo todo um conjunto de sinais taumatúrgicos da glória e do poder de Deus. É como se funcionasse aí uma síntese de todos os sinais anteriores. A gente é que não sabe vê-los adequadamente. Geralmente, fixamo-nos mais nos sinais de morte que de vida. Não temos a necessária fé para intuir e compreender a glória de Deus, que se manifesta a nós.
Na manhã de domingo, madrugada ainda, as mulheres vão ao sepulcro realizar um rito mortuário, isto é, embalsamar o corpo de Jesus, que elas não puderam fazer no final da sexta-feira, pois já se iniciava, ao por-do-sol, o shabat dos judeus. Um dos anjos revela-lhes a Ressurreição, de certa forma criticando a procura entre os mortos quem está vivo (cf. Mc 16, 1-7). A cerimônia fúnebre se transforma em celebração da vida.
Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Porque levaram o Senhor e não sei onde o puseram”. Depois de dizer isso, ela virou-se para trás e viu Jesus que ali estava, mas não o reconheceu. Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Crendo que era o jardineiro, ela disse: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste e eu irei buscá-lo”. Respondeu Jesus: “Maria”. Ela, virou-se e disse em hebraico: “Rabuni ” que quer dizer Mestre... (vv. 13-16)
Madalena foi buscar a presença física do “Senhor morto”, que era passado, e descobriu-o ressurrecto, que é presente, e um presente aberto ao futuro. Ela não entende no primeiro momento, pois a Ressurreição implica em um jeito novo, diferente, de relacionar-se com Jesus. Após compreender o que passou, ela foi a primeira a anunciar a Ressurreição:
Eu vi o Senhor! (v. 18)
Na ida de Madalena ao túmulo, três detalhes não podem ser ignorados, pois nos dão uma maior compreensão do amor de Deus pela humanidade. Primeiro são os anjos que perguntam à mulher:
Por que choras? (v. 13)
Mais do que uma simples questão, tal pergunta revela que Deus não quer que o ser humano sofra ou chore. A realidade do Reino, a Jerusalém escatológica, bane todo o sofrimento (cf. Ap 21, 4). O segundo ponto importante, nos vem quando, confusa pelo que ela imagina o roubo do corpo do Mestre, ela dirige-se ao suposto jardineiro (que é Jesus glorificado e por isso não reconhecido), e ele se dá a conhecer chamando-a:
Maria! (v. 16).
Isso evidencia como Jesus ama a cada um de nós, nos conhece como o pastor conhece suas ovelhas (cf. 10, 3) e nos chama, a cada um em particular, à salvação, pelo nome. O terceiro ponto de importância ocorre no v. 17: a missão de anunciar.
Vai dizer...
Com a Ressurreição, o cristão adquire nova identidade. A partir da manhã de domingo ele é outra pessoa, um nascido do alto, como Jesus preconizara a Nicodemos (3, 3). Madalena foi ao túmulo e o encontrou vazio. Pedro e João correram até lá. João, o discípulo amado, chegou primeiro. São João da Cruz diz que quem ama mais sempre chega na frente. Chegou primeiro mas, por uma questão até de hierarquia, já que Pedro detinha as “chaves do Reino” (cf. Mt 16, 19), esperou pelo apóstolo. Pedro e João chegaram e se certificaram da Ressurreição (vv. 3-10).
O Evangelho diz que Pedro blépei keímena tá othónia, isto é, viu as faixas de linho (os lençóis) (v. 5). Esse viu é como que um reforço para a fé da comunidade: a Igreja viu outros sinais (v. 30). Agora vem um dado importante: João foi bem mais adiante. Ele eiden kai episteussen, viu e creu (v. 8). Importante também é o detalhe das faixas de linho dobradas e do sudário enrolado (vv. 5-7). Esse sentido de ordem é uma das idéias que a Ressurreição nos passa.
O sinal elaborado por Jesus, através de sua ressurreição, apesar de ser aquele que inflete mais diretamente em nossa vida, humana, frágil e mortal, é, pela nossa fé vacilante, talvez o que mais nos enche de dúvidas. É mais fácil - e nota-se isso pela prática - crer em “vidas passadas”, reencarnação, lei do carma e outras incongruências. Os “sinais da ressurreição” se tornam claros na caminhada do povo de Deus, que se organiza para render culto a Jesus, um culto em “espírito e verdade”, na simplicidade dos que buscam a Deus enquanto ele ainda se deixa encontrar, na devoção dos que celebram para agradecer os dons e para buscar o ser-Igreja, para enraizar a fé e o respeito à vida. A ressurreição está presente onde há perdão, unidade, acolhida, solidariedade, misericórdia e conversão. Trata-se do caminhar na direção da casa do Pai, unidos como irmãos, iluminados pelo Espírito Santo.
