O QUE DEFINE UMA PESSOA BOA DE UMA PESSOA MÁ?

Paulo Sergio Larios

Na verdade, eu demorei a minha vida inteira para escrever esse artigo. O que define uma pessoa boa de uma pessoa má? Isso incomoda porque não queremos andar com pessoas que de repente podem se virar contra nós e nos atacar, não é mesmo? Mas isso já ocorreu comigo e acontece com muita gente. Algumas pessoas muito queridas tiveram reações contra mim impensáveis, como um tio e uma tia que sempre amei demais e ainda os amo, que morrendo a minha avó materna e deixando um terreno com algumas casas, fizeram de tudo contra a minha família, para herdar o imóvel. Entretanto esses meus tios sempre foram excelentes pais. Como se explica isso? O que define uma pessoa boa de uma pessoa má? Li a algum tempo atrás que mesmo o pior assassino cruel, tem alguma coisa que ama de paixão. Vi um bandido perigoso na TV que amava o seu gato. Fica difícil definir a pessoa boa da má então não é? Como nos filmes que imitam a vida, as pessoas tem tons de cinza: não são totalmente brancos e nem totalmente brancos; são tons de cinza.

Quando nascemos, todos nós temos nossas qualidades, nosso jeito, o nosso DNA que nos define como seres-humanos, mas a vida molda o nosso comportamento e nos tornamos responsáveis pelas nossas escolhas.

Quando nascemos temos nossa herança genética como a cor dos olhos, os traços do pai e da mãe, a cor dos cabelos, etc. Essa é a característica genética, mas não podemos nos esquecer da nossas herança histórica também: de onde viemos, como era a nossa família, como era a relação no lar, os problemas que vivemos, os percalços da vida e as vitórias conquistadas. Um descamisado não pode ser julgado igual a um abastado. Alguém que teve ensino de primeira qualidade, adquirindo um francês impecável, não pode ser julgado igual a quem é analfabeto e mora numa favela. Critérios diferentes, para pessoas diferentes, em situações diferentes. A quem mais foi dado, mais deve ser cobrado.

O que define afinal uma pessoa boa de uma pessoa má? Parece extremamente difícil essa percepção, mas não é. O que define uma pessoa boa de uma má são as suas atitudes: pessoas boas tem atitudes boas e pessoas más tem atitudes más. O que define o bom do mal são os seus atos.

Eu vou explicar de maneira diferente e bíblica. Saíram do Egito com Moisés milhares de pessoas, que foram conduzidos pelo deserto, que era o caminho mais rápido até a terra que Deus estava lhes dando, mas muitas pessoas que passavam pelo deserto tiveram reações tão contrárias que algumas foram mortas no mesmo instante do problema e outras foram morrendo com o tempo. Milhares de pessoas entraram na terra da Judéia, mas milhares ficaram tombadas no deserto. O Sol nasce para todos, como reagimos a isso? O que define um cristão não é que ele não irá ter problemas, doenças, desemprego ou qualquer percalço na vida, mas sim como é que ele reage ante o problema. Como é que você reage quando está com fome, ou com dor, ou muito sono? Qual o casal que não passou situações difíceis em que se imaginava que o barco iria afundar de vez? A maneira que reagimos a esses problemas definiram os nossos casamentos. Como os maridos enfrentam a TPM do marido? E como as mulheres enfrentam o desemprego do marido? Eu acredito sinceramente que os homens não conhecem as mulheres e nem as mulheres os homens. Sou casado a quase vinte anos e me vejo de vez em quando conversando com a minha esposa e eu e ela estamos discordando de coisas bobas. Meus pensamentos não são os dela e nem os dela os meus, mas deveriam ser parecidos com o tempo e eu deveria ter influenciado mais e ela deveria ter me influenciado mais também e não foi isso que ocorreu. Desertos todo mundo tem, mas como reagimos a eles? Algumas pessoas se prostituem, se corrompem, ante os problemas, enquanto que outras vão orar e jejuar. O que define as pessoas se são boas ou más são os seus atos.

