CARTA ABERTA PARA JULIETA

Paulo Sergio Larios

O meu texto “Pacificados em Cristo”, veja o link abaixo:

http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4664454

gerou uma opinião que merece resposta.

Quero dizer que isso é inédito, até agora, pois opinião nenhuma mereceu uma resposta aberta, entretanto essa merece. A opinião da Julieta, que é também do nosso Recanto das Letras, segue abaixo:

25/01/2014 23:01 - Julieta [não autenticado]

Respeito a sua opinião. Mas se Jesus morreu para nos libertar do pecado, morreu em vão, porque continuamos pecando. Se estivéssemos libertos Jesus não diria Pegue a sua Cruz e me siga. O mestre nos ensinou a não pecar. Bjs

O texto sintetizado da Julieta tem algumas premissas erradas e perigosas. Mas ainda assim eu gostei bastante que ela se manifestasse. Antes de mais nada quero dizer que tomei a liberdade dessa Carta Aberta, com vias de que tudo, absolutamente tudo o que colocamos na Internet é publico. Sendo assim a sua opinião é publica, num site publico e me cabe o direito de réplica.

JESUS NÃO MORREU EM VÃO

A Julieta começa a sua opinião dizendo que Jesus morreu em vão para nos libertar. Ela é mais contundente do que eu, ela diz: “Se Jesus morreu para nos libertar do pecado, morreu em vão, pois continuamos pecando”. Essa premissa perigosa é que me fez vir a publico; em geral eu não dou muita bola para comentários, mas esse foi tão mau colocado que precisa ser melhor entendido. Quem diz que ele morreu para nos libertar é a Bíblia, não fui eu. E se está na Bíblia eu acredito.

Mateus registrou a fala do anjo que diz que Jesus veio para nos libertar do pecado e eu acredito. Se não é verdade isso, vejo no mínimo uns cinco mentirosos ai: primeiro Mateus, depois o anjo, seguido de Jesus, do Espírito Santo e de Deus.

Jesus morreu e ressuscitou, e Jesus morreu para nos libertar na Cruz. Mas uma enorme pergunta continua ecoando: Porque continuamos pecando, se Jesus já proveu a libertação?

PORQUE CONTINUAMOS PECANDO?

Nós temos uma doença espiritual, de alta periculosidade correndo em nossas veias e se chama pecado. O pecado é um câncer, um mal, uma rebeldia de enormidades gigantescas. O pecado fez um anjo, portanto uma criatura, imaginar que poderia ser Deus no lugar de Deus e sentar-se no Trono de Deus. Não se iluda o pecado em nós é mortal. Poderíamos sintetizar o negócio da seguinte maneira: somos homens bomba e a bomba é o pecado. Carregamos toneladas de bomba atômica em nós, pois um homem pode destruir uma cidade e um líder nazista tentou destruir uma nação. Isso é impressionante, pois um único homem, feito da mesma matéria que você e eu, tentou destruir uma nação e pior que não era qualquer uma, era a nação de Israel, que Deus prometeu preservar por toda a eternidade. Que tamanha empreitada de louco isso. O que é similar a revolta de Satanás; que loucura querer ser igual a Deus, isso nunca seria possível. Satanás não tem tamanho nem para ser inimigo de Deus, pois para ser um real inimigo tem que ter estatura. Quem é o Diabo perto de Deus? Quem é um anjo criado e expulso da sua casa, perto do seu Criador?

Acredito que o que a Julieta não sabe, pois se não não teria dito o que disse é que existem dois (2) tipos de pecado e os dois são rebatidos por Deus, e os dois estão descritos em Romanos. Resumindo a idéia, tem o Pecado Original, que foi completamente anulado na Cruz, portanto estamos completamente libertos desse pecado, então Cristo cumpriu sim a nossa libertação, integralmente. O que a Bíblia em Romanos quer dizer que tem O PECADO e Os Pecados. O que a Julieta não entendeu são os outros pecados.

E que pecados são esses? Esses outros pecados são os nossos pecados individuais, acostumados, viciados e que podem nos levar para o Inferno. O homem é pecador desde o ventre, e quando esse homem aceita Jesus, entra para a Igreja, se arrepende, o Pecado Original, ou como Paulo diz, A Lei do Pecado é anulada, pois existe uma Lei maior agora vigorando, que é a Lei da Graça. E todos os nosso pecados individuais, que fazemos, que somos acostumados a fazer, são apagados também, no momento em que aceitamos a Jesus, o que é o arrependimento. Imediatamente à entrada na fé todos os nossos pecados, ou aLei do Pecado, ou os pecados individuais são anulados, já não tem força.

Mas porque o homem continua a pecar? Essa é a grande questão. Primeiro porque temos o livre-arbitrio, a livre escolha. Deus falou para Adão não comer do fruto da árvore que estava no meio do Jardim e ele comeu. Adão desobedeceu ao Senhor.

