LENDO A BIBLIA NAS ENTRELINHAS

Paulo Sergio Larios

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.”

João 1:1

INTRODUÇÃO

Outro dia fiquei um bom tempo falando com um rapaz, e depois disso notei que a nossa conversa daria uma Palavra para meditarmos.

A Palavra de Deus, a Biblia, é a Lei do Reino de Deus. Não podemos fazer diferente do que a Biblia nos ensina, melhor seria entendermos então o que ela nos ensina, não é mesmo. A Biblia fala milhões de assuntos que não estamos prestando atenção, talvez porque naquele momento não precisemos daquela Palavra, mas conhecendo-a e surgindo a necessidade, a Biblia nos afirma que Deus nos lembra da palavra e aquela Palavra lembrada pode ser o escape, a ajuda que Deus quer nos dar. O crente precisa ter o máximo de Palavra de Deus dentro de si e essa mesma palavra vai acabar ajudando-o no momento oportuno.

JESUS É O VERBO, A PALAVRA

A Biblia começa duas vezes, a primeira é no Antigo Testamento (Genesis 1:1), e a segunda é no Novo Testamento (João 1:1). O motivo disso é muito claro: há uma só Criação, mas Deus inicia seus dois Testamento definindo muito bem o inicio de cada um. Não existe outro livro da Biblia para iniciar o Antigo Testamento do que Genesis. Mas devido a interesses judaicos, no que se define na genealogia de Mateus 1, o Novo Testamento iniciou em Mateus. Entretanto ao observarmos mais nitidamente, entendemos que o Novo Testamento deve iniciar por um dos Evangelhos e o único que apresenta elementos nitidos de inicio é o de João. Ou seja, o Novo Testamento deveria iniciar por João e não por Mateus. Mesmo que façam diferente, nós precisamos entender isso.

Como definiu de vez Santo Agostinho, no seu livro Confissões, a Palavra foi fundamental na Criação. Mas eu quero falar algo mais sobre a Palavra, que é Jesus.

Assim como só existe um Provedor no Universo, mesmo que Israel pedisse chuva para Baal, quem mandava a chuva era Deus, pois é Ele que é o Provedor. Aqui Israel acabava atingindo o pecado contra o Espírito Santo, que é o único imperdoável, acusar a obra de Deus de ser feita por demônios. No Novo Testamento acusaram Jesus de curar e expulsar demônios por Belzebu, o principe dos demônios, segundo eles mesmos. Esse é o pecado contra o Espírito Santo.

Eu gosto de escrever e já entendi que qualquer palavra escrita passa pelas mãos de Jesus. Entendo isso como se Jesus fosse o maior editor do mundo. A palavra, como meio de comunicação foi dada somente ao ser-humano. O ser-humano, diferentemente do que a ciência teima em ensinar errado, não é um animal, o homem é um ser racional. Deus dotou o homem com capacidade de pensar e analisar o seu próprio pensamento, isso é genial, é fantástico. Só o ser-humano pode fazer isso. E é o ser-humano que usa da palavra que Deus nos ensinou. A palavra, como meio de comunicação foi dada ao ser-humano. Nós nos comunicamos falando, escrevendo, lendo, principalmente. Tenho escrito muitas coisas e quanto mais escrevo mais Deus dá assunto para escrever. Me arrisco de vez em quando a escrever algo que não seja biblico, porém entendo que o mundo necessita tanto da Palavra de Deus, que acabo gastando a maiorira do meu tempo escrevendo, com assuntos relacionados a Deus, que é de longe o assunto numero um que o ser-humano deveria se ocupar.

Já que Jesus é a Palavra e toda palavra como meio de comunicação precisa passar por Ele, para ser aprovada ou não, então que tal pedirmos que a Palavra revele a palavra, para quem é metido a querer escrever?

Não podemos, entretanto, usar do dom de Deus, para fazer contrário ao que Deus orienta. Deus não vai abençoar, o que significa que você está por conta, se agir contrário à sua Palavra. Deus dá o dom da escrita para alguém e ele agora vai usar o dom para escrever porno, ou criticar outros? Deus não está nisso. Deus está em tudo que glorifique o seu Nome. Um grande segredo para o cristão descobrir é que Deus só glorifica o Seu Nome. Se você agir em prol da obra, vai dar certo. Se você investir o seu tempo na obra, vai dar certo. Se você gastar tempo com Deus, Deus vai te prosperar.

Quem quer ser escritor e não sabe como, vai ai a dica: Jesus é a Palavra, peça então a Ele inspiração para escrever e tudo o que escrever de alguma maneira mostre Deus. Eu escrevi “Perdidos no Espaço, minha versão de fã”, como você pode encontrar aqui mesmo no Recanto das Letras. Na série original, num dos episódios a família se reuniu para jantar, quando estavam no espaço, e começaram a orar a Deus. Ou seja, a família Robinson, de Perdidos no Espaço, a série da TV, era cristã. Eu em algum momento, ou vários momentos, demonstrei como eles eram cristãos. Tudo o que fizermos para glória dEle, vai dar certo e prosperar.