A ressurreição, o maior sinal de Deus, em favor de Cristo e de todos os que nele foram batizados, é muitas vezes vista com indiferença, simplesmente “porque é difícil de entender”. Todos os sinais de Jesus, foram feitos para dar força à nossa vida e vida à nossa fé. Muitos querem entender esses sinais pela via do intelecto ou da racionalidade...
Curiosamente não incluída, por algumas escolas bíblicas, entre os sinais de Jesus, justamente o mais importante, o “sinal dos sinais”, a Ressurreição desponta para nós como o sinal mais importante. Jesus se encarnou para realizar este sinal. Os demais são como que uma preparação para o último, pois se não houvesse ressurreição, por certo não haveria cristianismo. Trata-se, como se observa, de um sinal que sozinho prova mais a divindade de Jesus Cristo e o amor do Pai que todos os outros.
O sinal da Ressurreição supera os demais justamente pela peculiaridade de seu significado. Na verdade, os outros sinais, de uma forma ou outra foram realizados, em algum lugar da história bíblica, pelos profetas ou juízes. A Ressurreição, ou seja, voltar a viver uma vida eterna, perfeita, transformada, esse só Jesus realizou. Seria decisivo contra a divindade de Jesus Cristo se a Ressurreição não tivesse acontecido.
Com seu maior sinal é que Jesus instaura, de fato, no meio dos homens, o que há mais de 20 séculos conhecemos como cristianismo. É a partir da constatação do túmulo vazio que a comunidade primeva experimenta a alegria pascal da Ressurreição. Começava aí a confissão de fé da Igreja, que professamos até hoje. Foi pela sua Ressurreição que Jesus propiciou aos que nele crêem e aderem (pelo batismo) o direito de também ressuscitarem. Como ensina o documento Gaudium et Spes (n. 22),
Associado a Cristo na morte, o cristão é a ele associado também na Ressurreição.
É por isso que ele é chamado “alegria dos homens” pelo bem que veio trazer à humanidade. Sem ele estaríamos condenados a uma vida mortal sem esperança, cujo fim seria a sepultura. A Ressurreição é uma das mais consoladoras verdades do Credo que professamos. Na medida em que o homem de fé vive a graça e o amor de Deus, ele está vivendo além do sentimento, e penetrando no mistério e assim realizando em si a salvação.
Em São Paulo há uma argumentação irrefutável sobre a Ressurreição de Jesus, capaz de tornar mais firme a nossa fé e mais ricos nossos argumentos em defesa dela:
Ora, se pregamos que Cristo ressuscitou dos mortos, como é então que dizem alguns dentre vocês que não há ressurreição dos mortos? Se não há ressurreição dos mortos também Cristo não ressuscitou. Se Cristo não ressuscitou, é vã nossa pregação e vã a fé que vocês têm. Seremos também falsas testemunhas de Deus, porque contra Deus afirmamos que ele ressuscitou Cristo dos mortos, a quem não teria ressuscitado, visto que os mortos não ressuscitam. Pois, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E se Cristo não ressuscitou, vã é a fé que vocês têm, e vocês ainda estão em pecado. E até os que em Cristo morreram, pereceram. Se só temos esperança em Cristo para esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. Mas não! Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morrem. Com efeito, assim como por um homem veio a morte, assim também por um homem vem a ressurreição dos mortos. Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão (1Cor 15, 12-22).
Por causa do medo, do respeito-humano ou do materialismo, hoje, um ponderável segmento do nosso povo deturpou o sentido da Ressurreição. Na Páscoa muitos deixam de interiorizar a mensagem da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Preferem aproveitar o “feriadão” para o lazer, o descanso e a gastronomia. Em muitos casos e lugares, a idéia de páscoa parece estar mais ligada aos ovos de chocolate do que à ressurreição de Jesus.Eu aprecio muito a celebração da páscoa dos gregos. Diferente de nós, eles se saúdam com “Xristós anesti”, Cristo se elevou (ressuscitou). E o outro responde: “Alithós anesti”, verdadeiramente ressuscitou. Diz tudo.
Por aqui dizemos “Feliz Páscoa”, que suscita em muita gente a idéia de uma felicidade no recebimento de presentes, chocolates, viagens, etc. Se sairmos à rua e perguntarmos “o que é uma feliz páscoa?”, escutamos menções às coisas materiais que fazem o entorno da festa religiosa. É preciso banir a conotação materialista da páscoa, ligando seus festejos à ressurreição e à instauração daquela “vida nova” (cf. Jo 10,10) que Jesus veio trazer. Em conseqüência da distorção materialista esvazia-se o culto à cruz e à ressurreição, caindo tudo na falta de compromisso e na futilidade.
