ESTUDO BÍBLICO - N. 09 (Lc,7, 14-23, Lev. 11)
ESTUDO BÍBLICO - 09
Antoni BigCuore*
Data: SP.sp. 23/01/2014, 5a.feira, às 15,45 hrs.(34 graus!!!)
--------------------------------------------------------------------
Fundamento: Levítico 11, Evangelho Marcos 7, 14-23
--------------------------------------------------------------------
Como cristão aprendi a fazer a “Lectio Divina”, ou seja, a leitura orante da palavra de Deus. Dessa forma, aprendi que NUNCA se pode interpretar a Bíblia ao pé da letra. É imperativo levar em consideração o contexto sócio-econômico e cultural da época.
Meditemos sobre o Livro Levítico 11 em confronto com o Novo Testamento, no Evangelho de Marcos 7, 14-23:
“Javé falou para Moisés e Araão: “Digam aos filhos de Israel: São estes os quadrúpedes que vocês poderão comer dentre todos os animais terrestres. Vocês poderão comer todo animal que tem o casco fendido, partido em duas unhas, e que rumina. Dentre os que ruminam ou tem o casco fendido, vocês não poderão comer os seguintes espécies: o camelo, pois, embora seja ruminante, não tem o casco fendido. Considerem impura a lebre, pois embora seja ruminante, não tem o casco fendido. Considerem impuro o porco, pois, a pesar de ter o casco fendido, partido em duas unhas, não rumina. Não comam a carne desses animais, nem toquem o cadáver deles, por que são impuros.”
“13Das aves considerem imundas e não comam os seguintes, porque são imundas o abutre, o gipaeto, o xofrango, o milhafre negro, as diferentes espécies de milhafre vermelho, todas as espécies de corvo, o avestruz, a coruja, a gaivota e as diferentes espécies de gavião, o mocho, o alcatraz, o íbis, o grão-duque, o pelicano, o abutre branco, a cegonha e as diferentes espécies de garça, a poupa e o morcego”. ( 1 – b.paulinas, pg. 126)
--------------------------------------------------------------------
Confrontemos agora com o texto do Evangelho de São Marcos, capitulo 7, versículos 14ª 23: “Em seguida, Jesus chamou de novo a multidão para perto dele e disse: “Escutem todos e compreendam: o que vem de fora e entra numa pessoa, não a torna impura; as coisas que saem de dentro da pessoa é que A TORNAM IMPURA. Quem tem ouvidos para ouvir ouça”.
Depois o mestre Jesus, explica aos discípulos que queriam saber mais detalhes sobre sua homilia, diz que no versículo 20: “Jesus continuou a dizer: “É o que sai da pessoa que a torna impura. Pois é de dentro do coração das pessoas que saem as mas intenções, como a imoralidade, roubos, crimes, adultérios, ambições sem limite, maldades, malícia, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. Todas essas coisas más saem de dentro da pessoa, e são elas que a torna impura”. ( pg. 1291 – Biblia Paulinas, edição pastoral, SP.sp.)
---------------------------------------------------------------------
REFLEXÃO DE A.BIGCUORE: o texto do Levítico atribuído a Moisés, foi escrito, segundo se supõe, logo após o Exílio do povo Hebreu, no Egito. Portanto, muitos e muitos anos antes de Cristo.
Pelo bom senso, podemos notar que não tem sentido, por exemplo, não comer carne de porco.
Certa vez perguntei a um sacerdote de minha paróquia, sobre animais puros e impuros e citei o porco, ao que ele argumentou com coerência e lucidez: Naquele tempo as condições sanitárias para se criar um porco eram bem diferentes das de hoje, século 20! Hoje o porco é fiscalizado pelo S.I.F.(Sistema de Inspeção Federal). Existem firmas sérias atuando no ramo de carnes, inclusive a de porco.
Por outro lado, pelo texto de Marcos, 7, 14-23, Jesus deixa bem claro e derruba o argumento do Antigo Testamento. Não são as coisas que entram pela boca do ser humano que a torna impura; mas sim, as que saem.
Jesus está corretíssimo!!! Do coração nascem os pecados capitais: a luxúria, a inveja, a gula, o adultério, as fornicações, a corrupção política e assemelhados. Quem não tem Deus no coração, quem não vive, no dizer da Paulo, em sintonia com o Reino de Deus, pratica todas essas abominações que só agradam ao Malígno, ao Inimigo de Deus.
Ao contrário, quem pratica atos de justiça, andando nos caminhos do Senhor Deus, colhe os frutos que nascem no seu coração: paz, alegria, justiça, amor, bondade, equilíbrio, solidariedade, ética, honestidade etc.
Portanto, ao ler e estudar a Palavra de Deus, temos de ter muito cuidado para não cairmos na tentação da análise fundamentalista.(ou seja, analisar a palavra de Deus ao pé da letra).
É imperativo, antes de mais nada, invocar o Espírito Santo de Deus, para nos inspirar a ler e entender o que Deus quer dizer a nós, seus filhos queridos.
Sem fanatismo, sem proselitismo, mas com EQUILÍBRIO, se pode caminhar para o porto seguro da salvação e uma das principais ferramentas, é a Palavra de Deus, vivida diariamente, sobretudo, para nós cristãos, NA NOVA E ETERNA ALIANÇA FIRMADA POR JESUS, no Novo Testamento!. Jesus é o vinho novo! Nele todos os homens se igualam! Deus os abençõe e obrigado pelo carinho de sua leitura!
--------------------------------------------------------------------
(*) Fonte: 1 e 2, Bíblia Paulinas, edição pastoral, SP.sp. pgs. 126 e 1.291 respectivamente.
(**) Antoni BigCuore é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse e conheça seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (autconhecimento, espiritualidade e vida saudável) e seu link poético e filosófico: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
---------------------------------------------------------------------