DE NOVO VAMOS CHOVENDO NO MOLHADO

Paulo Sergio Larios

PREGADOR QUE NUNCA LEU A BIBLIA INTEIRA NÃO TEM CREDIBILIDADE

Estou a muitos dias revendo mais minuciosamente a doutrina da eleição limitada ou ilimitada e da expiação, e digo com toda a certeza que há muita confusão a respeito do assunto. Se alguém me pedir para explicar o assunto agora eu consigo, pego vários livros de teologia sistemática e faço um resumo e pronto, mas o problema não para por ai, pois as Igrejas seculares que deveriam nos explicar o assunto, ficam falando tantas amenidades que posso dizer com certeza que hoje em dia os unicos que tem a minima coragem e se exporem a certos assuntos são os pentecostais e os neopentecostais.

Deus escolheu alguns para serem salvos, ou Deus escolheu a todos? Quando se fala que ele escolheu muitos, quer dizer que ele não escolheu a todos? Vai por mim, tem muitos versículos na Biblia que afirmam as duas doutrinas que vem dividindo a Igreja desde a Idade Média.

Termos hoje a capacidade de entregarmos pregações prontas, pois aprendemos a fazer os esboços e as colas, não nos isentam de entendermos o que estamos falando. Daí é que vemos um monte de gente não falando nada, pois é mais fácil.

Aprendi cedo no caminhar cristão que a Igreja Contemporanea de todas as épocas tem a obrigação de explicar novamente a Biblia para a sua geração. Estamos fazendo a nossa parte?

Hoje em dia temos uma benção que é uma maldição: Temos acesso facil a muita informação e não gastamos mais tempo em estudar os assuntos. Falar em meditar, no meio cristão, então é raridade. Mas Deus mandou Josué meditar na Palavra, pensar na Palavra, analisar o que ouvia, lia e entendia, e isso dia e noite.

Como é que podemos falar de alimento sólido, se estamos nos engasgando com leite?

Aliás, afirmo novamente que nesse minuto acredito que Deus pode e quer usar a Igreja NeoPentecostal sim. Sou acusado de criticar muito a Igreja Neopentecostal - assim como todas as outras - pois vejo situações que podem ser melhoradas. E quase todo o tempo o que vejo é a necessidade de se melhorar o ensino e a pregação da Palavra. Precisamos de Palavras nos nossos cultos mais abalizadas na Biblia. Tem um monte de gente que está tão encantada com a multidão que vem nos cultos que estão entregando qualquer pão para alimentar as ovelhas de Deus.

Algumas Igrejas tem feito um bom papel, como a Paz e Vida, que tem cursos próprios para seus obreiros. Quantas vezes você já me viu falando mal da Paz e vida?

Quando aceitei a fé tinham cultos de oração nas igrejas, onde ficavamos de joelhos 1:45 e haviam 15 minutos para uma Palavra, uma oração final e avisos e acabou. Hoje os cultos de oração tem tudo, menos oração. Vamos num culto de oração e mais cantamos do que qualquer coisa.

A cantoria nas Igrejas está a pleno vapor, mas a Palavra não. Nós vamos na Igreja para ouvir uma orientação de Deus, através da palavra, ou nós vamos para cantar? Resolve ai. Hoje vemos muitos querendo ser cantor e poucos se esforçando para ser pregador. Também, tem um monte de pregador que não lê a Bíblia, quer pregar o quê?

Falta credibilidade, pra mim, num pregador velho no evangelho, que nunca leu a sua Bíblia inteira nem uma única vez. A pregação é um dom que Deus deu para os homens. Pregação é revelação, entendimento e ensino da Palavra de Deus. Quando encontro um metido a entendedor de Bíblia a primeira coisa que lehe pergunto é se já leu a sua Bíblia, não a Bíblia dos outros, mas a dele mesmo. E você, já leu a sua Bíblia?

A Igreja está perdendo a capacidade de ensinar a Biblia. O povo só quer pregar e estão pregando, na maioria do tempo muito mal, pois está faltando o básico nas pregações: Deus, pois toda Palavra deveria explicar um pouco mais de Deus e nos deixar entender o que é que ele quer de nós e não o que ele pode fazer por nós, que é o que temos atualmente. Temos visto muito é auto-ajuda e não pregações.

DE NOVO VAMOS CHOVENDO NO MOLHADO

A Bíblia é bastante clara a respeito de muitos assuntos, mas conseguimos resumir falando sobre a Oração do Pai Nosso.

9 Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome;

10 Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu;

11 O pão nosso de cada dia nos dá hoje;

12 E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores;

13 E não nos conduzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.

Mateus 6:9-13

Como pregador vejo que a Oração do Pai nosso tem duas parte bastante claras: As Necessidades de Deus e as nossas necessidades. Assim como vejo na primeira parte seis pontos a serem esclarecidos, a respeito de Deus:

1. Pai nosso – Quem é o Pai nosso? Quem é Deus? É meu, exclusivo, nosso, da Igreja

2. que estás nos céus – Há um distanciamento muito bom, entre o nosso Pai e nós, isso não o obriga a cada passo que o filho tropeçar a correr e ajuda-lo a se levantar, o filho tem que aprender a firmar seus passos.

3. santificado seja o teu nome – Como é que santificamos o Nome de Deus? Fazendo coisas e tendo atitudes que glorifiquem o Nome dele.

4. Venha o teu reino – A Igreja é um canal vivo para trazer o Reino à Terra. Por outro lado há um assunto escatológico aqui, pois o Reino que já está, ainda não foi inaugurado, vivemos hoje como por empréstimo, das irradiações do Reino que ainda não é, mas já está.

