O URSO, O LEÃO, O GIGANTE E O REI LOUCO

Paulo Sergio Larios

“O Senhor que me livrou das garras do leão e das garras do urso me livrará das mãos desse filisteu".”

1 Samuel cap 17:37

Neste final de ano uma palavra, dentre tantas outras, não parou de falar comigo, e foi essa uma pregação da irmã Sonia Hernandes da Renascer em Cristo; ela falou sobre o urso, o leão, o gigante e o rei louco.

É interessante, uma problemática que já aprendi há muito tempo, sobre qual é a palavra que está falando com você nesse tempo? A Palavra é aquela que não sai da sua mente, mesmo passando muitos dias. Do final do ano pra cá li e ouvi muitas pregações, mas somente algumas palavras e alguns hinos e algumas revelações tem ultrapassado o teste do tempo.

Que possibilidades há de um urso de atacar? Quase nenhuma não é? Que possibilidades há então de um leão, e de um gigante então? E um rei louco? Pois um personagem bíblico foi atacado por todos esses.Davi enfrentou um urso, quando era um pastorzinho ainda e um leão também. Crescendo, numa guerra, Davi batalhou contra um gigante. Passado algum tempo o rei Saul enlouqueceu e Davi guerreou uma grande parte da sua vida contra ele.

Para algumas pessoas parece brincadeira, contra toda impossiblidade, lhe aparece um urso contra ele, um leão, um gigante e até um rei que enlouquece. Parece até brincadeira Jesus, mas tem gente enfrentando urso, outros leões e até contra toda possibilidade um gigante, mas um rei que enlouquece já é demais, não é?

O Leão

O leão é um animal dos mais bravos e perigosos do reino animal. Anmais na Biblia siginificam reis e reinos. Em Daniel lemos sobre um leão e sobre um urso. O leão representa para nós hoje as lutas, as adversidades, que são mais poderosas e fortes do que nós, os inimigos cruéis e violentos, que tentam nos afastar da presença de Deus. O leão tem um apetite voraz, o que significa os mais fortes apetites carnais da natureza humana, a crueldade da carne, que não é fácil de ser vencida. Essa fome é baseada em três pontos: sexo, dinheiro e poder. O leão é também um animal imponente, portanto orgulhoso. Devemos tomar então cuidado com o rogulho, a soberba em nossas vidas. E segundo o Salmo 19:13 a soberba é um dos pecados que mais aborrece a Deus.

O urso e o que representa

O urso é um animal inteligente, rápido e feroz. O urso não teme ao homem. Em Daniel o urso representa o império medo-persa e representava o caráter destruidor do inimigo, que eram conhecidos como terríveis predadores. O urso representa os problemas que nos prendem e não temos poder de nos desvencilhar. O urso representa os problemas insolúveis. Em Amós 5:19 mostra a situação de alguém fugindo de um leão e caindo nas garras de um urso, portanto o urso é pior do que o leão. O urso representa para nós hoje a competitividade da vida. Ele é ligeiro, astuto e sagaz. Assim é a vida. Sempre tem gente mais esperta e inteligente do que nós. Quando um urso agarra a presa ele não larga mais, até matá-la. Ele representa o que nos prende e não nos larga. Uma patada do urso pode matar. O que representa os duros golpes da vida, como traição, injustiça e perdas.

O que representa o gigante

Davi enfrentou o gigante Golias, que era filisteu. Os filisteus representam na Bíblia as obras da carne e que são um dos inimigos do crente, que se resumem a apenas três: o diabo, a carne e o mundo. O mais visível nos nosso inimigos é o diabo, mas os outros são também inimigos ferozes. O que siginifica o gigante para nós hoje? O gigante Golias representa o inimigo mais preparado do que nós, o nimigo que já se acha vencedor, portanto assim como Golias desafiava Israel e os afrontava, o gigante que guerreia conosco nos desafia, nos humilha, passa-se como vencedor, antes da hora. Assim são alguns dos problemas da vida: tão grandes e assustadores que não temos nem coragem de enfrentá-los.

O rei louco e o que representa

Saul foi o primeiro rei de Israel, mas não teve paciência de esperar pelo profeta e fez o sacrifício no lugar do profeta, perante todo Israel. Por causa disso Deus o rejeitou. Sem a unção de Deus Saul enlouqueceu, endemoniado. O rei louco representa o sacrilégio das coisas sagradas. O descaso com o que é santo e consagrado a Deus. Saul representa o crente desviado que se torna inimigo dos cristãos verdadeiros. Saul representa a impaciência, o desviado endemoniado, o perseguidor de Israel. O rei louco representa as pessoas que perseguem os cristãos, sem motivo aparente. Os vasos do diabo que tentam matar o cristão. O rei louco representa o próprio diabo que odeia o cristão e deseja exterminá-lo por qualquer custo.

Vencendo todos os inimigos

Acredito que Davi enfrentou o leão, o urso e o gigante e posteriormente o rei louco, porque a obra que Deus tinha com ele era muito grande e Deus tinha que prepará-lo para ser um rei segundo o seu coração. Nossas batalhas e inimigos não nos vem à toa, Deus sempre tem seus planos e propósitos para nós. Se o inimigo se levantou, é para cair. Deus sempre nos dará a vitória sobre qualquer que seja o inimigo.

Amém.

pslarios
Enviado por pslarios em 10/01/2014
Código do texto: T4643671
Classificação de conteúdo: seguro