CHEIOS DA PRESENÇA DO SENHOR – primeira parte

Paulo Sergio Larios

Texto basico: Leia todo o capítulo de João 14

INTRODUÇÃO

Na verdade é um mistério ser cheio do Espírito Santo, ser dominado e controlado por Deus. Nota-se muito facilmente que a vontade de Deus é que todo mundo seja cheio do Espírito. Me lembro que li estudos da Igreja Maná, pela Internet, no qual mostraram em todos os livros da Biblia, onde percebiamos Jesus e onde percebiamos o Espírito Santo. Mas tem tanto a se falar sobre a obra do Espírito Santo, que fica até dificil fazer isso, de tantas vertentes que a Biblia mostra. Quando há muito a se falar de um assunto, ao básico é que devemos recorrer, numa primeira conversa. Não dá pra aprofundar o assunto sem que ao menos a base dele seja exposta.

Como esse é um primeiro estudo sobre o Espírito Santo, quero aprofundar o assunto num outro estudo, onde uma pergunta das mais cruciais se faz necessária: Porque Deus escolheu nos encher do seu Espírito, ao invés de fazer de outra maneira? A resposta a isso é interessantíssima. Mas primeiro fiquemos com o básico.

O QUE É SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

Em Efésios 5:18-21, Paulo nos ensina a doutrina da plenitude do Espírito Santo. Entendemos que Paulo usa uma linguagem figurada, ao tratar do assunto, pois o Espírito Santo é a Terceira Pessoa da Trindade. Paulo nesta passagem nos ordena a nos submeter ao domínio do Espírito Santo, de tal forma que todas as áreas de nossa vida, fiquem sob seu controle e que o fruto do Espírito encha o nosso ser, assim como um vaso. A idéia de ser cheio pelo Espírito Santo significa ser controlado pelo Espírito. Paulo chega a comparar alguém que está embriagado de vinho, com alguém que está cheio do Espírito. A embriaguez consiste no domínio ou controle de alguém pelos efeitos do álcool. A ideia é a de alguém sob os efeitos do Espírito Santo, de Deus. Alguém embriagado nem sabe corretamente o que faz, ela perde o controle de suas faculdades. Paulo afirma que uma pessoa cheia do Espírito terá suas palavras, ações, sentimentos, caráter influenciados pelo Santo Espírito. Uma pessoa embriagada por vinho perde todo o domínio de si, enquanto uma pessoa dominada pelo Espírito Santo, mais domínio terá sobre sua pessoa.

Somente cheios do Espírito Santo é que somos capacitados plenamente para realizar a obra que Deus planejou para nós, ou através de nós.

Deus, em cumprimento à Sua promessa em Joel 2.28,29 e em Ezequiel 36.26,27, enviou Seu Espírito para habitar em cada pessoa que aceitou Cristo como seu Salvador e Senhor (ver Atos 1.8; 2.1-11). É pela ação do Espírito Santo que o homem é convencido de pecado, de justiça e de juízo, arrepende-se e é santificado, produzindo o fruto do Espírito —que é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio (Gálatas 5.22,23) e recebendo dons espirituais e ministeriais, para o crescimento e a edificação dos membros do Corpo de Cristo.

O Espírito Santo é o agente responsável pelo novo nascimento, o nascimento espiritual, a regeneração do ser humano, a transformação deste em nova criatura feita à imagem e semelhança de Cristo, para tornar-se, como Ele, um filho de Deus (ver João 3.5; Tito 3.5). Em outras palavras, é o Espírito Santo quem inspira, aconselha, dirige e consola o cristão. É Ele quem deve operar em nós tanto o querer como o efetuar segundo a boa vontade de Deus (Filipenses 2.13).

Foi pela ação e inspiração do Espírito Santo que os profetas veterotestamentários falaram e agiram, revelando aos homens a mensagem e a vontade de Deus, bem como é pela orientação do Espírito que a Igreja de Jesus age e anuncia o Evangelho.

O Espírito de Deus agia na vida dos crentes do Antigo Testamento e também age na vida dos cristãos nos dias de hoje. Mas de uma maneira mais plena, pois não está mais restrito apenas àqueles que presidem sobre outros, mas a todos que fazem parte do Corpo de Cristo.

Entretanto, existe uma diferença entre ser habitação do Espírito e ser cheio do Espírito. Depois da conversão, o coração passa a ser templo do Espírito. Só que este deve ser o Senhor de tudo, com plena liberdade para operar em nós para a glória de Deus. Ele deseja que vivamos de forma transbordante com a presença do Espírito Santo. Só assim conseguiremos testemunhar com autoridade as boas novas à humanidade e sermos vitoriosos sobre o pecado, o mundo e o diabo.

O Espírito Santo é o nosso combustível, o nosso guia, o nosso intercessor! Podemos ser prósperos financeiramente e ter todos os bens materiais desejáveis, mas se não nos enchermos da presença do Espírito de Deus seremos como um carro sem gasolina. Não funcionaremos e não cumpriremos os propósitos para os quais fomos chamados.

Bibliografia

O que significa ser cheio do Espírito Santo? por Elder Sacal Cunha

A importância de ser cheio do Espírito Santo, do Pr. Silas Malafaia

pslarios
Enviado por pslarios em 09/05/2014
Código do texto: T4800393
Classificação de conteúdo: seguro