Enquanto os judeus celebram tão-somente a páscoa mosaica, outros tentam descaracterizar a ressurreição de Jesus, colocando em seu lugar a reencarnação e outros sistemas esotéricos afins. Há pessoas que chegam a afirmar a existência de “provas científicas” da reencarnação, como se coisas de fé pudessem caber dentro da estreita ótica da ciência mundana. Não existe cristianismo sem a fé na ressurreição.
A cada ano, a festa da Páscoa nos suscita novas e ricas reflexões sobre o mistério da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Um homem foi morto e levado à sepultura. Aparentemente, a história acabou e o sistema injusto que o condenou, coisa comum até hoje, está satisfeito. Achando-se a pedra do sepulcro removida, e nele não sendo encontrando o corpo de Jesus, as mulheres entraram em pânico. O corpo do rabi havia desaparecido. Um anjo tratou de tranqüilizá-las: “Por que vocês procuram entre os mortos aquele que está vivo? Não está aqui, ressuscitou!”.
Naquele momento, para toda a comunidade apostólica, o fato de encontrarem o sepulcro vazio era ainda uma ponderável incógnita. A descoberta do sepulcro vazio traz consigo diversos fatos capazes de confundir a comunidade apostólica. Tanto assim que Pedro não entendeu. Muitos acharam que o corpo havia sido roubado. Madalena não reconheceu Jesus, confundindo-o com o jardineiro. No primeiro momento, nem os demais acreditaram no testemunho dela. As mulheres entraram em pânico. Os inimigos subornaram os guardas para que contassem outra história. Somente João acreditou. A Escritura diz que “... ele viu e creu” (cf. Jo 20. 8b). Começava a formar-se ali a fé na ressurreição. A fé é indispensável para a compreensão desse mistério.
Para a apologética cristã do primeiro século, o sepulcro vazio é um elemento importante para a credibilidade do anúncio da ressurreição. É um milagre-sinal. A ressurreição (e sua idéia-chave é o sepulcro vazio) é o ponto de partida da instauração da Igreja e da pregação do evangelho. Não haveria Igreja, e o evangelho perderia sua consistência sem a ressurreição de Cristo. A fé na vitória de Cristo sobre a morte é o centro axial do cristianismo. Fé aqui não retrata apenas a adesão a um conjunto de verdades reveladas, mas subentende vigorosamente um processo de conversão do ser humano ao projeto amoroso de Deus.
É o sinal da Ressurreição que leva os crentes ao cerne da boa notícia. Se Jesus não houvesse ressuscitado, possibilitando também a nossa ressurreição, o Evangelho não seria uma boa notícia, tornando-se uma literatura oca. Mas não! Cristo ressuscitou, e nós que – pelo batismo – participamos de sua morte e ressurreição, haveremos igualmente de ressuscitar com ele e por ele.
Em Jesus, a salvação não é mais um fato escatológico, que vai ocorrer no chamado “fim dos tempos”, mas um acontecimento histórico. Como há uma ligação natural entre o Jesus (histórico) que viveu na Palestina e o Cristo (místico) que se encarnou na Virgem Maria pelo poder do Espírito Santo e posteriormente subiu aos céus, há nesse aspecto toda uma ligação lógica entre o Deus que se fez homem e o que continua vivo na interioridade dinâmica da Santíssima Trindade.
O mundo divino tornou-se possibilidade humana com a morte de Cristo e o homem que já vive no mesmo nível do divino e perdurável: o amor manifestado por Jesus. De fato, Deus confirma a pregação de Jesus através da Ressurreição. Este é o papel do Espírito Santo. Ele não só constrói a salvação dos que crêem, mas realiza-a, ao mesmo tempo, nos salvos – e a partir deles – o reino neste mundo. O chamado “sinal de Jonas”, três dias no ventre de um monstro marinho, é tipo do sétimo sinal, quando Jesus esteve por igual período na sepultura, sob o domínio da morte. O grande sinal da Ressurreição é a própria pessoa de Jesus Cristo, vivo para sempre, no céu e no seio da sua Igreja.
A morte-exaltação de Jesus integra e explica os sinais anteriores. Uma vez que o evangelista completou com este último e grande sinal, ele caracteriza sua obra como o “livro dos sinais” (20, 30).
1. o sepulcro vazio (20, 1.8)
2. a mensagem dos anjos (Lc 24, 5)
3. as aparições
3.1 a Maria Madalena (20, 16)
3.2 aos apóstolos (20, 19.26)
3.3 à margem do lago (21, 4-7)
3.4 aos jovens que voltavam a Emaús (Lc 24, 30s).
