As Gerações – (Provérbios 30.11-14)
1. A geração inútil – a geração parasita, que só vive às custas de outrem. Dos pais ou de alguém de coração mole que os “carrega”, mas esta geração não agradece nem procura fazer alguma coisa! O seu fim não será nada bom! Sempre foi assim!
2. A geração que não comunica (não dá recado; não sabe o que é entregar uma mensagem). Já experimentei pedir favor a alguns adolescentes atualmente para comunicarem algum recado que lhes passei, os mesmos “mascaram” que nem “garrucha velha!” É a geração que “masca fogo”! Isto, para mim, tem o nome de preguiça ou irresponsabilidade mesmo! Experimente você pedir um favor a certos adolescentes ou jovens da atualidade! (Com algumas exceções, pois nem todos são assim!)
3. A geração dos micos (ela, que tem medo dos “micos”, ou seja, vergonha de carregar algo nas mãos em público. Vergonha de “deitar” uma sacola de lixo na lixeira em frente de casa. Vergonha de levar consigo uma bolsa ou mochila a uma certa distância ou no bairro vizinho! É a geração que comete muito dos fiascos (micos) negando a eficácia de ser útil a alguém de sua própria família!
4. A geração canguru (que carrega os filhos toda vida na dependência). Na Itália ainda existem muitos “filhotões” tratados pelas mãezonas. Seus filhos ficam na sua dependência de 45 a 50 anos!
5. A geração “Nem – Nem” (é a geração que nem trabalha, nem estuda!) A estatística no Brasil apresenta um quadro enorme!
6. A geração que não quer ouvir conselhos que lhes dão rumo à vida. Esta é, certamente, a geração que não quer ser corrigida, pois nada de moral lhes interessa. Dizem: “Se conselho fosse bom, vender-se-ia!”. Pois bem, os conselhos são bons, pois há conselhos que são vendidos! Quer saber? (Os honorários advocatícios, as receitas médicas e psiquiátricas, as receitas dos nutricionistas e de outros muitos profissionais que são prescritos e pagos e bem pagos!) Então, os conselhos são bons, não acha? Convenceu-se?
7. A geração assassina é a que se ajunta com a “thurma”, para derramar sangue ou para espoliar algum inocente ou até para praticarem o latrocínio (matar para roubar), como está logo no primeiro capítulo de Provérbios (Provérbios 1.10-19)
8. A geração paralela (atual) que cuida a um só tempo, ou seja, concomitantemente, dos ancestrais (pais e avós) e dos descendentes (filhos e netos). O filósofo Mário Sérgio Cortela, diz que, se a próxima geração (a dos filhos) for egoísta, nós, que somos a atual geração (a paralela) estaremos desprotegidos. Disse ainda que isso é o que se constitui o seu medo!
Amigo, fuja das más gerações.
Muniz Freire, 27 de março de 2014
Fernandinho do Forum