Homilia Pe. Ângelo Busnardo (Finados/Todos os Santos)

De 01 até 08 de novembro pode-se obter indulgências plenárias (uma por dia) aplicáveis somente às almas do purgatório.

Condições: Confissão sacramental: uma confissão é suficiente para os oito dias. Visita a um cemitério ou uma igreja. Orações pelas intenções do papa que podem ser Creio. Pai nosso, Ave Maria, glória e Salve Rainha.

FINADOS

02/11/2013

Jó.19,1.23-27ª / 1Cor.15,20-24ª.25-28 / Lc.12.35-40

Nesta etapa da existência, é preciso morrer para ver Deus: 25 “Eu sei que meu Redentor está vivo e que, no fim, se levantará sobre o pó, 26 e, através de minha pele retalhada, na minha carne, verei a Deus (Jó,19,23). Nem todos verão Deus logo após a morte. Somente quem morrer em estado de graça verá Deus logo após a morte e será julgado por Ele. Quem morrer em pecado mortal, isto é, separado de Deus, logo após a morte encontrará satanás e verá Deus somente no juízo final, no último dia.

Aqueles que forem condenados permanecerão no inferno até o último dia e sairão de lá somente para o ressuscitar e participar do juízo final no último dia, voltando, em seguida para o inferno com o corpo ressuscitado: 41 Depois dirá aos da esquerda: ‘Afastai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos (Mt.25,41).

As almas salvas, logo após a morte, verão Deus e serão por Ele julgadas; se não forem radicalmente puras, Deus as enviará para o purgatório para se purificarem e se tornarem aptas para morar no céu onde todos os habitantes são totalmente puros. Apesar de não terem corpo, as almas que moram no céu vêem Deus. Tanto o céu como o inferno nunca terminarão. Por isto, ninguém deve medir esforços para viver fiel a Deus e morrer em estado de graça para evitar o inferno.

As almas que agora estão no céu são plenamente felizes, mas, estando sem corpo, ainda não atingiram a forma definitiva. Somente com a ressurreição que acontecerá no último dia, as almas que já estão no céu atingirão sua forma definitiva. Há, no céu, duas pessoas ressuscitadas: Jesus e Maria. Deus quis antecipar a ressurreição de Maria para que toda a humanidade fosse representada, no céu, em corpo e alma, em sua forma masculina (Jesus) e feminina (Maria): 22 Assim como em Adão todos morrem, assim em Cristo todos reviverão. 23 Cada qual, porém, em sua ordem: como primícias, Cristo, em seguida os que forem de Cristo por ocasião de sua vinda (1Cor.15,22-23). No último dia, ressuscitarão primeiro os corpos das almas salvas e depois os corpos das almas condenadas: 28 Não vos admireis, porque vem a hora em que todos os que estão mortos ouvirão sua voz. 29 Os que praticaram o bem sairão dos túmulos para a ressurreição da vida; os que praticaram o mal ressuscitarão para serem condenados (Jo.5,28-29).

Todos aqueles que querem salvar-se devem estar sempre preparados para morrer: 35 Tende as cinturas cingidas e vossas lâmpadas acesas. 36 Sede como quem espera o seu senhor de volta das festas de casamento, para lhe abrir a porta quando ele chegar e bater (Lc.12,35-36). Jesus avisou que nosso encontro com a morte acontecerá sem aviso prévio. Se a morte nos surpreender em estado de graça, teremos a felicidade de encontrar a Deus, mas se nos encontrar em pecado mortal a felicidade será de satanás.

Para morar no céu após a morte, é necessário, durante esta vida, amar a Deus com um amor maior do que aquele que dedicamos a nós mesmos e amar o próximo com um amor igual ao amor que dedicamos a nós mesmos. O amor que dedicamos a Deus e ao próximo deve ser demonstrado com ações concretas. Quem não tem tempo para ir à missa aos domingos não pode afirmar que esteja amando a Deus com um amor maior do que aquele que dedica a si mesmo.

De 01 até 08 de novembro pode-se obter indulgências plenárias (uma por dia) aplicáveis somente às almas do purgatório.

Condições: Confissão sacramental: uma confissão é suficiente para os oito dias. Visita a um cemitério ou uma igreja. Orações pelas intenções do papa que podem ser Creio. Pai nosso, Ave Maria, glória e Salve Rainha.

TODOS OS SANTOS

03 / 11 / 2013

Ap.7,2-4.914 / 1Jo.3,1-3 / Mt.5,1-12ª

Todos são chamados a ser santos. Os santos que estão na terra podem ser santos sem ser perfeitos. Todos aqueles que foram batizados pela Igreja Católica, a única que pode conferir sacramentos válidos, e estão em estado de graça são santos, mesmo que ainda não forem perfeitos por possuírem pecados veniais. Enquanto estamos vivos o nosso objetivo é estar entre este grupo de santos e esforçar-nos para alcançar a perfeição.

