A PROFECIA DOS OSSOS SECOS (Ez.37)

Antoni BigCuore*

(SP.sp. 26/12/2013, 5ª feira, às 21,40 hrs.)

--------------------------------------------------------------------

Esta semana eu escutava,como de hábito, ouvindo a Rádio 9 de Julho de São Paulo, mais especificamente, o Programa Carismático, No Colo de Deus, e seus dirigentes(Paulinho e Ricardo Mota), refletiam justamente sobre a profecia de Ezequiel, sobre os ossos secos., conforme Ezequiel, capítulo 37. Eu já havia tempos atrás lido este trecho e resolvi então aprofundá-lo e publicar nos meus blogs.

O Profeta Ezequiel viveu no período de 593 a 571, Antes de Cristo. Era Sacerdote exilado no tempo do Império Babilônico. Ele vivia exilado à beira do Rio Cobar, juntamente com mais israelitas.(Ez, 1, 1 )

Ele profetiza a grande RESTAURAÇÃO DO POVO DE ISRAEL, quando o Espírito Santo de Deus, usa a sua boca para colocar vida em milhares de “ossos secos”. Vamos, abaixo, transcrever a palavra de Deus, “ipsi literis”, para depois fazermos uma reflexão para os dias de hoje.

--------------------------------------------------------------------

Assim reza o capítulo 37, do Livro do Profeta Ezequiel: “A mão do Senhor desceu sobre mim, me arrebatou Ele em espírito e me colocou no meio de uma planície, que estava coberta de ossos. Ele fez-me circular em todos os sentidos no meio desses ossos numerosos que jaziam na superfície. Vi que estavam inteiramente secos. Disse-me o Senhor: “filho do homem, poderiam esses ossos retornar à vida? – “Senhor Javé, respondi, só Vós o sabeis”.

“Então ele me disse: “”Profetize, dizendo: Ossos secos, ouçam a palavra de Javé! Assim diz o Senhor Javé a esses ossos: Vou infundir um espírito, e vocês reviverão. Vou cobrir vocês de nervos, vou fazer com que vocês criem carne e se revistam de pele. Em seguida, infundirei o meu espírito, e vocês reviverão. Então vocês ficarão sabendo que eu sou Javé”.

“Profetizei de acordo com a ordem que havia recebido. Enquanto eu estava profetizando, ouvi um barulho e vi um movimento entre os ossos, que começaram a se aproximar um do outro, cada um com o que apareciam nervos, que iam sendo cobertos de carne e que a pele os recobria; mas não havia espírito neles. Então Javé acrescentou: “Profetize ao espírito, criatura humana, profetize e diga: Assim diz o Senhor Javé: ESPÍRITO, venha dos quatro ventos e sopre nestes cadáveres, para que revivam”. Profetizei conforme ele havia mandado. O ESPÍRITO penetrou neles, e reviveram, colocando-se de pé. Era um exército imenso.”

“Em seguida, Javé me disse: “ Criatura humana, esses ossos são toda a casa de Israel. Os israelitas andavam dizendo: “NOSSOS OSSOS ESTÃO SECOS e a nossa ESPERANÇA se foi. Para nós tudo acabou”. Pois bem! Profetize e diga: Assim diz o Senhor Javé: Vou abrir seus túmulos, tirar vocês de seus túmulos, povo meu, e vou levá-lo para a terra de ISRAEL. Povo meu, vocês ficarão sabendo que eu sou Javé, quando eu abrir seus túmulos, e de seus túmulos eu tirar vocês.COLOCAREI EM VOCES, O MEU ESPÍRITO, e vocês reviverão. Eu os colocarei em sua própria terra, e vocês ficarão sabendo que eu Javé, digo e faço – oráculo de Javé”.( 1 )

--------------------------------------------------------------------

Reflexão A. BigCuore: o presente texto, se trata de Profecia de Deus Javé para a libertação e restauração do povo israelita exilado na Babilônia. Jerusalém estava destruída!. O povo desmotivado, descambou-se para deuses estranhos e se entregou a paixões terrenas e suas motivações.

Mas, pela boca do Profeta, o Senhor Deus, promete e cumpre e dá vida a uma imensidão de ossos secos que representavam o povo israelita.

Deus sempre age na história em favor de seu povo e seus eleitos. No Antigo Testamento, os israelitas eram o provo eleito de Deus. Mas, com o nascimento de Jesus, se inaugura uma nova era. Uma era em que todo o povo era chamado POVO DE DEUS!.

A partir de Jesus, todos, mormente os marginalizados, os pobres, humildes, desvalidos, tem a preferência do Senhor Deus. Jesus cumpre fielmente o mandado que o Pai Celestial lhe confiou, qual seja, nos resgata do pecado original e nos dá vida nova. Jesus é o rosto humano de Deus!

Antes no capitulo 36, versículos 24 a 28, Deus diz: “Vou pegar vocês do meio das nações, vou reuni-los de todos os países e levá-los para a sua própria terra. Derramarei sobre vocês uma água pura, e vocês ficarão purificados. Vou purificar vocês de todas as suas imundícies e de todos os seus ídolos. Darei a vocês um CORAÇÃO NOVO, e colocarei um ESPÍRITO NOVO dentro de vocês. Tirarei de vocês o CORAÇÃO DE PEDRA, e lhes darei um coração de carne. Colocarei dentro de vocês o meu espírito, para fazer com que vivam de acordo com os meus estatutos e observem e COLOQUEM EM PRÁTICA AS MINHAS NORMAS.. Então vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados: vocês serão o meu povo, e eu serei o Deus de vocês.” ( 2 ) (grifos meus)

Meus irmãos e minhas irmãs em Cristo, Deus nos propõe para hoje a nossa conversão! Hoje, agora, já!!! Urge mudarmos de vida. Passarmos de uma vida vazia, pecaminosa, para uma vida de virtudes, uma vida santificada e sempre em sintonia com o Reino de Deus.

Deus, sempre foi, e é, um DEUS PRESENTE!. Ele não tem passado e nem futuro, Ele é presença pura!!!. Emanoel, o Deus conosco, muito bem personificado no nascimento do Menino Jesus.

--------------------------------------------------------------------

ORAÇÃO: Pai Celestial, em nome de seu Filho Jesus Cristo, nós te louvamos e te bendizemos o teu santo nome e te pedimos, oh Pai, purifica-nos; cura-nos; liberta-nos de todas as nossas imundícies e de nossos materialismos. Coloque um coração novo em nosso peito, para nunca nos deixemos fascinar pelos valores do mundo; que nunca nos deixemos iludir pelos ídolos do dinheiro, do luxo, enfim, da vida supérflua que nada constrói.

Faça de nós CRIATURAS RENOVADAS pelo teu Santo Espírito. Que possamos ser sinal, canal de graças, de bênçãos de paz, alegria, mansidão, equilíbrio para todas as pessoas com as quais interagimos.

Nós cremos Senhor, que para Ti NADA É IMPOSSÍVEL! Tu podes, como fez com os ossos secos, ressuscitar vidas novas para Te glorificar e “gritar” para todo mundo ouvir, que Tu és um Deus de Amor e que o Teu Reino jamais findará!.

Glórias a Deus Pai, a Deus Filho(Jesus, o Verbo Encarnado) e ao Espírito Santo Santificador. Amém!.

--------------------------------------------------------------------

Fonte: ( 1 e 2 ) – Bíblia Paulinas, edição pastoral, pgs. 1.127/128.

(*)autor é escritor e comunicador do Evangelho de Jesus Cristo para todo o planeta. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com

--------------------------------------------------------------------