No Quarto Evangelho, João, uma testemunha ocular da Ressurreição, leva os leitores a uma reflexão explícita da glória de Jesus, reflexão esta que não deixa dúvidas quanto ao fato histórico nem quanto à realidade sobrenatural, operada pelo Pai (cf. At 5, 30) e pelo Espírito Santo (cf. Rm 8, 11). O escrito joanino é a grande fonte em que a Igreja hauriu o mistério da Ressurreição.
A partir de Cristo ocorre a separação entre o judaísmo e o cristianismo. Com isso, o domingo assume um caráter de reunião litúrgica, em celebração à Ressurreição do Senhor (cf. At 20, 7). O sábado, descanso da criação, mudava-se no domingo, dia da Ressurreição, clímax do cristianismo. No capítulo 20 do Quarto Evangelho, que trata da Ressurreição, há um versículo às vezes pendente de uma melhor interpretação, e que por isso passa meio obscuro nas reflexões. Trata-se do texto
Não me retenhas porque ainda não subi ao Pai! (v. 17)
A afirmação do Ressuscitado nos exorta a deixar de buscar tocá-lo apenas como Jesus, o rabi da Galiléia, para ter acesso ao novo sentido da Ressurreição, isto é, transmitir e testemunhar o autêntico sentido de sua paixão. O não me retenhas retrata a exigência de novas relações, oriundas da nova aliança. Maria Madalena (o judaísmo), não pode mais segurar o Ressuscitado (o novum de Deus, o vinho novo de Caná). Agora é impossível retroceder, o futuro radioso não pode mais se ligar ao passado superado. Com a Ressurreição de Jesus instala-se uma nova ordem, como São Paulo diria posteriormente, onde Deus passa a ser tudo em todas as coisas (cf. 1Cor 15, 28).
Há outra interpretação deste texto, onde Jesus estaria dizendo a Madalena algo como “agora sou cósmico, universal e não apenas o Mestre de um pequeno grupo”. É a alusão à universalidade da salvação, que ele preconizaria ao subir aos céus (cf. At 1, 8). Desde a Idade Média, no mundo todo a Igreja se alegra com a Ressurreição de Jesus, cantando o exultet (exultai) aos quatro ventos, como sinal de glória e de vitória:
Exulte o céu e os anjos triunfantes,
Mensageiros de Deus desçam cantando;
Façam suas trombetas fulgurantes,
A vitória de um rei anunciando.
Alegre-se também a terra amiga,
Que em meio a tantas luzes resplandece;
E vendo dissipar-se a treva antiga,
Ao sol do eterno dia brilha e se aquece.
Que a mãe Igreja alegre-se igualmente,
Erguendo as velas deste fogo novo,
E escutem reboando de repente,
O aleluia cantado pelo povo.
O Senhor esteja convosco!
Ele está no meio de nós!
Corações ao Alto!
O nosso coração está em Deus!
Sim, verdadeiramente é bom e justo
Cantar ao Pai de todo o coração
E celebrar seu Filho Jesus Cristo
Tornado para nós um novo Adão.
Foi ele quem pagou do outro a culpa
Quando por nós à morte se entregou
Para apagar o antigo documento,
Na cruz todo o seu sangue derramou.
Pois eis agora a Páscoa, nossa festa,
Em que o real Cordeiro se imolou;
Marcando nossas portas, nossa almas,
Com seu divino sangue nos salvou.
Esta é, Senhor, a noite em que do Egito
Retiraste os filhos de Israel,
Transpondo o Mar Vermelho a pé enxuto,
Rumo à terra onde corre leite e mel.
Ó noite em que a coluna luminosa
As trevas do pecado dissipou,
E aos que crêem no Cristo em toda a terra
Em novo povo eleito consagrou.
Ó noite em que Jesus rompeu o inferno,
Ao ressurgir da morte vencedor,
De que valeria ter nascido
Se não nos resgatasse seu amor?
Ó Deus, quando estupenda caridade
Vemos no vosso geste fulgurar,
Não hesitais em dar o próprio Filho
Para a culpa dos servos resgatar.
Ó pecado de Adão indispensável,
Pois o Cristo o dissolve em seu amor:
Ó culpa tão feliz que há merecido
A graça de um tão grande Redentor.
Pois esta noite lava todo o crime,
Liberta o pecador dos seus grilhões,
Dissipa o ódio e dobra os poderosos,
Enche de luz e paz os corações.
