O DIA DE TODOS OS SANTOS...


A crença católica, tem como premissa de fé o culto aos santos que são homenageados no dia 01 de novembro.

É uma celebração em intenção de todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados, e não têm um dia específico de culto, bem como, o número de santos canonizados é muito superior ao número de dias do ano, sendo assim, nem todos são oficialmente homenageados no dia de sua morte. Para resolver esse problema, o Papa Bonifácio IV, criou o Dia de Todos os Santos, com o intuito de homenagear todos os santos em um único dia.

Ainda no século VII o Dia de Todos os Santos era comemorado no dia 13 de maio. No século seguinte (em 835), o Papa Gregório III, mudou a data que passou a ser celebrada no dia 1º de novembro. Dizem os historiadores que o principal objetivo da mudança da data foi para que ela passasse a coincidir com o Samhain – Ano-Novo para os Bruxos (comemoração que deu origem ao Halloween, 01/11 - na época, atualmente, esse dia é 31 de outubro), buscando dessa forma, atrair os “pagãos” (possíveis novos fiéis) para a celebração católica.

Nesse dia a Igreja Católica busca aproximar ainda mais os seus fiéis a Deus. Preconizando que os santos foram pessoas de carne e osso e que se diferenciaram, por que tiveram condutas exemplares durante sua vida terrena. Dessa forma, a Igreja procura mostrar às pessoas que através de saber viver uma vida pautada na santidade, com ações excessivamente virtuosas, todos temos potencial para nos tornarmos santos.

"O processo pelo qual uma pessoa se torna santa é chamado de canonização e pode ser bastante demorado. A Igreja Católica já canonizou aproximadamente 3 mil pessoas. No Brasil, já foi canonizada a madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Santa Paulina), cuja canonização aconteceu no dia 19 de maio de 2002, e recentemente foi canonizado o Frei Galvão, em maio de 2007 (...) Além dos santos canonizados oficialmente, o Brasil possui inúmeros outros santos homenageados por aqui, como a nossa padroeira, Nossa Senhora Aparecida."

No Brasil, assim como em toda a América Latina, o Dia de Todos os Santos não é considerado feriado nacional. Muitas pessoas, porém, vão à Igreja assistir as missas especiais em celebração aos santos. Outras ainda procuram ir aos cemitérios para limpar as sepulturas, levando flores, e deixando-as prontas para o dia seguinte, 2 de novembro, quando é celebrado o Dia de Finados.

No México a data é celebrada também dessa mesma maneira, a diferença porém, é que os mexicanos chamam a data de Dia dos Santos Inocentes.

Em Portugal, no Dia de Todos os Santos as crianças saem juntas à rua para pedir o “pão-por-Deus” de porta em porta, recitando versos e recebendo em troca, pão, broas, bolos, romãs, frutas secas, nozes, amêndoas,ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano. É também costume em algumas regiões, os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em determinadas povoações a data também é conhecida como "Dia dos Bolinhos".

"Há uma crença popular de que no dia 1° de novembro todos os demônios e espíritos malignos andam livremente pelo mundo, voltando às regiões abissais à meia-noite do Dia dos Finados. Diz a lenda ainda que o Halloween, 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos, é uma espécie de preparação para enfrentar e repelir o mal no dia seguinte."

Madalena de Jesus

(Consulta à web: http://pessoas.hsw.uol.com.br)
Maria Madalena de Jesus Gomes
Enviado por Maria Madalena de Jesus Gomes em 01/11/2013
Reeditado em 27/09/2016
Código do texto: T4551719
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.