Os seus atos perfazem o padrão de comportamento. Como nos comportamos? Isso não é coisa para se perceber de um dia para o outro. Esse assunto nos leva a um outro, que é escatológico: Como Deus vai julgar os homens? O melhor, para entendermos corretamente não seria dizer como, mas quando. Quando Deus vai julgar os homens? Quando a sua obra na terra acabar. Como se diz: Deus não julga um livro pelo seu inicio, mas pela obra pronta. É muito difícil julgar alguém. É extremamente complicado separar o joio do trigo, só alguém com a capacidade de saber todos os fatos envolvidos em todas as situações, tanto materiais, quanto espirituais, assim como as motivações do coração, poderia julgar, ou seja: só Deus. E ainda assim Deus só pode julgar alguém pelo final de sua obra, a não ser que essa pessoa consiga fazer algo tão ruim e que adquira imediatamente a ira de Deus sobre si, e ai está perdida. Davi comeu os pães da preposição, que eram pães colocados num lugar santo, e que só serviam de símbolo e nem eram para ser comidos, portanto eram sagrados e consagrados a Deus, mas fugindo da perseguição pediu aos sacerdotes e comeu do pão sagrado e não morreu. A Arca do Concerto certa vez fora resgatada das mãos de ladrões e vindo para o templo, quase caiu da carroça que a transportava e alguém colocou a mão para não deixá-la cair e esse homem morreu na hora. Naquele momento só as pessoas autorizadas poderiam estar transportando a Arca e mesmo que aparentemente inocente, ele não poderia ter feito isso. Em algumas coisas consagradas a Deus não se toca.

Qual tem sido o nosso padrão de comportamento? Qual é o seu pecadinho? Os grandes pecados que fugimos são tão grandes que nem nos afetam, pois somos sábios o suficiente para fugir deles; mas e quanto aos pequenos pecadinhos? É esse pecado, o cometido, o acostumado, o que está virando padrão de comportamento que pode condenar alguém ao fogo eterno.

Dizem erroneamente que ninguuém é totalmente boa e ninguém é totalmente má. Ninguém nasceu bom, ou nasceu mau. Essa premissa é um erro teológico grave. Nós nascemos ruins e somos maus por natureza herdade do Pecado Original de Adão. Nascemos maus, nascemos com o Pecado Original. Pecar é a nossa natureza, agir com maldade é a nossa natureza. Nascemos maus. O que pode quebrar esse comportamento espiritual e que se torna material em muitas pessoas é adquirirmos uma nova natureza, ou seja, só aceitando a Cristo e deixando o Espírito Santo nos fazer uma nova criatura é que seremos livres dessa maldade.

Para dizer se alguém é uma pessoa boa ou má, é o que essa pessoa faz é o que define o que ela é.

Um policial corrupto pode ser o melhor pai do mundo. Uma prostituta pode ser a filha mais amorosa do mundo. Um artista primoroso pode ser alguém que bata na mulher e nos filhos. O peso da balança está pendendo pra que lado? Só Deus para poder julgar alguém, e isso respeitando-se o final da obra, o tempo histórico que tal ato ocorreu, e porque ocorreu, sabedor do histórico material e espiritual, ou seja, o que estava ocorrendo no material e no celestial, além de saber o que ia no coração de quem o fez, e porquê fez.

Mas ainda assim, existe uma regra de ouro para os nossos comportamentos: qual é o padrão do cristão, qual é a nossa medida aferidora, a gente se baseia aonde pra fazer o que faz? O padrão é Deus, o padrão é Jesus Cristo. Começa daí: não podemos entrar num lugar onde Deus não entraria, não podemos assistir o que Deus não assistiria, não podemos andar com quem Jesus não andaria e por ai vai. Se Deus não vai, eu não posso ir. Se fosse Jesus não faria isso, então eu não posso fazer também.

A Bíblia é um livro de padrões de comportamento e que nos mostra as coisas que Deus se agrada ou se desagrada. Como disse Jesus: Deus é bom! Isso significa que AA bondade pertence só a Deus. A nossa bondade é por empréstimo. Só posso agir com bondade, porque Deus é bom e me empresta um pouco dessa bondade. Podendo fazer o mal eu faço o bem, então eu agi com bondade.

Gosto muito desse padrão bíblico:

Sede Santos, porque eu sou santo. (1 Pedro 1:16)

Amém.

pslarios
Enviado por pslarios em 26/11/2013
Código do texto: T4587946
Classificação de conteúdo: seguro