POR QUE JESUS CRISTO AMALDIÇOU A FIGUEIRA?
EM MARCOS 11:12-21 PODEMOS SABER QUE AS FIGUEIRAS PRODUZEM FRUTOS DUAS VEZES POR ANO. O FRUTO NORMALMENTE CRESCE COM AS FOLHAS; A ÁRVORE (DESTA PASSAGEM MARCOS 11:12-21) ESTAVA CHEIA DE FOLHAS, MAS NAO TINHA FIGOS. ELA (A FIGUEIRA) PARECIA PROMISSORA, MAS NÃO OFERECIA FRUTA ALGUMA.
AO REDOR DO TEMPLO, DURANTE A PÁSCOA, CAMBISTAS E COMERCIANTES FAZIAM GRANDES NEGÓCIOS. VISTANTES ESTRANGEIROS TROCAVAM DINHEIRO PARA PAGAR O IMPOSTO DO TEMPLO E COMPRAR ANIMAIS PARA O SACRIFICIO. TAXAS INFLACIONADAS E PREÇOS EXORBITANTES TORNARAM RICOS OS CAMBISTAS E MERCADORES. AINDA MAIS, ELES ESTABELECERAM-SE NO ÁTRIO DO TEMPLO DOS GENTIOS, FAZENDO COM QUE A ADORAÇÃO E A ORAÇÃO FOSSEM QUASE IMPOSSÍVEIS NELE (ISAIAS 56:6 E 7). A CASA DE ADORAÇÃO A DEUS TORNOU-SE UM LUGAR DE EXTORSÃO E UMA BARREIRA PARA OS GENTIOS QUE QUERIAM ADORAR.
COMO ESSAS DUAS HISTÓRIAS SE RELACIONAM ENTRE SÍ?
A MALDIÇÃO DA FIGUEIRA ERA UMA PARÁBOLA VIVA RELACIONADA À PURIFICAÇÃO DO TEMPLO: ESTE ERA UM LUGAR DE CULTO, MAS A ADORAÇÃO HAVIA DESAPARECIDO. A FIGUEIRA PROMETEU FRUTOS, MAS
NÃO PRODUZIU NENHUM. JESUS EXPRESSOU SUA RAIVA CONTRA AS FOLHAS DA MORALIDADE QUE COBRIAM VIDAS INFRUTÍFERAS EM SANTIDADE E BOAS OBRAS.
JESUS CRISTO - O ÚNICO E VERDADEIRO DEUS ETERNO !!!!