A CONSTRUÇÃO SILENCIOSA
Paulo Sergio Larios
“E edificava-se a casa com pedras preparadas, como as traziam se edificava; de maneira que nem martelo, nem machado, nem nenhum outro instrumento de ferro se ouviu na casa quando a edificavam.” (1 Reis 6:7)
TRABALHADOS EM SILÊNCIO
Chama-me a atenção esse versículo que nos fala a respeito da construção do belíssimo Templo de Salomão. O versículo acima nos garante que durante a construção do Templo, algo inédito numa construção aconteceu, ou deixou de acontecer, o barulho da construção não existia. Não houve barulho durante a construção do Templo. Porquê?
Já sabemos que nenhum versículo da Biblia está ali à toa. A Biblia é uma compilação espiritual. Deus usou homens para escreve-la durante um período de 1600 anos. Se como advogam alguns. Algo foi mudado na Bíblia desde os seus originais, o Cânon, ou as adaptações necessárias às línguas, ocorreram. O que temos chegou a nós pela preservação de Deus. Deus que sabe como preservar o seu povo e a sua Palavra, não deixaria que os sentido do que Ele queria dizer se perdesse.
O entendimento correto desse versículo e de como a Igreja o aplica há tanto tempo, só pode ser da vontade de Deus. A construção do Templo de Salomão, em silêncio, demonstra o trabalho que Deus tem em preparar seus obreiros para a sua obra. Não existem dois servos iguais no mundo, assim como Deus não age igual para todos. Todos somos exaustivamente treinados, ou provados, o que dá no mesmo.
ESTAMOS EM CONSTRUÇÃO
Algumas vezes vemos surgir em nossas Igrejas alguns irmãos vindos de outras Igrejas. Assim como ovelhas feridos sem pastor, chegam irmãos que a principio temos descrédito em lhes dar o microfone, ou ceder nosso espaço, já tão complicado de conseguir, para que o irmão, um verdadeiro desconhecido, ou desconhecida, tenha alguma espécie de espaço, para durante alguns minutos mostrar o que sabe, se é que sabe alguma coisa. Nos surpreendemos na maioria do tempo, ao ver que alguns desses já chegam formados e preparados por Deus.
Aonde será que Deus prepara o seu povo, para o servir? A Biblia diz que o lugar é o deserto. Mas nós que vivemos numa metrópole, como poderemos dizer que Deus nos preparou no deserto? Ou que deserto é esse?
Deus é especialista em trabalhar com o noso cotidiano. Penso em como é Deus e como Ele age, faz muito tempo. Tem um ditado do mundo que diz que se algo tem chance de dar errado, então vai dar errado. De certa maneira entendemos que se algo tem chance de Deus nos provar, então Ele vai nos provar. Deus dificilmente deixa alguma oportunidade passar batida.
Não entendemos corretamente a Deus, pois o julgamos pelos nossos critérios e estamos então com o foco errado. Eu que sou metido a escritor, quando vou escrever um conto, preciso pensar como o personagem e não como o leitor. Ver Deus operar na Biblia obriga-nos a pensar como Deus pensa e não como nós pensamos. Observar o outro agindo nos ensina muito.
A falta de barulho no Templo de Salomão, nos mostra que o material foi preparado no deserto. Assim como nós somos preparados no deserto. A Bíblia é bastante clara ao dizer que Deus está preocupado em nos salvar. A salvação vem em primeiro lugar, sempre, em nossas vidas. Se Deus tem algo a realizar em nossas vidas, primeiro terá que passar pelo crivo da salvação. Isso que ele pede ou quer, vai traze-lo para mais perto de Deus? Isso, ou aquilo, vai glorificar a Deus?
O Templo do Senhor, que somos nós, está em construção.
Me admira ver alguns irmãos que começam a demonstrar desde muito cedo uma queda especial para algum ministério. É o novo convertido que tem uma vontade de fazer a obra de forma fenomenal.
