Mateus 19:21 A caridade com os pobres

AÇÃO DE GRAÇA PARA COM O PRÓXIMO A CARIDADE. Bíblico-Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. (Mateus 19:21)

Que dizer-vos acerca da caridade, que vós já saibais, que nos não tenhais ouvido? Que louvores proferir em honra desse sentimento sublime que não tenham sido já repetidos mil vezes, em suavíssimos trechos de palavras inigualáveis?

Que de todos os sentimentos que Deus pôs no mundo e no coração de seus filhos para se assemelharem a Ele, nenhum como a caridade tem mais divulgada a sua fama.

Vem de remotos a pratica desse sentimento tão belo, tão cheio de unção divinal, tão repassada de doce melancolia; mas fervoroso, ele imensamente no coração da humanidade, desde que Jesus andou de terra em terra pregando a sua pratica, como sendo a ação mais grata aos olhos de Deus.

Radicou-se a caridade profundamente na alma da humanidade desde pela terra passou, Aquele que a si chamava as crianças para as aninar, procurava os enfermos para lhes ministrar socorro e conforto, levava o perdão aos maus que se arrependiam e conselhos e exemplos aos bons, aos justos que se julgavam pecadores, que duvidavam da sua própria bondade, à míngua de esclarecimento para a sua razão. O leproso "Se queres, pode purificar-me (Marcos 1:40)".

Procede do céu a caridade e exercê-la é tornar-se homem agente da bondade de Deus, “é como despir-se da sua feição terrena, para vestir a forma de divindade na terra”.

Ser piedoso para os que sofrem; enxugar as lagrima dos que choram derramar suave consolo na alma dos que desesperam em meio da sua desgraça, da sua amargura, repartir o pão com os que têm fome e encostar ao peito o coração alanceado dos que uma angustia assoberba, mas eu não creio que possa haver alguém que, por tão pequeno custo não queira merecer as bênçãos que Deus 'esparge', derrama por sobre aqueles que na terra exercem a missão que mais lhe agrada, e conquistar o renome mais que tornar o homem orgulhoso de si mesmo, um servo de Deus.

É tão fácil e simples exercer a caridade, praticar tão sublime virtude, alem disso a caridade traz consigo também consolação para os que a praticam muitas vezes ainda maior que a que estes entornam sobre as amarguras dos que sofrem 'e bem maior a felicidade de quem dar, do que aqueles que as recebem'.

Valdeci Fidelis
Enviado por Valdeci Fidelis em 19/11/2013
Código do texto: T4577841
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.