Eclesiastes 9:10

TUDO QUANTO TE VIER À MÃO PARA FAZER, FAZE-O CONFORME AS TUAS FORÇAS, PORQUE NO ALÉM, PARA ONDE TU VAIS, NÃO HÁ OBRA, NEM PROJETOS, NEM CONHECIMENTO, NEM SABEDORIA ALGUMA. EC 9:10

Os tempos no século XXI são outros, mas isso todos nós sabemos, pois todo dia é um novo dia com experiências e acontecimentos novos, embora os dias da semana tenham nomes iguais, são diferentes, pois os anos-calendário proporcionam data diferente, claro. Mas o porquê começar o texto com uma observação tão óbvia e aparentemente tão sem sentido? Simplesmente por que temos que aproveitar a oportunidade que cada dia nos dá. Nossos dias devem ser vividos com o propósito de fazermos algo novo sempre. Muitas vezes falo para mim mesma e já ouvi a mesma coisa de diversas pessoas: quando eu entrar de férias, quando eu me aposentar, quando meus filhos crescerem, eu farei isso ou aquilo. São projetos que são traçados hoje, mas para a sua realização precisam esperar “melhores” dias. Mas na leitura de Ec 9:10, não podemos abrir mão da oportunidade de realizarmos as coisas no momento em que as oportunidades surgem, pois a palavra de Deus nos ensina:”faze-o conforme as tuas forças”. Tal afirmação nos incentiva a não ficarmos esperando um melhor momento e sim a fazermos com os recursos que temos em mãos, pois Deus é o grande provedor de toda a boa ideia e propósito. Então por que ficamos adiando ações que poderão acarretar a nossa alegria e a alegria de muitos. Difícil responder, mas talvez seja pelo fato de ser a nossa confiança em Deus duvidosa, ou talvez por acharmos que somos donos do tempo. Somos crentes em Jesus Cristo, por isso cremos, mas ainda possuímos em nossa mente resquícios da insegurança que normalmente norteiam a vida daqueles que não creem, e que não devem se repetir com os cristãos. Esse versículo de Eclesiastes nos alerta para que realizemos muitas coisas enquanto temos vida neste mundo, pois para onde vamos não poderemos realizar nada. Eclesiastes 9:5 fala, “porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento”.

Assim sendo sejamos operantes nas boas obras, elas não nos trazem a salvação, mas poderão ser canal de bênçãos para a nossa vida e com certeza para a vida de muitos.

Se pudermos fazer uma visita a uma pessoa enferma, ou a uma pessoa querida, ou a uma pessoa carente, não esperemos por melhor momento e sim nos ajustemos com o tempo que temos para realizar esse desejo. Não esquecendo que o tempo de fazer é agora, o tempo de ser feliz é agora, o tempo de abraçarmos também é agora, o tempo de perdoarmos é agora, e todas essas alegrias serão perpetuadas na eternidade com Cristo.

E todas essas coisas servem também para que tenhamos firmeza diante do que aparece para fazermos, principalmente para o Reino, e para que não nos intimidemos com a nossa falta de capacidade e sim tenhamos a certeza que Deus vai à frente derrubando todas as adversidades.

Dalva dos Santos
Enviado por Dalva dos Santos em 15/11/2013
Código do texto: T4572280
Classificação de conteúdo: seguro