Significado místico do jumento, da tempestade e da semente de mostarda
Significado místico do jumento, da tempestade e da semente de mostarda
“Quando se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois discípulos, dizendo-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós, e logo encontrareis uma jumenta presa, e um jumentinho com ela; desprendei-a, e trazei- mos” (Mat. 21:1-2)
“E, entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram. E eis que se levantou no mar tão grande tempestade que o barco era coberto pelas ondas; ele, porém, estava dormindo. Os discípulos, pois, aproximando-se, o despertaram, dizendo: Salva-nos, Senhor, que estamos perecendo. Ele lhes respondeu: Por que temeis, homens de pouca fé? Então, levantando-se repreendeu os ventos e o mar, e seguiu-se grande bonança. E aqueles homens se maravilharam, dizendo: Que homem é este, que até os ventos e o mar lhe obedecem? (Mat. 8: 23-27)
“Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou, e semeou no seu campo; o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, depois de ter crescido, é a maior das hortaliças, e faz-se árvore, de sorte que vêm as aves do céu, e se aninham nos seus ramos”. (Mat. 13:31-31)
Muitas vezes a vida do místico e do mestre é confundida com mero milagre, quando tem muito mais que a sua própria realização. Fato é que esse caminho estreito ou porta estreita se divide em 5 estágios, como lembra Raul Branco, autor que descobri estar em plena sintonia com o que escrevi em minhas obras, e que assim observa: 1 - O despertar (ou conversão), 2 A purgação, 3 Iluminação, 4 Purgação da alma (noite escura da alma) e 5, a União (com Deus). Nosso Senhor Jesus disse que ele e o Pai eram um, então sabemos de que é inconfundível. Alguns místicos passaram claramente por fases semelhantes, como João da Cruz, que ainda é pouco lembrado, apesar de sua vida fenomenal. Madre Tereza e outros passaram por estágios semelhantes em seu desenvolvimento místico. Fato é que a Bíblia relata em muito numa forma alegórica, esse despertar. Fato é que se deve em muito se ater em detalhes históricos e geográficos dos Evangelhos, mas seu sentido místico para estar bem presente, principalmente nos milagres (uma vez que os poderes teúrgicos são mais características de magos pagãos, não da cultura judaico-cristã).
Já ao longo dos meus dois livros sobre a Bíblia falei do aspecto místico de Jesus, de sua característica além de externa, fatos da vida e sua paixão, também de seu aspecto interno no homem, e mesmo em todo o Universo. O Evangelho de Tomé, dito apócrifo, revela bem essa característica. A jumenta é um caso especial, e revela muito de algo que além de profetizado, estaria com um aspecto místico na entrada de Jerusalém. Isso teria ocorrido por ocasião da festa de Sucot (ou das tendas), e Mateus cita ainda um comentário do midrash sobre Zacarias 9. Mas o aspecto mítico fala do Cristo (interno) que domina a natureza inferior ou animal, representada pela jumenta. Assim a alma entra na casa do Pai (Jerusalém Celeste). É o Cristo que encarna entre nós, sendo domínio sobre a matéria, ou 4 elementos, o animal quadrúpede.
Já o evento de Jesus na tempestade, naquele barco tem a mesma dinâmica. O barco é uma alegoria para o corpo, sendo os discípulos os aspectos da mente e a tempestade em sai são os ventos da dúvida e as ondas do desejo. Quanto já o desejo afastou pessoas da senda mística? Muitas vezes. Então o Cristo interior mais uma vez salvando os homens e mostrando o autodomínio, pois não há tempestade mais perigosa do que aquela que existe dentro de uma pessoa perturbada. A mente do homem é o cenário de toda a tempestade, como revela Geoffrei Hodson.
Já a semente de mostarda é descrita mesmo como uma parábola, e seria difícil ver apenas fato histórico na descrição. Essa semente representa a natureza divina do ser humano, e a germinação e nascimento do Cristo interno. Ela é semeada na escuridão da terra, na natureza corporal do homem, e assim alimentam as aves do céu, que ainda se alimentam de seus frutos. Aves são esse despertar espiritual. E tal leva ao Reino dos céus, o que era a intenção da parábola.
Fato é que havia duas escolas de interpretação bíblica: a de Antioquia e a de Alexandria. Essa segunda ficou um pouco em segundo plano, haja vista o medo que levava a sua interpretação, por parte de dogmáticos e poderosos. Na segunda dois grandes expoentes são Clemente e Philo, que faziam uma leitura muito profunda das passagens do Evangelho. Assim a letra da Bíblia é um corpo, mas sem a alma esse corpo seria apenas um cadáver. Assim a interpretação alegórica é fundamental para o entendimento do sentido espiritual dos ensinamentos de Jesus. Leva assim ao Cristo que nos acompanha, e que está em todo o Cosmo, não apenas em igrejas, livros e na história.