5. seja feita a tua vontade – Antes de pedirmos para nós, devemos saber qual é a vontade dele e fazer isso.

6. assim na terra como no céu – A vontade de Deus precisa ser feita na Terra, assim como é feita no Céu. Aqui partimos do macro para o micro; partimos do Céu, onde está Deus, para a Terra, para Israel, para a Igreja, para o individuo que é a Igreja, pra mim, pra você. A vontade de Deus precisa ser feita em nós.

Só depois de tudo isso é que entramos na segudna parte da Oração do Pai nosso. Aqui vejo mais seis pontos:

1. O pão nosso de cada dia nos dá hoje – Esse pão nosso, biblicamente é o maná, o pão da sexta-feira e não o pão cotidiano. Esse pão simboliza a Jesus. O Israel no deserto, tinha maná que não caia no sábado, mas caia uma porção dobrada na sexta-feira. Existem muitos momentos em que a nossa necessidade desse pão espiritual, que é o que representa, o alivio espiritual, precisa ser derramado na segunda, na terça, e até no sábado também. Dependendo da necessidade precisamos do pão Jesus de manhã, de tarde e de noite. Mas é claro que também fala sobre a necessidade premente do pão, da vida financeira.

2. E perdoa-nos as nossas dívidas – Essas dividas não são financeiras, mas espirituais. Aqui Jesus fala sobre pecados.

3. assim como nós perdoamos aos nossos devedores – Nesse ponto nós liberamos o perdão, aos que pecaram contra nós.

4. E não nos conduzas à tentação – Precisamos muito frisar essa parte na oração, pois temos caído em muitas ciladas. Não nos induzir a tentação é não deixar com que nem cheguemos perto dela. Nem permita, poderíamos dizer, que a tentação chegue perto de mim, ou, me desvia da tentação. Aqui fala-se sobre Guerra Espiritual.

5. mas livra-nos do mal – Livra-me do meu pecado, o que comporta um mundo de fatos, e livra-me do maldoso, o inimigo, dos demônios, dos que não gostam de mim, dos exércitos invasores, dos perseguidores da Igreja.

6. porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. – Esse final é uma oração e uma exaltação. Há uma compreensão aqui sobre Deus e o seu Reino.

Jesus ensinou a orar corretamente: Nós vamos orar ao Pai, em nome dele: Jesus.

Pai, em Nome de Jesus me ajuda nisso - é como oramos.

23 E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.

João 16:23

Jesus orava diretamente ao Pai. A Igreja ora a Jesus e ao Pai. E não nos esquecemos que Deus é uma Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Mas a Bíblia não nos manda orar ao Espírito Santo, apesar de que podemos fazer isso.

Enfim, o que a Oração do Pai-Nosso ensina é que primeiro devemos resolver as necessidades de Deus, e só depois pedimos que ele resolva as nossas. Primeiro Deus, depois eu, depois você.

P.S.

Um dos fatores do alimento sólido, é que o Evangelho será pregado em todo o mundo e só depois Cristo virá. A oportunidade será dada a todos, antes do fim. A Igreja é detentora exclusiva da Palavra de Deus e precisa pregar e ensinar a Palavra a todos.

Outro ponto importante do alimento sólido, é que o Evangelho não foi dado aos anjos, mas eles estão inseridos na obra da salvação. Quando a Igreja prega, ela é visitada por anjos que vem aprender alguma coisa sobre a Palavra. A Igreja e só a Igreja tem a revelação da palavra da salvação. A palavra é escatológica e profética. Anjos e demônios querem saber o que Deus irá fazer e esses movimentos de Deus são revelados pela Palavra. Só que quando a Igreja prega o que quer, perde isso. Devemos pregar exclusivamente o que Deus quer e acabou. Me lembro que preguei num culto da Vale de Bênçãos, uma mensagem um a vez, onde nem eu entendia direito o que é que Deus estava falando. A mensagem era clara, mas onde Deus estava querendo chegar? A Palavra pode vir para uma única pessoa no culto, ou para muitos, mas sempre ela tem endereço certo, orientada por Deus, quando pregamos o que ele quer que preguemos. Anjos e demônios vem em nossos cultos para entender o que Deus está falando com a Igreja.

A revelação é progressiva, portanto hoje, a Igreja Contemporânea, tem mais entendimento das coisas de Deus, ou deveria ter, do que em qualquer época passada. Sabemos mais hoje do que os Apóstolos, temos o Cânon da Bíblia completo, na época deles não havia o Novo Testamento. O primeiro escrito de Paulo, Gálatas, surgiu 16 anos depois da morte de Cristo.

Quando a Igreja prega o que Deus quer acontece aquilo que já ouvimos dizer, sobre um homem que pregava, mas não ouvia mais o que pregava, mas olhava de dentro de si como se alguém falasse através dele. Esse homem apenas emprestou o corpo para Cristo pregar. Ele olhava de dentro de si, sua boca mexendo e nem ouvia o que dizia.

Ou sobre aquele homem que quando subiu no púlpito viu um Trono nele e Deus sentado no Trono. Comigo aconteceu uma vez que quando fui pregar, entendi que Jesus estava do meu lado e colocou a mão no púlpito e ficou olhando pra mim, enquanto eu pregava. Olha a responsabilidade, o dono da Palavra ouvindo o que você está pregando.

pslarios
Enviado por pslarios em 26/03/2014
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