“Esquecendo o passado, encontrando o perdão”

Esboço bíblico

“Esquecendo o passado, encontrando o perdão”

Texto base: Atos 9, 10 a 25 Versículo principal: Atos 9,25.

INTRODUÇÃO: Saulo era um perseguidor temido, porém o plano de Deus na vida daquele influente religioso, criado aos pés de Gamaliel (Mestre dos fariseus, doutor da lei) era surpreendente. A caminho de Damasco com autoridade para prender os “do caminho”, (assim eram chamados os cristãos primitivos) Atos 9, 1 e 2, ele tem uma visão de Cristo e ele lhe fez a seguinte pergunta: Saulo por que me persegues? Ao que Saulo respondeu: Quem é que fala comigo? Jesus o responde: Sou Jesus a quem persegues. Que encontro magnífico! Saulo perde a visão dos olhos e do seu intelecto, afinal como zeloso religioso judeu praticante, ele via Jesus e os do caminho como uma farsa, agora ele havia visto o sobrenatural de Deus, como conhecedor das praticas religiosas ele fica em jejum, sem comer e beber, em oração buscando uma resposta para o que aconteceu. Ele tem uma visão um discípulo do caminho chamado Ananias, ora por ele impondo as mãos em nome de Jesus e lhe devolve a visão. Sim isto estava pra acontecer com Saulo ele experimentaria um milagre, que como fariseu se recusava a aceitar, Sim Jesus é o Cristo é o ungido de Deus.

3 desafios que Ananias cumpriu para que o plano de Deus fosse executado:

1- Ouviu a voz de Deus – Ananias viu em uma visão a ordem expressa de Cristo, na rua Direita ele deveria ir e orar por Saulo que estava em oração e sabia que ele Ananias era a resposta de Deus, só ouve a voz de Deus quem busca.

2- Venceu a sua insegurança e medo – Ele foi sincero, falou com o senhor “este homem é mal tem autoridade para prender e matar, como posso ir até ele”. Deus ouve o sincero que reconhece seus medos, porém ele acreditou no Senhor, que Saulo era vaso escolhido sim Ananias confiou no poder transformador de Cristo, Saulo seria como um instrumento de Deus ele foi até lá orou e o batizou invocou o Espírito Santo que devolveu a visão de Saulo visão carnal e espiritual “caiu – lhe as escamas dos olhos”.

3- Cuidou de Saulo, o permitiu pregar e ajudar com outros discípulos a fazer – Ananias, com certeza ficou lado a lado. Vendo a forma maravilhosa como Cristo falava através de Saulo, ali o passado dele já não importava era um deles, do caminho. Passou a ser perseguido e seus irmãos fizeram um cesto e o passaram pela muralha para que ele escapa-se da morte, Atos 9,25.

Conclusão: Hoje somos desafiados como Ananias a estender a mão a quem nos persegue a entender que muitos são vasos escolhidos que estão em trevas, devemos ouvir a voz de Cristo, orar por eles os cegos para que vejam o glória de Deus. Superamos o medo das represálias e desconfortos que nos assolam, e entender. Deus perdoa e esquece eu preciso perdoar e esquecer. O gesto dos irmãos de Damasco ao protegerem Saulo em um cesto e ajudá-lo a romper a muralha nos ensina muito. Cerque seu irmão como num cesto de oração, o ajude a romper as muralhas de lutas, para que o inimigo da igreja não o mate. “Quando esquecemos o passado encontramos o perdão”.

Josy Boalento.

Josy Boalento
Enviado por Josy Boalento em 28/10/2013
Código do texto: T4546264
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.