Jesus é a Palavra, peça a palavra pra Ele então. Pregador que está sem mensagem, não está pedindo direito.

O SUOR DO TEU ROSTO

“No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.” Genesis 3:19

Hoje em dia está uma onde de subemprego gritante e desesperadora. Trabalhamos muito e temos nosso salário diminuido com as contas e com o custo de vida que só aumenta. Pra piorar temos chefes ruins que dão más ordens. Sabemos fazer o serviço, mas colocam gente para ficar de olho no que fazemos. Ficam nos vigiando e tome ordem sem sentido. Você sabe fazer o serviço e ficam arrumando o que você fazer. Ou então tem o caso das pessoas que trabalham com horário rigido: com cinco minutos desconta o dia de trabalho, mas você tem que trabalhar, mesmo que saiba que não está ganhando o dia. Ou se chegar mais do que cinco minutos atrasado, perde o dia, o sábado e o domingo. Eu trabalhei numa empresa com um horário louco dessses. Ou se o problema não está no chefe, o problema é o barulho, como nas metalurgicas; ou o mau cheiro; ou a diretora; ou a chuva, como no caso dos garis; ou a violência, que pode chegar até em casa, no caso dos policiais; ou qualquer coisa.

O principio biblico que está agindo aqui é o suor do teu rosto. Genesis 3 nos mostra a queda do homem, onde tentados pela serpente, Adão e Eva comeram do fruto que Deus lhes disse para não comer, que era da árvore do bem e do mau. A malicia entrou no mundo. O pecado entrou no mundo. Deus julgou imediatamente a mulher, que teria filhos com dor; a serpente que rastejaria para sempre – de certa maneira o diabo rasteja, presta atenção nisso! -; e no julgamento do homem, foi lhe dito que ele trabalharia com o suor do seu rosto.

Eu estava conversando com o irmão Claudio e saiu dele o termo: a qualidade do suor. Achei interessante isso. Vamos explicar.

Deus amaldiçoou o homem no seu trabalho. O homem terá problemas no seu trabalho, todo homem e qualquer tipo de trabalho que você faça. Qualquer trabalho terá suor. O suor, segundo entendemos são as dificuldades, os problemas referentes ao trabalho, no trabalho. Todo emprego terá um chefe, um salário, um horário e por ai vai. O interessante é que alguns trabalhos são piores do que outros. Em alguns lugares suamos mais do que em outros. Uma maneira de sofrermos no nosso trabalho, de cara é trbalharmos no que não gostamos. Como é dificil nós deixarmos um trabalho que não gostamos, um afazer e partir rumo ao que gostariamos de fazer. Porque é tão dificil? Porque será que demoramos a criar coragem e fazer o que gostariamos, mesmo, de verdade?

Nós temos uma vida e precisamos entender de vez isso. A nossa vida vai passando e se deixarmos ela passará perante os nossos olhos e nós não faremos nada dela. Um dia desses estava falando com a minha filha mais velha, que a respeito de emprego, não somos nós exatamente quem escolhemos o que fazer, é que acontece e somos levados a trabalhar onde dá. Com o tempo alguns de nós descobre que não está fazendo o que gostaria e nem está onde lhe da prazer. Trabalhar é mais do que apenas prestar um serviço e ganhar por isso. O trabalho vai além disso. Podemos ser pessoas derrotadas ganhando muito dinheiro e podemos ser sucedidos ganhando pouco. O mundo tem maneiras ruins de diferenciar uma e outra coisa. Se o que faço, independente do saldo no banco, me dá prazer, ou não, é o que vai definir se estou, ou não no lugar certo, ou onde gostaria de estar. Acredito que todos nascemos com algum dom de Deus, pelo menos um. Dom é capacidade para a obra. Existem os dons de poder, mas existem outras capacitações que não são dons de poder, mas são tão importantes quanto. Alguns tem verdadeira afinidade com as artes, outros com os negócios e outros com trabalhos manuais. Respeitando-se a capacidade de cada um, todos podem ser relevantes para a obra de Deus. Acredito sinceramente que alguns homens foram escolhidos a dedo para serem profetas na terra, e acredito sinceramente também que Deus levantou outros homens para bancar esses profetas. O Deus que levanta o profeta é o mesmo Deus que levanta a viuva para ajudar ao profeta.

Todos temos que trabalhar, de um jeito ou de outro. O trabalho traz consigo uma maldição: o suor do rosto. Apesar de que teremos esse “suor”, podemos orar a Deus para suar menos. Eu trabalhava em gráfica, mas não gostava de trabalhar com papel. Com o temo acabei odiando trabalhar com papel. Eu não suportava mais o peso, as resmas que cortam as mãos como faca, o manuseio do papel. Trabalhei mais de dez anos em gráfica, tinha um salário razoável, não me faltava nada, mas odiava o que fazia. O pessoal era bacana, deixou muitas saudades; os chefes, diretores, contador, secretárias, professoras, educadores, e até o dono, o Scipione, eram gente finissima. A confiança era tanta, que durante um tempo o dono me chamava para almoçar na sua casa. Eu era de menor, nãosabia nem cortar com a faca e estava na mesa do cara. Os encontros de fim de semana, ou viagens e fins de ano, eram memoráveis. Mas eu continuava odiando trabalhar com papel. Eu simplesmente odiava papel. O rompimento da gráfica só ocorreu quando entrei para a Igreja, com vite e oito anos. Entendi que precisava trabalhar em outro lugar, com outra coisa. Sofri durante dois anos até uma porta se abrir. Era um começo.

