O PASTOR E O DESTINO ETERNO DAS OVELHAS
Paulo Sergio Larios
Texto Bíblico: Salmo 23
O DESTINO ETERNO DAS OVELHAS DE DEUS
Nós acabamos envolvidos com tantas coisas que acabamos deixar passar o mais básico na obra, o destino eterno das ovelhas. Todos tem a responsabilidade, mas principalmente o pregador cuida em pregar mensagens que dirigirá um povo para Deus e até Deus. A responsabilidade é tremenda, pregar, orientar o povo, o futuro desse povo, até que esse povo possa entrar pelo Céu, pelas portas. Deus vai levantando homens e mulheres, no que chamamos a preservação divina do seu povo e passam-se gerações e mais gerações e cai um pastor, é afastado outro, é aposentado um terceiro e Deus não deixa de estar levantando alguém, para que a obra se perpetue. Deus guia suas ovelhas através de seus escolhidos, sendo que alguns parecem ser mais escolhidos do que outros. Não pense que um grande líder de um grande ministério é aquele mais está com o burro na sombra, o contrário seria a mais extrema verdade: ele é a pessoa que menos dorme, ou dorme sobressaltado, sabendo que alguém pode lhe ligar a qualquer hora da noite, ou do dia; é a pessoa mais requisitada em seu ministério e acaba sem tempo, muitas vezes até sem almoçar. É o preço do ministério. É a agenda lotada, os compromissos infindáveis, a falta de férias, o lar que também cobra a sua presença. A preparação constante de novas mensagens que falem com o povo e os abençoe. O tempo que precisa ser dedicado à oração e ao jejum. O devocional diário que é necessário fazer; o lava-pés que precisa acontecer. Mas no meio disso tudo, nunca, jamais, podemos esquecer que lidamos com ovelhas e com o destino eterno dessas mesmas ovelhas. A responsabilidade é absurda, e é um tremendo privilégio. Ser Pastor não é pra qualquer um. Ser pregador, profeta, não é pra qualquer um, é um privilégio dado por Deus. É a confiança de Deus em homens falhos, que esses mesmos homens falhos vão cumprir a risca suas ordens e vão conseguir sim, levar a sua geração até Deus. Cada geração tem suas particularidades e precisamos sabê-las, para melhor fazer a obra.
A TRILHA NA SELVA FECHADA DO MUNDO
O Pastor Ed Kivitz daIBAB definiu o andar cristão como andar numa mata fechada. Diz ele que a idéia que tem é que a mata é uma picada, uma trilha, onde alguém precisa ir avançado, com um facão, abrindo toscamente o caminho para que as ovelhas passem. Quem nos guia? Como saber qual curva escolher, que montanha subir, ou que vale descer? O Espírito Santo nos guia, através da Sua Palavra. Por isso precisamos pregar o que Deus manda e não o que acho melhor, eu não sei o que tem na próxima esquina, mas Deus o sabe.
A IGREJA ANDA A PASSO DA ULTIMA OVELHA
Define ele na mesma mensagem que a congregação não anda pelo passo da ovelha mais avançada, a que sabe mis, a mais forte, o contrário é a verdade: A Igreja anda pelo passo da ultima ovelha, da mais nova, ou da mais velha; ou da doente, ou ferida. Pense literalmente num rebanho de ovelhas e veja como isso é a mais pura realidade.
A TRANSFORMAÇÃO DO CRISTÃO
Trecho retirado do meu estudo “A Transformação do Cristão”
“E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. (Mateus 4:19)
A pessoa que está no mundo ela é pescada pela Igreja. Portanto essa pessoa é um peixe, que o pescador pescou. Tirada da água, pescada, ela é retirada do seu ambiente natural, o mundo. Esse peixe pescado pela Igreja precisa agora passar pela morte, para poder sobreviver. Quando a pessoa é retirada do mar do mundo, ela não irá sobreviver fora da água, ela vai morrer e cheirar mal, ela precisa então ser enterrada, sepultada. E o peixe passa então pela primeira ordenança da Igreja, que é um rito de iniciação: o batismo nas águas. O batizando é mergulhado nas águas do batismo, num simbolismo de morte e ressurreição. Morre no ato de mergulhar, ou ser mergulhado nas águas e ressuscita, retorna a vida, no ato de ser retirado da água. Mas o peixe já não é peixe mais, mas agora o peixe, que era a pessoa pescada do mundo, virou ovelha.
Mas com o tempo a ovelha que era peixe, sente a necessidade de pescar também outros peixes no mar do mundo e a ovelha se transforma em pescador. Essa ovelha que era peixe, e virou ovelha, com o tempo vira pescador, pois sabe o que é o mar, dos seus perigos e o que é a terra, quando foi retirada da água, mas ainda não havia passado pela morte e vida do batismo; e agora sabe o que é a Igreja e sente as influências do Céu, que é o Reino de Deus. Agora essa ovelha toma Ceia e aprende as Doutrinas.
