As bem-aventuranças

Texto chave: Mateus cap. 5

Introdução: O sermão do monte é uma citação do próprio Jesus, prometendo a felicidade, já que o significado de bem aventurado é mais que feliz. Aqui Jesus conta o segredo para a felicidade de acordo com seu padrão. Vejamos cada uma das nove:

Estava Jesus no monte e assentando-se aproximou os discípulos e ele começou a ensiná-los:

1- Bem – aventurado os humildes de espírito, por que deles é o reino dos céus. (ou pobres de espírito, isto é quem reconhece sua pequenez) Ser humilde de espírito é não ter apenas aparência de humildade mais realmente ser humilde, ter a virtude que nos dá o sentir de nossas fraquezas, modéstia, demonstrar respeito, submissão e moderação quem é assim tem o reino do céu, a vida eterna em si mesmo.

2- Bem – aventurados os que choram, pois serão consolados. Chorar é derramar, verter lágrima, lamentar. Ao chorar expressamos nossos sentimentos humanos. Quem chora e se permite chorar tem o consolo prometido somos confortados pelo Espírito Santo e ainda veremos cessar toda lágrima em nosso rosto.

3- Bem- aventurados os mansos (humildes), pois herdarão a terra. O que é ser manso? Não é ser folgado ou indiferente é na verdade ter mansidão, um modo de agir pacifico bondoso e delicado, estes herdarão a terra, eles conquistam, ajuntam e não espalham.

4- Bem – aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão fartos (isto é satisfeitos). A fome e a sede são situações que o corpo padece, ter fome e sede é deveras penoso, mais feliz quem tem tanto fome como sede de justiça, serão satisfeitos, pois o próprio Senhor é a nossa justiça, pão e água da vida que nos justificou por amor.

5- Bem – aventurados os misericordiosos, pois alcançaram misericórdia, a principal característica do misericordioso é sentir consternação a miséria do outro, perdoando e auxiliando as necessidades alheias, Deus é extremamente misericordioso para com os que exercem misericórdia. A bondade, a graça e o perdão de Deus para conosco é infinito, ter a virtude da misericórdia é ser um verdadeiro Cristão.

6- Bem – aventurados os limpos de coração, porque verão à Deus, ter coração limpo, sem sujeira, lavado, nítido, isento,claro e livre de ervas daninhas não é fácil, mais é indispensável, pois esta é a condição para ver a Deus. “Segui a paz com todos e a santificação sem a qual ninguém verá a Deus”. Hebreus 12,14.

7- Bem – aventurados os pacificadores, porque serão chamados de filhos de Deus. Um pacificador segui a paz, luta por ela, concilia, sossega, tranquiliza é sereno transmite isto, nunca incentiva a guerra ou a vingança nas pessoas. Por isso é chamado filho de Deus. “Deus que nos reconciliou com Ele mesmo através de Cristo Jesus”. I Pedro 1,3.

8- Bem –aventurados os perseguidos por causa da justiça, por que deles é o reino dos céus. Ser perseguido é ter um tratamento injusto e mau, sofrer descaso e abuso, porém se o motivo desta perseguição for por causa da justiça da verdade, como Cristo foi perseguido, podemos descansar como herdeiro do reino dos céus onde o sol da justiça ( O Senhor) brilhará eternamente.

9- Bem – aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, vos perseguirem e mentindo disserem todo mal contra vós. Ser injuriado é sofrer injuria, afronta insulto, ofensa, ultraje. Quando mentem sobre nós, por causa de Cristo do evangelho podemos nos sentir felizes com isso, há um detalhe importante que devemos considerar, se é por causa do evangelho ou se sofremos retaliações por provocarmos a ira dos outros com ar de superioridade impondo nossas próprias vontades.

CONCLUSÃO: Temos muitos motivos para sermos mais que felizes, então por que a infelicidade nos afronta e nos sentimos assim, tristes? O fato é que esquecemos a lei da atração, Jesus neste sermão nos mostra a verdadeira felicidade nele, isto inclui choro, perseguição, mansidão, fome sede de justiça, pacificação, misericórdia, tudo ao contrario do que buscamos no mundo. O mundo nos cobra sorrisos frios, o desejo de agradar, sermos violentos para conquistar, não buscar a justiça apenas vantagens, guerrear por tudo e não humanizar nem a nós nem aos outros. Voltemos ao monte, crendo que podemos ser verdadeiramente bem aventurados, em cada renuncia em cada comportamento genuinamente Cristão. Pois viver as bem aventuranças é exercitar a graça, favor imerecido que Cristo viveu aqui na terra, afim de redimir cada um de nós. A palavra Cristão (significa pequenos Cristos) devemos buscar a semelhança com ele, é bom frisar, felicidade com Cristo é o oposto do padrão do mundo, é na verdade perder para ganhar!

Josy Boalento
Enviado por Josy Boalento em 31/10/2013
Reeditado em 15/06/2021
Código do texto: T4550446
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.