Ó noite de alegria verdadeira,
Que prostra o faraó e ergue os hebreus,
Que une de novo ao céu a terra inteira,
Pondo na treva humana luz de Deus.
Na graça desta noite o vosso povo,
Acende um sacrifício de louvor;
Acolhei é Pai Santo o fogo novo,
Não perde ao dividir-se o seu fulgor.
Cera virgem de abelha generosa,
Ao Cristo ressurgido trouxe a luz:
Eis de novo a coluna luminosa,
Que o vosso povo para o céu conduz.
O círio que acendeu as nossas velas
Possa esta noite toda fulgurar
Misture sua luz a das estrelas,
Cintile quando o dia despontar.
Que ele possa agradar-vos como o Filho
Que triunfou da morte e vende o mal:
Deus que a todos acende no seu brilho,
E um dia voltará, sol triunfal.
ATUALIZAÇÃO
É preciso celebrar a paixão de Cristo com outros olhos, a visão do coração, dos sentimentos e da fé. Alguém disse que para ver bem as coisas de Deus é preciso olhos de cego e coração de caipira. Embora a afirmação possa parecer paradoxal, na verdade o cego enxerga além das aparências, naturalmente a ele vedadas, enquanto o coração do caipira, como o de uma criança, é simples, puro e isento de outras intenções. Por isso nossa “semana santa” deve ter início na chamada “Quinta-feira Santa”, ou antes, até, passar pela Sexta da Paixão, celebrar o Sábado e culminar tudo com uma explosão de júbilo no Domingo de Páscoa.
É importante banir a idéia medieval (às vezes quase uma paranóia) do Senhor Morto. Jesus está vivo! João intuiu (viu e creu) essa realidade de fé a partir de seu coração simples. A Ressurreição, por esse motivo, implica em um novo envio, mais consciente, mais documentado e – sobretudo – definitivo e mais comprometido:
Assim como o Pai me enviou, eu também envio vocês... (20, 22).
A missão confiada pelo Pai, agora não é mais só de Jesus, mas de todos. os que nele crêem. Com um morto (posteriormente ressuscitado) chega uma “nova criação” para a humanidade. Como o Yahweh das antigas Escrituras (cf. Gn 2, 7), Jesus traz a novidade da vida transformada, capaz de levar todos à casa do Pai. Para os cristãos, a Ressurreição é sinônimo de vitória:
1. Coragem, eu venci o mundo! (16, 33)
2. Ter paz (14, 27)
3. Alegria (15, 11)
4. Nossa fé em Cristo é a vitória que vence o mundo (1Jo 5, 4)
5. No mundo temos tribulações; em Cristo, a paz (16, 33).
A ressurreição, cuja memória celebramos a cada sacrifício da Santa Missa, traz à tona a simbologia do vinho novo de Caná,. A morte sem remédio (a água) é substituída pela Ressurreição (o vinho). O homem velho do judaísmo perdeu seu sentido de vida. Em Jesus, do sepulcro aberto, emerge uma nova criação, animada pelo amor, alegria, vigor e ternura de Deus, que preparou para seus eleitos “um novo céu e uma nova terra”(cf. Ap 21, 1), algo que “os olhos não viram, os ouvidos jamais escutaram e o coração do homem não percebeu” (cf. 1Cor 2, 9).
O homem novo tem destinação divina. Mesmo sob as agruras deste mundo, ele vive a comunhão com Deus. E mesmo aparentemente morrendo (como Lázaro) ele vai ressuscitar (como Jesus), vivendo para sempre no coração paterno de Deus, um senhor rico em misericórdia (cf. Ef 2, 4).
Ressuscitaste, Senhor!
Ressuscitaste
para me fazer compreender que há uma vida plena depois da
morte...
Ressuscitaste
para me dizer que não me fizeste para o sofrimento...
Ressuscitaste
para me mostrar que a vida, esse precioso dom de Deus, não se extingue na sepultura...
Ressuscitaste
para me dizer que no plano da infinita sabedoria do Pai, o sofrimento não é um fim, mas um meio, o Calvário é um caminho, uma passagem, e não uma meta suprema...
Ressuscitaste
para me arrastar com teu exemplo e encorajar-me na caminhada áspera de minha vida terrena, para dar um sentido de conquista aos meus dias...
Ressuscitaste, Senhor,
sobretudo, para me mostrar a maravilha da vida eterna, em comunhão contigo, com o Pai e o Espírito Santo .
Pregação levada a efeito em uma comunidade católica em Santa Maria, em abril de 2011. O autor é pregador de retiros de espiritualidade, coordena workshops de teologia e assessora cursos bíblicos. Escritor, com mais de cem livros publicados no Brasil e exterior.