Todas as almas que estão no céu são santas e já alcançaram a perfeição, porque no céu entram somente seres perfeitos: 48 Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito (Mt.5,48). Todas as almas que estão no purgatório são santas, apesar de ainda não terem atingido a perfeição e estar sendo purificadas pelo fogo do purgatório.

Durante a visão que deu origem ao Apocalipse São João saiu do tempo e quem está fora do tempo pode ver o futuro e, enquanto estava fora do tempo, foi-lhe mostrado o céu lotado, algo que se concretizará somente após o juízo final. Ao ver a multidão das pessoas salvas, São João pôde constatar que os judeus salvos, entre os quais estava também ele, eram apenas cento e quarenta e quatro mil: 2 Vi outro anjo, que subia do nascente e tinha o selo de Deus vivo. Gritou com voz forte para os quatro anjos encarregados de danificar a terra e o mar, 3 dizendo: “Não façais mal à terra nem ao mar nem às árvores até que tenhamos marcado em suas frontes os servos de nosso Deus”. 4 E ouvi o número dos que foram marcados: cento e quarenta e quatro mil marcados de todas as tribos de Israel (Ap.7,2-4). Em seguida, constatou que os salvos não judeus eram uma multidão que não conseguiu contar: 9 Depois olhei e eis uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam diante do trono e do Cordeiro, vestidos de túnicas e com palmas nas mãos. 10 Bradavam em alta voz: “A salvação pertence ao nosso Deus que está sentado no trono, e ao Cordeiro” (Ap.7,9-10).

Todos os salvos se tinham purificado no sangue do cordeiro: 13 Tomou a palavra um dos anciãos e me disse: “Estes que vestem túnicas brancas, quem são e de onde vieram?” 14 Eu lhe respondi: “Meu Senhor, tu é que sabes”. E ele me falou: “Estes são aqueles que vêm da grande tribulação, lavaram as túnicas e as alvejaram no sangue do Cordeiro (Ap.7,13-14). Sem a Eucaristia ninguém se salva. O Batismo nos livra da escravidão de satanás mas não nos devolve o sopro que Deus infundiu em Adão logo após criá-lo e que ele e Eva perderam ao cometer o primeiro pecado. Quem nega a presença real de Jesus numa hóstia consagrada, não a recebe ou a recebe em pecado mortal nunca entrará no céu: 53 Jesus lhes disse: “Na verdade eu vos digo: se não comerdes a carne do Filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54 Quem come minha carne e bebe meu sangue tem a vida eterna e eu o ressuscitarei no último dia (Jo.6,53-54).

Os filhos de Deus estão no mundo mas se comportam de forma diferente daqueles que ainda não se converteram: 1 Considerai com que amor nos amou o Pai, para sermos chamados filhos de Deus. E de fato o somos. Por isso o mundo não nos conhece. É que não o conheceu também (1Jo.3,1). Muitos se consideram filhos de Deus mas na realidade não o são. Por isto, São João diz que “nós somos chamados filhos de Deus e de fato o somos.

É filho de Deus somente aquele que foi batizado pela Igreja Católica e está em estado de graça. Quem não recebeu um batismo válido ou, após receber um batismo válido, vive em pecado mortal, é apenas uma criatura de Deus mas não é filho adotivo dele. Por enquanto não é possível notar diferença entre os filhos adotivos de Deus e aqueles que são apenas criaturas de Deus: 2 Caríssimos, agora somos filhos de Deus, embora ainda não se haja manifestado o que havemos de ser. Sabemos que, quando ele aparecer, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal qual ele é (1Jo.3,2). Os filhos adotivos de Deus dificilmente alcançarão a perfeição durante esta vida e por isto devem estar sempre num processo de purificação: 3 E todo aquele que nele espera, purifica-se, assim como ele é puro (1jo.3,3).

Através das bem-aventuranças, Jesus sugeriu um caminho para se alcançar a santidade. Aqueles que não são gananciosos, se entristecem com o mal existente no mundo, não são prepotentes, procuram se santificar, são misericordiosos, procuram se purificar e promovem a concórdia entre as pessoas se comportam como filhos adotivos de Deus.

Código : santos11

Ângelo José Busnardo

e-mail : ajbusnardo@gmail.com

Pe. Ângelo Busnardo.
Enviado por Joanne em 30/10/2013
Código do texto: T4549266
Classificação de conteúdo: seguro