Me lembro de um irmão que todo dia queria pregar, ou ter alguma oportunidade na Igreja. Esse irmão não parava quieto, sempre envolvido em algum afazer com a Igreja, ou era no culto, ou era na rua. Quando não tinha culto na nossa Igreja local ele ia visitar outra. Cheguei a ir com ele mais de uma vez nessas visitas. Um dia tive oportunidade de ir até a sua casa e fiquei espantado pela casa e pelo irmão. Passei a admirá-lo mais e a respeitá-lo mais, apesar de que ele era bem mais jovem do que eu. O irmão morava só, sem nenhum amigo ou família. Ele não tinha uma namorada, ou uma esposa. O irmão morava numa favela. Seu barraco de madeira era tão pequeno que você quase conseguia, esticando os braços, alcançar uma e outra parede. Sem luxo, sem condições, sem comida, sem dinheiro, aquele irmão só pensava Biblia e Igreja, vinte e quatro horas por dia. Ai ele sumiu durante uns seis meses. Seis meses depois o irmão apareceu guiando uma pickup cabine dupla. Ele foi na minha casa e me disse que era emprestada. Esse irmão encontrou uma Igreja que o abraçou e viu nele o seu valor. O vi algumas poucas vezes depois disso e ele estava bem.
Hoje fui para a Igreja com uma Palavra: Tiago 1 que nos diz para termos grande gozo, grande alegria no Espírito, quando passarmos por várias provações. Deus falou com Moisés para que ele fizesse todo o povo se virar e olhar bem para o inimigo egipcio, pois a esses não veria mais, pois Deus lhes garantia a vitória. Da mesma maneira Deus fala para nos alegrar, quando passarmos pelas provas. Vai passar. Pode até ser que está doendo agora e que não entendamos direito o que nos acontece, mas Deus garante que vai passar.
A PREPARAÇÃO DOS FILHOS DO DESERTO
Durante quarenta anos Israel ficou perambulando pelo deserto, porque foram rebeldes contra Deus. O que mais me chama a atenção quando vejo as passagens de Israel no deserto, com o mando de Moisés, é sobre um personagem que nem aparece, que a Biblia nem fala dele, mas ele está lá, com certeza: os filhos do deserto. Os filhos dos israelitas que sairam do egito como escravos e foram dirigidos por Deus para receberem no Monte Sinai a Lei de Deus e depois seguiriam viagem para a Terra Prometida, mas que pela falta de fé, não alcançaram.
O Israel de Moisés não entrou na Terra Prometida, porque tinha a mentalidade de escravos e não coseguiram pensar como nação e por isso não poderiam receber a benção de ser uma nação. Mas a cada erro que os pais iam praticando perante os olhos dos seus filhos que lhes nasceram no deserto, eram obsevados de perto. Seus filhos os olhavam e analisavam o que cada um fazia. Quem entrou na Terra Prometida foram os filhos que nasceram no deserto, foi o segundo time.
TEM GENTE NO BANCO DE RESERVA PASTOR
Deus me faz ver que existe um segundo exército preparado em todas as Igrejas, o que observei em todas as Igrejas por onde já passei. A liderança pode até não se dar conta disso, mas no Banco de Reserva tem pregadores, tem cantores e cantoras, tem porteiros, diáconos e toda espécie de gente para assumir alguma obra ministerial na Igreja.
Quem está na linha de frente da Igreja tem que fazer o melhor, pois o Banco de Reserva está pronto e com muita vontade de jogar. Nós que somo o país do futebol, notamos que o banco de reserva pode sim, se se dedicar, virar o time principal. Quem deve se preocupar é o time principal, em fazer o melhor, em não deixar a peteca cair.
Deus já tem seus valentes preparados e prontos para entrarem em ação a qualquer minuto. Deus está treinando seus valentes nas provas e privações.
PROVAS E PRIVAÇÕES
A leitura de Deuteronomio 8 é muito salutar, mas quero destacar apenas os versiculos 1-3:
1Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para que vivais, e vos multipliqueis, e entreis, e possuais a terra que o Senhor jurou a vossos pais. 2E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. 3E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.
Deus os levou para o deserto e os humilhou e provou, para saber o que estava em seus corações, se guardariam os seus mandamentos ou não.
Deus exige que o seu povo o obedeça cegamente. Os desafios de Deus sempre serão enormes para quem os deve praticar. Alguns desafios radicais foram esses:
Isaías, o profeta que andou nu durante 3 anos. Isaías 20:1-4.
Oséias foi mandado casar-se com uma prostituta. Oséias 1:2.
Jeremias foi proibido de se casar e de ter flhos. Jeremias 16:2.
Ezequiel foi mandado comer esterco de vaca. Ezequiel 4:15.
