Como vai a sua alma?

A alma é definida pelo Dicionário da bíblia de Almeida como parte não-material do ser humano, sede da consciência própria, da razão, dos sentimentos e das emoções. Em Gênesis 42:21 diz: “Então, disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados acerca de nosso irmão, pois vimos a angústia de sua alma, quando nos rogava; nós, porém, não ouvimos; por isso, vem sobre nós esta angústia”.

Todos os homens são angustiados pelas emoções negativas, tais como: ansiedade, inveja, ciúmes, ódio, ira, rancor, raiz de amargura, etc., no caso do texto bíblico acima, o sentimento de culpa é a razão pela qual os irmãos de José se sentiram angustiados.

O homem sem Cristo possui constantemente sentimentos de culpa e não compreende a razão por que isso acontece em sua vida. Afinal todos temos consciência e sabemos discernir o certo do errado, é algo da própria natureza humana. Mas quando conhecemos a Cristo como nosso único e suficiente Salvador tudo muda em nossa alma, pois o sangue do Senhor Jesus nos lava de todo e qualquer pecado! A alma fica leve e refrigerada, pois Cristo nos lavou e agora passamos a ser uma nova criatura. (1ª Co 6.9-11, 2ª Co 5.17).

Logo percebemos que a natureza humana ainda está em cada um de nós, não estamos livres totalmente do pecado, na verdade, estamos livres do resultado do pecado, ou seja, da 2ª morte, mas não do pecado. Isso significa que o pecado ainda tem influência sobre nós (Gl 5.16-17). Se não cuidarmos devidamente de nossa alma, o resultado será a prática do pecado (Tg 1.13-16).

Então chegamos a um ponto crucial, se caso não estivermos vencendo as paixões da carne, que é a concupiscência, é porque a nossa alma não está alimentada devidamente pela Palavra de Deus. A bíblia diz que assim como a corça tem sede de água, assim também a nossa alma tem sede de Deus. Isso que dizer que precisamos alimentar a nossa alma das coisas de Deus. Precisamos meditar na lei do Senhor dia e noite, orar sem cessar, Louvar e Adorar o nome do nosso Senhor Jesus e servi-lo na igreja.

Sem Deus a nossa alma se desfalece e começa a inclinar-se a tudo o que agrada a natureza humana. Como resultado surge na alma a “ANEMIA ESPIRITUAL”, não sentimos mais prazer em nada que se refere as coisas de Deus, não lemos a bíblia, não oramos, não desejamos ir a igreja, não praticamos o serviço cristão, enfim, tudo se desvanece.

Mas sabe o que é pior? É quando ficamos tão fracos espiritualmente que começamos a praticar os mesmos pecados que cometíamos antes de aceitar a Cristo, isto é muito angustiante para quem de fato é salvo em Cristo Jesus. Afinal, o Espírito Santo habita em nós, e tudo isso entristece tanto ao Espírito Santo como também a nossa alma (Ef 4.30).

Caso isso esteja acontecendo, corra imediatamente ao pé da Cruz de Cristo, reconheça a sua situação, confesse a Ele o seu pecado e restaure a sua comunhão com o Senhor. Pois temos um sumo sacerdote que se compadece de nos, Ele sabe que a nossa estrutura é fraca, e que dependemos inteiramente de sua Graça. (1ª João 1.9, 1ª Pd 5.7, 1ª João 2.1, Sl 32.5, Sl 51.2-5, Pv 28.13).

E agora? Como vai a sua alma?