Convém fazer a vontade de Deus
“mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que convém fazer.” (Atos 9.6)
A vida de muitas pessoas tem sido marcada por fracassos, derrotas e total sofrimento. E não entendem e não querem enxergar que viver sem a presença do Senhor Jesus é colocar a sua própria existência em risco. Quem vive na contramão de vontade de Deus no final sempre se frustrará, porque está negando a própria vida. Saulo era um homem que perseguia o povo de Deus e como consequência ficou cego. Somente depois que foi escolhido para ser servo de Deus diante do discípulo Ananias é que foi realmente livre e pronto para glorificar a Deus. E se ele não quisesse obedecer a voz do Senhor Jesus? Iria ser cego por toda a eternidade. E é exatamente assim que boa parte das criaturas deste mundo tem vivido, cegas em seu espírito, tem olhos naturais, mas por dentro, não querem enxergar a Verdade revelada por Deus. E também há uma massa de indivíduos que dizem crer em Deus, porém vivem criticando as igrejas, os pastores, os irmãos e se esquecem que também possuem defeitos.
Saulo estava sendo enganado pelo diabo, achando que perseguindo e prendendo os seguidores de Cristo estava fazendo a coisa certa. Jesus teve que aparecer à ele para arrancar aquela venda em seus olhos, ficando cego para o mundo e obedecendo a ordem de Deus. No mundo espiritual é assim: Ou você obedece as ordenanças do Senhor Jesus e passa a ver e viver a verdade ou insiste em suas vontades, sendo cego em sua vida. Por isso, muitos homens e mulheres têm lutado, sacrificado e se esforçado para vencer, porém nunca alcançam a realização de suas metas. Qual é a razão de todo este fracasso? A cegueira espiritual. Assim como Saulo, muitos indivíduos têm tido frustrações em seus planos. Quando o nosso sonho e projeto não é de acordo com a vontade de Deus é certo que seremos decepcionados. Tudo o que Satanás mais deseja é que o homem seja independente de Deus.
O inferno estremece quando vê os servos de Deus revelando a Glória do Senhor Jesus. O diabo faz de tudo para estilhaçar a raça humana, ele odeia nós, os seres humanos, pelo fato de sermos a imagem e semelhança de Deus. Antes de destruir a vida de uma pessoa, o maligno provoca dúvidas, soprando vários “não” na mente humana: Você não vai conseguir, você não merece, você não pode, você não é nada, você não é de Deus, você não presta. E infelizmente, são essas vozes negativas que a maioria cegamente acaba ouvindo. E Satanás não se satisfaz com esta situação, além de fazer a pessoa duvidar, ele mancha os olhos da pessoa, até a mesma não desejar mais se voltar a Deus. Vigie muito em seus pensamentos e sentimentos, o mal é astuto e faz de tudo para que o homem caía em pecado e se afunde no inferno. Quem não se cuida tem como destino final o tormento eterno, depois não diga que não avisei. Cuidado com a sua vida espiritual, pois ela é muito frágil.
“Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém.” (Atos 9.13)
Ananias ficou surpreendido quando ouviu de Jesus que o perseguidor dos santos servos estava sendo preparado por Deus para a glória de seu nome. Um homem que antes matava, agora dá a vida pelos perdidos. Foi preciso o Senhor Jesus Cristo explicar para que Ananias entendesse o propósito e prosseguisse na obediência. Não importa o que o Senhor Jesus Cristo ordenou para que venhamos a realizar, não precisamos entender e sim obedecer como meros servos, pois nada somos. O problema é que muitos que dizem servir a Deus não tem atendido as ordens de Deus, em vez de obedecer a Palavra de Deus, seguem o que acham melhor para o seu coração. Deus fala claramente os seus propósitos, mas mesmo assim a criatura insiste em praticar o que acha, pensa ou sabe. Se Jesus falou, está falado e precisa ser colocado em prática, caso contrário somos nós que seremos prejudicados em tudo que fizermos.
Mesmo sendo um terrível pecador, um dos piores, pois era perseguidor dos servos de Deus, Saulo foi obediente a voz do Altíssimo, se humilhando e andando no caminho do Senhor Jesus. Nós não somos melhores do que um bandido, drogado ou uma prostituta, o “melhor” mesmo é aquele que obedece a ordem de Deus. A pessoa pode ser a pior criatura do mundo, a mais errante, mesmo assim, se ela é obediente a tudo o que Deus fala, a sua vida passa a ser instrumento do Deus Vivo. O sucesso de nossas escolhas está na pureza de nossos olhos. Não importa os males que você cometeu, o que importa é a sua humildade para agradar a Deus. Saulo não queria saber se ele matou ou não, se perseguiu ou não, apenas queria atender a voz do Espírito Santo, sem olhar para nada nem ninguém. Ou obedecemos a Deus ou vivemos uma vida repleta de maldições pela nossa rebeldia.
Portanto, muitos estão caídos em sua fé por conta da insistência na cegueira espiritual, não querem enxergar a Verdade nem pagando. Tudo podemos em Cristo Jesus, mas o que alguns servos de Deus não sabem ou não querem enxergar é que isso depende de seu relacionamento com o Senhor Jesus. Sabe como o diabo desconstrói a vida de muitos homens e mulheres de Deus? Enchendo eles de maus olhos, orgulho e cobiça de poder, fazendo-os confiar no homem, ou seja, dar ouvidos ao que os outros vão dizer. Devemos ouvir somente a voz de Deus, o resto é lixo. Quer ser bem-sucedido em seu ministério? Então, faça a sua parte! Não permita com que o diabo venha desconstruir o que com muito sacrifício você construiu com Deus. Se há algo de errado em sua vida, não fique com vergonha de confessar a Deus, seja sincero, busque ajuda, construa uma vida polida com Deus. Não existe outro caminho!