Todo mundo quer ser profeta, mas quem quer ser um Isaías e andar nu durante 3 anos? Ou um Oséias que casou-se com uma prostituta, você consegue imaginar isso? E o que dizer da solidão de Jeremias que não podia se casar? Todo mundo queria ter as visões de Ezequiel, mas comer esterco de vaca ninguém quer, não é mesmo?
Algumas vezes Deus prova radicalmente seus servos. Não é que Deus não goste dos seus servos, mas sim que algumas pessoas tem o privilégio, dificil, de serem sinais proféticos na Terra.
PRIVAÇÕES
2 Corintios 6:4 nos mostra que alguns são provados através das privações. Em geral falamos das provações, mas a Biblia fala também das privações. Privação, como o nome diz, significa ficar sem alguma coisa necessária, significa ser privado de algo, não ter algo. Deus nos prova nos privando de alguma coisa, como emprego, ou um salario bom, ou uma casa grande, ou um carro, ou até comida. Lemos em Deuteronomio 8 que Deus humilhou Israel e os deixou terem fome e os sustentou com Maná. Não se engane, o Maná era uma prova das mais dificeis. No café da manhã tinha maná, no almoço tinha maná, no café da tarde o cardápio era maná e na jantar era maná. O maná era algo bom, que os sustentou durante quarenta anos no deserto, mas era maná, era uma coisa só. Deus sabe perfeitamente que o ser-humano precisa de variedade, foi Deus quem nos construiu, afinal. Ele é o nosso Criador.
No Templo de Salomão não faziam barulho mais, assim como alguns de nós, que tem uma vida profética na terra, já gemeram tudo o que era possível gemer. Os servos não são treinados na Igreja, é engano seu, eles são treinados na vida cotidiana, no dia a dia.
AS TRÊS CATEGORIAS DE SOFRIMENTOS DO CRISTÃO
O site Atos 17:11, no estudo 'Testes & Provações”, nos fala das 3 cartegorias de sofrimentos que o cristão passa:
“As Escrituras falam de três categorias principais de "dificuldades" para aquele que crê: 1) disciplina, julgamento ou reprovação do Senhor; 2) testes, provações, e sofrimento; e 3) tentações ou ataques de Satanás. Então este problema atual é a mão do Senhor em repreensão direta, a provação de nossa fé prometida, ou será que estamos sendo enganados por Satanás? Nós deveríamos saber para podermos responder adequadamente.”
1 – Deus. Na primeira categoria temos o redirecionamento do nosso caráter, ou de nossos atos, que é a disciplina do Senhor. Na Biblia encontramos versiculos que dizem que Deus nos julga antecipado para não sermos julgados com o mundo, o que então que reputamos como mal pode ser salvação. Alguns são reprovados por Deus. Disciplina ou redirecionamento da nossa vida; julgados agora para sermos salvos depois; ou a reprovação do Senhor, para os que conseguiram fazer algo muito sério, contra Deus.
2 – O crente provado. Na segunda categoria temos as provações, que podem vir como testes da nossa fé, privações e provações e sofrimento. A Biblia garante que Deus não nos prova mais do que podemos suportar.
3 – Satanás. No terceiro nível de sofrimento temos as tentações e os ataques do demônio contra nós. Seria muito importante sabermos discernir o quê está acontecendo conosco.
Vê-se dessa simples explicação que a teologia de que tudo que nos acontece é devido ao nosso pecado é errada. Assim como a teologia torta de que tudo o que nos ocorre é culpa do diabo, pois a nossa carne tem culpa de muita coisa. A Biblia não diz especifica que Jesus veio para nos libertar de Satanás, apesar de que ele faz isso; mas a Biblia diz especificamente que Cristo veio nos libertar dos nossos pecados. Mateus 1.
Deus quer nos treinar pelo ensino da Palavra. Se prestarmos atenção e dermos crédito à Palavra, não precisaremos passar na prática dos problemas que a Biblia diz que virão sobre o desobediente. Infelizmente somos desobedientes e conforme os entranhamentos que já tivemos com o mundo, fica mais dificil obedecer a Deus. O Problema não está em Deus, pois o fardo é leve, o problema está em nós. Eu aceitei Jesus com 28 anos de uma vida totalmente estragada no pecado. As dificuldades que eu tenho, minhas filhas, como exemplo, não tem, pois elas nasceram no Evangelho. Eu tive literalmente de reaprender a viver. E estou aprendendo até hoje. O mundo tem outros critérios e andar com Deus pode ser um enorme desafio para muitos.
“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”
(2 Timóteo 2:15)
Amém!