Trabalhei durante anos, nesse novo emprego, com um monte de chefes ruins, com ordens sem graça e os horários rigidos. Com o tempo uma diretora me perseguia tanto que incomodava. Eu comecei a orar a Deus e entendi que o suor eu teria, isso não havia jeito, mas eu podia orar para que ao invés dela ficar me perseguindo, Deus lhe desse um monte de serviço e ela não tivesse tempo pra mim. Um dia ela me disse, que não sabia porque não conseguia mais falar comigo, eu dei glórias a Deus por isso.

Eu trabalhei numa lavanderia e chorava por isso, o trabalho era simplesmente horrível. Eu trabalhava chorando. O trabalho era pesado, sujo, desprezado. Um dia Deus me tirou dali. Eu comecei a orar pedindo para Deus me colocar num lugar que pudesse ter um horário mais livre e pudesse mexer com a Internet. Pedi ainda uma mesa, minha, de trabalho. Pedi que pudesse dominar alguma coisa, para que as pessoas não ficassem me dando ordens sem graça. Hoje trabalho com Informática. Tenho um computador muito bom, uma mesa, horário mais livre, e um chefe mito bacana. O meu suor está sendo o salário de funcionário publico, que é simplesmente ruim. Mas estamos orando e jejuando para até isso Deus mudar.

Suor do rosto, a respeito dotrabalho, quem trabalha vai ter, isso não dá pra mudar, mas podemos orar, como disse o Claudio, pela qualidade do suor.

AS ENTRELINHAS DA BIBLIA

Você consegue perceber onde quero chegar? A Bíblia tem muitas entrelinhas. O que são entrelinhas? São os fatos ocultos, ou não ditos, de um texto, mas que imaginamos estarem lá. As entrelinhas se referem a algo entre uma linha e outra linha de um texto. Entre uma lnha e outra linha pode haver algo que não está escrito. A Biblia está abarrotada de entrelinhas. Não querendo passar uma imagem errada, mas como a Biblia é um livro de leis, principalmente no Antigo Testamento, veem-nos à mente a ideia de dobrar a lei, ou encontrar as famosas brechas da lei. A Biblia não é só mais um livro, no meio de tantas milhões de outros, mas a Biblia é um livro vivo, pois se estivermos na presença de Deus, Deus usa literalmente a Biblia para falar conosco.

Uma outra entrelinha que acho das mais interessantes é sobre a misericórdia. O que é misericórdia? Misericórdia é um aparato legal que o juiz pode usar a qualquer momento, se ele achar que isso é correto e bom para recuperar o ndividuo faltoso. Misericórdia é o camarada ser pego no ato do delito, em flagrante, ser preso, julgado como culpado e no momento da sentença o juiz ordena a misericórdia sobre ele, ou atua com misericórdia libertando-o, como inocente, sabendo que ele é culpado. Misericórdia é ser pego em flagrante delito e ser libertado na hora da sentença. Me lembro desse versículo:

“Portanto, considere a bondade e a severidade de Deus: severidade para com aqueles que caíram, mas bondade para com você, desde que permaneça na bondade dele. De outra forma, você também será cortado.” Romanos 11:2

Outro versiculo que me vem a mente ao pensar sobre misericordia é:

“Porque o amor de Cristo nos constrange.” 2 Corintios 5:14

Outra enorme entrelinha que a Biblia tem é a Cruz de Cristo. Se o Diabo imaginasse que teríamos tantas libertações na Cruz de Cristo, ele não o teria crucificado de maneira nenhuma. O Diabo errou feio, crucificando a Jesus. Não viamos tantos fatos que a Cruz proporcionaria, antes que Jesus fosse crucificado. Na verdade é dificil até de absorver todos os fatos referentes à Cruz e olhe que são muitos.

FINALIZANDO

Enfim, nós devemos obedecer os principios biblicos, isso não se muda. Muitas pessoas quebram a cara na vida por quebrar principios biblicos. Os fundamentos da Biblia são para todos os homens e quando alguém obedecendo a Lei de Deus, mesmo sem a conhecer, será abençoado por essa mesma Lei.

Aprenda a usar a Palavra de Deus a seu favor. Não devemos forçar a Biblia, mas podemos usá-la na direção de Deus.

“Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.” Josué 1:8

Amém!

Que Deus nos abençoe.

pslarios
Enviado por pslarios em 09/03/2014
Código do texto: T4721146
Classificação de conteúdo: seguro