Deus e o demônio; Que tentação! - I

Começa o domingo e os personagens devotos declaram;

- Minha alma está purificada e perdoada,

- Me sinto renovada, o bem invadiu meu coração.

A primeira da fala é de nome Cristiane, filha de Telma, tirânica quando criança e moralmente um anjo enquanto adulta. Assim ela mesma se caracterizava, e vivera a fazer planos sobre sua vida, pois a morte, segundo o que não sabia, tentava garantir pela sua devoção que prestava. Parece que ela, bem devota que era, aprendera com muitos a moral cristã e fez até rima sobre o que penetrava o seu espírito, à saber, "Deus e sua vivacidade." Com isso, a refinada Cristiane, filha de um nome retrô Telma, seguida do seu vulgo Cris, o qual considerava mais moderno, fazia planos para ter um filho que iria se chamar Deividson. Não entendia sua fascinação pelo nome já que, até pensava em colocar nome bíblico, e desse modo pensou o nome Jesus, mas achou que apesar do nome provir de uma conexão forte na tradição, deduziu que poderia ser presunção sua querer tanto, e se colocando no lugar de pecadora finalizou com Deividosn como um bom nome, moderno e sofisticado.

Em outro instante, ainda falando sobre os personagens, vejamos agora a Dona Creuza, cujo filho se chamava Rogério, e que pela sombra de sua caminhada por uma aceitação social, segue deste modo:

- Se não for com Deus, nada podemos ser.

- Meu desejo é, ser piedosa com quem puder, rezar bastante por mim e pelos que pecam, ajudar a obra do pai e ser fiel ao que ele pede.

Assim dizia dona Creuza, que falava aos montes dos encontros nas manhãs de domingo. Ela sempre se preocupava com os preparativos do dia. Acordava cedo e deixava o vestido que destinaria à missa, bem passadinho e bem limpinho, conforme importância que dava ao encontro. Logo pela manhã, fazia contas para entender o café, e satisfeita com as possibilidades que tinha, fritava o ovo, sentia o cheirinho apreciado do café no fogo, dedicava sua responsabilidade de acordar o Rogério, seu filho, e radiante como parecia, despedia-se com crença de estar fazendo a coisa certa.

............

Próximos personagens: Graciane, filha de Antonia, Suzane, filha de Augusto e Rodrigo, filho de Claudio...

E no final, um grande final.

Até lá.