Mas essa resposta é quase simplória demais, a pergunta Porque o homem continua a pecar é enorme. A resposta vem de Romanos, o homem não consegue viver sem pecar, a não ser que esteja cheio do Espírito Santo. O pecado em nós é o nosso natural, antinatural é não pecar; que é o que vai contra a nossa natureza pecadora.

Esse assunto relaciona-se gêmeo com a santidade, pois quando aceitamos a Cristo somos imputados como santos, mas somos ainda pecadores na prática. A Lei de Deus, a Bíblia nos garante que estamos libertos, mas só o seremos mesmo quando estivermos cheios do Espírito. O melhor seria dizer que somos pecadores justificados.

O que diz a misericórdia? Misericórdia tem a ver com um meliante que foi pego em flagrante delito, preso, julgado e o juiz, na horada ppena decidiu perdoá-lo. Isso é misericórdia: somos culpados do pecado em nós, mas somos justificados pela Palavra de Deus. Isso não nos dá o direito de pecar, observe bem. O amor demonstrado porDeus deve antes nos constranger. Ele sabe e eu sei, que sou pecador, mas Deus escolheu me ajudar a não pecar.

A santidade é imediata, mas ela é também progressiva. Sou declarado santo no momento em que aceito Jesus, mas preciso buscar uma santidade diária, para o resto da vida. Se sou declarado santo, sou declarado livre do pecado,mas preciso buscar uma sntidade diária, até que esteja perfeito. Somos imperfeitos, até chegarmos à perfeição. Buscamos Deus e interagimos com Ele, para que possamos ser influenciados por Ele.

Jesus proveu sim, a nossa total libertação na Cruz, tanto a imediata da Lei do Pecado, quanto a progressiva, diária, para o resto de nossas vidas na terra. Somos libertos imediatamente e aos poucos na Cruz de Cristo.

ESTAMOS LIBERTOS, POR ISSO PEGAMOS A NOSSA CRUZ E O SEGUIMOS

Carregamos a nossa Cruz porque estamos libertos, e a carregamos diariamtnete. A Palavra nos ensina a sermos crucificados diariamente. Precisamos morrer na Cruz, completamente, para que o que Cristo fez seja mostrado às claras. O problema é quando o homem decide pecar, ao invés de obedecer e aceitar a sua libertação.

Acredito que estamos vencendo em Cristo. Eu nmão sou mais o mesmo homem que aceitou Jesus um dia. A Igreja tem sido ensinada, ministrada, cheia do Espírito, dirigida, corrigida, exortada, para chegar à perfeição. Não somos mais os mesmos.

ESTRAGADOS PARA O PECADO

E o que é mais lindo nisso é que estamos estragados para o pecado. Podemos até pecar, mas o pecado tem um outro gosto agora, não é tão inócuo e bom como criamos um dia. Deus nos estragou para o pecado. Posso até pecar, mas o gosto é ruim.

Existe uma nova Lei combatendo dento de mim, que é a Santidade. Quando alcançados pela graça, o nosso natural que é sermos pecadores, é transformado por Deus, e o homem natural vai dando lugar ao homem espiritual. A pessoa espiritual em nós a Igreja vai tomando lugar do homem pecador em mim e vou sendo transformado por Deus em nós, no mais próximo possível de Cristo. Vamos com o tempo, sendo parecidos com Jesus, o irmão mais velho e o primogênito de uma nova criatura. O velho homem vai sendo transformado em ser espiritual.

Podemos até ainda estarmos pecado, mas se continuarmos em Cristo e não nos desviarmos dele, jamais, haverá o dia em que a atração do pecado não terá influencia alguma sobre nós, pois nesse dia seremos outras criaturas e não mais homens pecadores com a lei do Pecado em nós, mas sim homens espirituais com a Lei da Graça em nós.

HÁ UMA GUERRA EM NOSSOS MEMBROS

Isso tudo culmina dizendo que existe uma guerra em nós. Paulo mesmo disse, no livro de Romanos: o bem que quero fazer não o faço, mas o mau que não quero esse é que faço. Como diz em algum lugar: vossos membros guerreiam. O homem sem Deus está em Guerra com Deus, com o próximo e consigo mesmo. E ai chegamos ao texto que originou essa réplica, pois Somos pacificados em Cristo. Cristo traz para nós a reconciliação com Deus. Somos reconciliados em Deus. O pecado é tirado de uma vez e aos poucos.

Cristo não morreu na Cruz em vão, mas antes nos proporcionou a vacina para o pecado. Os efeitos estão sendo mostrados, apesar de que só queiramos enxergar o defeito. E a Igreja é um grande hospital espiritual, que gera uma outra raça de homens. Nós cristãos estamos sendo gerados no Espírito, portanto estamos passando de uma raça para outra. Estamos sendo no linguajar bíblico: transportados do reino das trevas para o Reino de Luz.

Julieta, um grande beijo.

Oro para que Deus a alcance e a vacine também.

Oro para que você seja estragada para o pecado.

Que Deus a abençoe.

Graça e Paz!

pslarios
Enviado por pslarios em 29/01/2014
Código do texto: T4668955
Classificação de conteúdo: seguro