Todo grande milagre vem precedido de grandes problemas!

Sem problemas aparentemente insolúveis não há milagres. Todavia, não se pode esperar e viver no pecado, o maior gerador de problemas infindos e esperar a bênção e direção divina. Sem andar na presença do único Deus capaz de nos aperfeiçoar não haverá milagres ou soluções perfeitas. “Não saia da tua posição em Cristo Jesus”, “Deus não completa aquilo que Ele não começou”. (Pr. Carlos Machado-IIGD Pimentas). Logo, qualquer projeto ou intento humano sem a direção divina, assim como uma vida no pecado também não receberá a bênção divina.

Termino hoje os últimos capítulos da minha leitura anual da Bíblia.

Com 35 dias de atraso, pois, parei várias vezes estudando melhor alguns trechos, ou por trabalhos prolongados que não me permitiram ler todos os capítulos diários, mas completei a tarefa proposta, a qual acrescentou-me espiritualmente e também na compreensão do mundo que nos cerca. Jesus é lindo, e nos alimenta a cada dia.

Hoje pela manhã durante meu período a sós com Deus, o Senhor deu-me alguns entendimentos a mim preciosos, sobre o que é andar por fé não por vista, baseados na vida de Abrão, Elias, os quais compartilham agora com meus leitores para edificação de sua fé, agradecendo-lhes pela leitura e reafirmando: Todos grandes problemas por nós vivenciados precedem algum milagre muito grande.

1-Abraão:

Se Abraão e a dona Sara não fosse idosos, e ela estéril, Gênesis 11.30, gerar filhos não teria sido milagre, pois, qualquer mulher nova gera filhos. Gên. cap. 18.8 a 16 e 21.

Assustava-me sempre a cada vez que eu lia sobre o episódio logo após a promessa divina haver sido cumprida, Deus vai a Abraão e pede-lhe que ofereça o filho como oferta viva que não fugiria do altar.

Sempre pensei na dor emocional do velho Abraão ao ter que entregar o único filho pelo qual esperou a vida toda.

Via mentalmente o velho albardando o jumento, colocando a lenha nas costas do rapazote, e caminhando como um autômato. Como se os pés lhe pesassem uma tonelada. Eu quase ouvia o moço perguntar: “Pai onde está o cordeiro par ao sacrifício? Quase ouvia o velho pai responder, com voz embargada: “Deus proverá para si o cordeiro”. Quase podia ver o semblante intrigado do jovem. Sem entender, como assim?

Sem aquele grande dilema aparentemente sem solução, o mundo jamais teria conhecido a solução divina para o dilema criado e a fé materializada. Hoje não teríamos onde nos espelharmos sobre fé com boa qualidade, provando que Deus cumpre aquilo que ele promete e cumpre produzindo bons resultados.

-A história de Abraão e Isaque prefiguraria a história de Deus, Cristo no processo de salvação da humanidade, salvaguardando-se a diferença entre humano e divino.

-Abraão esperou muito tempo por Isaque seu filho.

-O mundo esperaria muito tempo por Jesus.

-Abraão ofereceu seu único e amado filho como sacrifício vivo que não fugiria do altar, provando seu amor a Deus. O filho Isaque lhe perguntou onde estava o cordeiro, mas não se recusou a obedecer ao pai, mesmo sem entender a profundidade do que iria acontecer.

-Deus ofereceu seu único e amado Filho como sacrifício vivo que não fugiria da cruz, mas cumpriria aquilo a que se propôs em obediência ao Pai. Cristo não se recusou a vir ao mundo cumprir seu papel redentivo de uma humanidade pecadora e ingrata.

-Ambos, Isaque e Cristo cumpriram seu papel em obediência a Deus. E Deus tem cumprido sua promessa de salvar tantos quantos a ele buscam por salvação, após cada momento de dificuldade. Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados.

Ontem e hoje pela manhã li sobre a vida de Elias. Dormi e acordei pensando neste profeta. Hoje após acordar-me, enquanto orava pela manhã, Deus deu-me um entendimento precioso sobre este texto. De certa forma, o fato prefigura o cumprimento da promessa feita no capitulo 3 de Gênesis, quando Deus prometeu enviar Jesus para resolver o problema criado pelo humano ao dar ouvidos a satanás. Diversas são as semelhanças.

2-Elias é o segundo personagem que me encanta e intriga simultaneamente. Pouco se conhece sobre ele para além de que viveu no século IX a. C., que era Tisbita, morador de Gileade. Mesmo esta referência é obscura de acordo com os comentaristas.