Quem melhor pra pescar um peixe que um antigo peixe? E quem melhor pra pescar no fundo do mar, quem viveu na lama do fundo do mar? O melhor pescador de hoje, poderia ter sido o pior peixe de ontem. E a ovelha que virou Ministro na Igreja, e recebeu a incumbência de ser pescador, o privilégio de tentar pescar outros da sua antiga familia nativa, precisa perceber quando o seu peixe, vai virando ovelha, pois quando o peixe que foi retirado da água, e não consegue mais voltar à água, não consegue mais voltar à velha vida de lama, e cansa-se de andar na terra também e entende que um peixe vivendo na Terra é um zumbi, é um crente peixe zumbi, e quer viver de verdade, então percebe o peixe crente zumbi, que é necessário morrer totalmente, tanto para o mar, tanto para a terra e ressuscitar para a Jesus, para a Igreja, para o Céu e para o Reino de Deus. E essa transformação de peixe, que virou ovelha, que virou pescador, não acaba antes de o pescador virar Pastor. O pescador precisa entender o momento em que o seu peixe, está se transformando em ovelha e quando o peixe virar ovelha o pescador vira Pastor. E quando o peixe, transformado em ovelha, transformado em pescador, transformado em Pastor for entrar no Céu ele será transformado de novo e não sabe no que será transformado. Transformado no que não sabe será como os anjos, já não podendo morrer mais, e agora serão chamados Filhos de Deus, porque são Filhos da Ressurreição.
``Ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.´´ (1 João 3:2).”
DEUS PROMETE BUSCAR PESSOALMENTE SUAS OVELHAS
Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.
Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.
Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e livrá-las-ei de todos os lugares por onde andam espalhadas, no dia nublado e de escuridão.
E tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos países, e as trarei à sua própria terra, e as apascentarei nos montes de Israel, junto aos rios, e em todas as habitações da terra.
Em bons pastos as apascentarei, e nos altos montes de Israel será o seu aprisco; ali se deitarão num bom redil, e pastarão em pastos gordos nos montes de Israel.
Eu mesmo apascentarei as minhas ovelhas, e eu as farei repousar, diz o Senhor DEUS.
A perdida buscarei, e a desgarrada tornarei a trazer, e a quebrada ligarei, e a enferma fortalecerei; mas a gorda e a forte destruirei; apascentá-las-ei com juízo.
Ezequiel 34:10-16
OS TIPOS DE OVELHAS DE EZEQUIEL 34:16
Ovelhas perdidas
Existem milhões de ovelhas perdidas espalhadas pelo mundo. São ovelhas sem rumo, sem futuro, sem esperança, sem fé. A Igreja precisa buscar essas ovelhas, onde estão.
Ovelhas desgarradas
A ovelha desgarrada já foi do rebanho de Jesus, mas iludiram-se com o mundo, ou decepcionaram-se com o rebanho. Cresce o numero dessas ovelhas magoadas, feridas, escandalizadas. Vemos busca-las, precisamos.
Ovelhas fracas, quebradas, quebrantadas
Essas ovelhas são do rebanho, mas não conseguirão seguir sem auxilio. As ovelhas fortes têm que suportar as fraquezas dessas fracas e praticar tudo o que for bom para edificá-las (leia Rm 15:1 e 2). São irmãos que caíram em tentação e que precisam de tratamento para corrigir as fraturas (leia Gl 6:1 e 2).
Ovelhas doentes
A Igreja é um hospital que trata dos males que afligem a alma humana. A terapia ministrada resultará no desfrutar das bênçãos conquistadas para nós na cruz: vida em abundância (Jo 10:10), paz de Cristo (Jo 14:27 e 16:33) e alegria de Cristo (Jo 15:11 e 17:13).
Ovelhas gordas e fortes
Essas ovelhas são rebeldes, egoístas, que maltratam as fracas, impedindo-as de comerem e beberem. Pastores muitas vezes, deixam de pregar a verdade, para não ferir ovelhas, pra não incomoda-las, mas é muito melhor arrancar o tumor e cura-las do que saber, que mais tarde queimaram no inferno.
Existem muitas ovelhas gordas dentro das igrejas, que estão pesadas, não conseguem fazer nada e ainda por cima , dificultam o trabalho dos lideres, sendo usadas pelo diabo, para distrai-los.
O RELACIONAMENTO PASTORAL É DE VIDA OU DE MORTE
O relacionamento entre um pastor e suas ovelhas é um relacionamento de vida ou morte. Ser um pastor significava ter um relacionamento sem barreiras e sem limites com o rebanho. Um não pode viver sem o outro.
O destino do pastor e das ovelhas se torna tão ligado um ao outro que o pastor não aceita viver sem as ovelhas e nem elas podem viver sem o pastor.
AS CEM OVELHAS
E Chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir.
E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.
E ele lhes propôs esta parábola, dizendo:
Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e vai após a perdida até que venha a achá-la?
E achando-a, a põe sobre os seus ombros, jubiloso;
E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida.
Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Lucas 15:1-7
Jesus contou essa parábola, que deve ser para nós inesquecível. Tendo cem ovelhas um pastor deixou as noventa e nove e foi atrás da ovelha perdida, desgarrada e só voltou, quando a encontrou. Acredito que ele deixou as noventa e nove no aprisco, guardadas, almentadas, mas não se esqueceu da pequen ovelhinha que ele amava tanto que não poderia descansar e nem dormir, sem que a encontrasse. Existem lobos ferozes prontos a atacar as pequenas ovelhas. Davi enfrentou um leão que queria matar as ovelhas. Depois veio um urso e ele o matou também. O relacionamento do pastor e as ovelhas é de vida ou morte. O responsável pela vida, pela alimentação, pelo descanso, pelo bem estar da ovelha é o pastor. Esse Pastor da parábola ao encontrar sua ovelhinha que traz no ombro, ao chegar em casa da uma festa, dizendo:
“Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha perdida.
Que a Graça e a Paz esteja com todos!