Merece alguns destaques:

-Era um profeta do Deus vivo conectado aos problemas sociais e políticos de sua época. Não agia como alguns líderes da atualidade que vive a vida cristã desconectada da realidade do mundo onde estão inseridos. Via os problemas que desagradavam a Deus e sempre tinha uma palavra e ação contundente fundamentada na sua fé, convicção e comunhão com o Deus no qual cria, o qual lhe dava unção, força e poder na palavra. Não agia sozinho.

O cap. 16 de I Reis relata sobre os acontecimentos ocorridos em Israel naqueles tempos, quando Acabe começou a reinar no trigésimo oitavo ano de Asa, rei de Judá, sem nada menciona sobre Elias.

Ao iniciar-se o capítulo 17, Elias entra em cena com força e conhecimento total da causa que abraçava para defender e do causador do problema: o rei Acabe, que era da linhagem do perverso rei Onri, aquele rei que morreu sem deixar saudades de tão ruim que fora. Considerado o pior de todos, ninguém dele sentiu saudades.

- Elias andava na presença de Deus, cap. 17. Pôs em prática o que Deus mandou a Abraão. “Anda na minha presença e sê perfeito”.

Andar com Deus aperfeiçoa os caminhos humanos. Elias tinha isto por norma de vida e conduta. Sua palavra acontecia por era regada do poder divino. Eis o segredo de seu sucesso.

-Não agir por conta própria. Cap. 18.1, “Depois de três anos apresentou-se ao rei Acabe, com uma mensagem de Deus, não sua. “Vai apresenta-te a Acabe: e Eu mandarei chuva sobre a terra”. Concedeu a Deus a autoria do milagre. Isto é fundamental.

-Não forçava Deus a fazer o que Elias dizia, mas esforçava-se para fazer aquilo que Deus lhe dizia. Cap. 18.15. O problema era eminente, mas Elias estava na presença daquele que tinha solução perfeita para qualquer problema.

-Todo confronto entre os filhos da luz e os filhos das trevas gera problemas insolúveis ao s humanos. Aqui surgem os dois grandes blocos universais de opressores e oprimidos por satanás e o grupo dos libertos por Deus. Cada problema que surge cria oportunidade e porta escancarada pela qual Deus agirá mostrando seu poder e amor pelos humanos que criou.

-Fugir dos problemas é o mesmo que fugir das oportunidades pelas quais se revelará dando livramento, produzindo crescimento e livramento, os quais servirão de testemunho sobre seu grande poder em agir em favor dos seus.

Um Domingo destes ouvi uma cristã dizer que testemunho não salva a ninguém. Salvar, não salva mesmo, porém, fortalece a fé daquele que estiver fraco. Traz à memória coisas que dão esperança. Entre o testemunho e a fofoca, ou a murmuração, Deus abençoa ao testemunho e condena as demais. Fiquemos com o testemunho em vez da murmuração.

-Elia não fugiu dos problemas e Deus manifestou-se em meio aos problemas quando Baal não respondeu e o Deus de Elias trouxe resposta na hora do sacrifício.

-Mesmo o profeta mais ligado em Deus pode ter seus momentos de depressão. Elias teve seu momento. Porém, não ficou mergulhado na depressão por longo tempo. O que isto nos ensina? Que como humanos estamos sujeitos a este problema, não podemos ficar preso nele.

Temos um Deus capaz para nos livrar de todas as mazelas deste mundo, nos dando pão mesmo que seja através dos corvos.

Levantando-nos quando o inimigo tenta nos colocar no chão.

-Logo, estar com Deus nuca significou estar livre de todos os problemas. Mas significa ter vitória em todos eles. Significa não colecionar derrotas, e sim, colecionar motivos de louvor e adoração ao único que é digno de receber a honra e a glória, a força e o poder.

Ao Deus Eterno e imortal, invisível, mas, real; a ele daremos o louvor. Mesmo que haja problemas, Deus sempre tem a melhor solução que renderá frutos para edificação de muitos e glórias a seu nome.

Deus a todos abençoe, lhes dando vitória em cada luta.

Lembrem-se não há vitórias sem lutas. Não venceremos lutas espirituais com força e recursos humanos. Andem na presença do altíssimo e ele aperfeiçoará vossos caminhos dando as melhores soluções a cada problemas. Todos os problemas são portas pelas quais, Deus entrará trazendo solução, seu bálsamo, sua cura, e redenção para a alma.

nana caperuccita
Enviado por nana caperuccita em 26/03/2014
Código do texto: T4744666
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.