ATEÍSMO, AGNÓSTICISMO E ESPIRITUALIDADE.
ATEÍSMO, AGNÓSTICISMO E ESPIRITUALIDADE.
“Se você está a ponto de perder a paciência, esbravejar, criticar, maldizer, para antes de assim proceder. Nem tudo sai como desejamos e isso é natural. Pode ser que estava com toda razão, mas “soltar a boca no mundo”, agredir, criticar, irá destruir a sua educação, aborrecer os outros, incomodar e lhe tirar a razão, passando a ser culpado ou algoz, quando, na verdade, você não é nada disso. Pior, ainda, é o estrago por dentro de você, vindo a sofrer, a se contrariar e abater. Contenha-se.” (Lourival Lopes).
Ateísmo é a negação do Amor e da Paternidade de Deus. É o envenenamento da própria natureza e da razão de ser do nosso espírito interior da vida, do Santuário do Espírito de Deus. Até o ateísmo – por mais impossível que pareça – até o ateísmo não raro se manifesta naqueles pobres cegos colocados no centro mesmo da luz. E nunca, como aí, o ateísmo nasce tão diretamente do orgulho. Diz-se daquele que não crê em Deus. Próprio de ateu, indivíduo ateu cujo feminino é ateia. Ateu – enfermo que sonha/Na ilusão em que persiste/Um filho que tem vergonha/De dizer que o pai existe. Cada atitude humana é uma causa, é a alavanca invisível de ligação. Antes do século XVII, a existência de Deus era tão universalmente aceita no mundo ocidental, que mesmo a possibilidade do ateísmo verdadeiro era questionada. Isso é chamado de inatismo teísta, a noção de que todas as pessoas acreditam em Deus, desde o nascimento; dentro desta visão estava a conotação de que os ateus estão simplesmente em negação.
Existe também uma posição alegando que os ateus são rápidos a acreditar em deus em tempos de crise, que os ateus fazem conversões no leito de morte, ou de que “não existem ateus nas trincheiras”. Alguns defensores dessa posição afirmam que um dos benefícios da religião é que a fé religiosa permite aos seres humanos suportarem melhor as dificuldades como o ‘ópio do povo’. Contudo, tem havido exemplos contrários, entre os quais exemplos literais “ateus nas trincheiras”. O Ateísmo é a segunda maior religião não crente em Deus do mundo, perdendo apenas para o Budismo. Sua cidade sede é o Vaticano do Oriente (Capital Comunista Norte Coreana). Os ateus seguem os ensinamentos de um livro velho escrito por ninguém no meio de um grupo de pastores nômades que viviam no meio do deserto. Os ateístas têm os seus mandamentos, assim como os que acreditam em Deus os tem, embora muito diferenciados.
O ateu usa a palavra Deus em minúsculo (deus), é uma maneira de discriminar é óbvio; todos os que acreditam em deus são idiotas; todos os argumentos de que deus existe são inválidos e deus não existe. Pronto. No entanto, apesar de não acreditarem de Deus, eles acreditam cegamente na história banal da bactéria que vira um peixe, que vira um sapo, que vira lagarto, que vira macaco e que vira um homem. Afirmam que o Universo tem 6.500 anos, como dizemos crentes e menos de 130 milhões de anos, como dizem os hindus. Outros acreditam em teorias mais viajadas como aquela que aliens projetaram humanos e outros ficam com um fator desconhecido ou por não entender as teorias ou porque quer. Por não possuirem orações, as Igrejas Ateístas tendem a ficar um bocado vazias, e talvez isso seja uma das principais causas para a inexistência delas. Aliás, muito provavelmente! Há teorias, no entanto, de que os ateus se encontram em sedes subterrâneas, ligadas por uma complexa rede de canais e são responsáveis pelo maior hoax de toda a história da humanidade e ciência.
Dado que, para ser um ateu praticante, não há muita coisa para fazer, os ateus aproveitam seu tempo livre criticando a religião dos outros e dizendo que respeitam todas as crenças. O ateu tenta ser racionalista, razão pela qual se vê autorizado a tornar um debate de boteco numa contenda acadêmica digna de constar nos anais da ciência. Rapidamente seu adversário, que só queria tomar uma cerveja com o amigo, se vê em maus lençóis diante de perguntas sérias e da mais profunda metafísica, tais como: mostre-me como ver Deus que eu acredito. "Adão e Eva tinham umbigo? Quero ver você sair dessa!". É difícil encontrar um ateu que não tenha maldade no coração. Discrimina as religiões e afirmam ser as geradoras de conflitos e responsável por toda a guerra e morte já acontecida no orbe. Esquecem eles que com ou sem religião, sempre vão existir idiotas no mundo, que acreditam fervorosamente no que leiam. Todo regra tem exceção, pois nem todo ateu é uma pessoa má, mas toda pessoa má é ateia.
Vejam os grandes ateus da humanidade e suas vítimas: Mao-Tse-Tung-(40 milhões de mortos), Joseph Stalin (20 milhões de mortos). Kin iL- Sung (5 milhões de mortos); Pol Pot (2 milhões de mortos) e Fidel Castro (um milhão de mortos). Poderão dizer que mataram em nome do comunismo e não do ateísmo, como um regime laico nada tem a ver como perseguir religiosos. Hitler um ditador ateu que governou um país matou milhões de compatriotas. A noção do ateu de causa e efeito é também muito apurada, sendo eles responsáveis pelo argumento da não existência metafinanceira de Dawkins: O pai dos ateus é conhecido de todos que leem - Nietzsche. Alguns deles também acreditam que quando morrerem será a eliminação absoluta da consciência. De certo modo isso seria bom, afinal de contas se eles não existem não estará no mundo realizando o seu esporte preferido, que é criticar todas as religiões dos outros. (grifo nosso).
O lado ruim é que estatisticamente para cada um ateu que morre surge um ateu novo. Com a onda crescente do Ateísmo fashion, do Ateísmo de roda de bar ou ateísmo de boteco, essa proporção tenderá para dois. Os ateístas são adeptos do aborto e que o universo surgiu sozinho, ou seja, do nada. Pode-se concluir então que o Ateísmo seria uma religião do futuro, onde pessoas acreditam que algo pode surgir de lugar algum, não importa se é nada, se é alguma coisa, essas discussões só são relevantes mesmo nos ambientes acadêmicos onde há poucos nerds e muita cerveja. Sobre a evolução, os Ateístas acreditam que os humanos não se desenvolveram diretamente dos macacos. Humanos e macacos simplesmente tiveram um ancestral em comum, chamado Homer Simpson. Mas obviamente, tudo começou no Bigbang. Existem as categorias de ateus:- o estagiário o que foi desconvertido há pouco tempo, - o ateu Júnior o que pesquisa tudo sobre ateísmo e é cético. Necessita de horas de oração para aceitar cristo novamente.
O Pleno aquele que já pesquisou bastante sobre o ateísmo, ceticismo e diversas religiões. Decorou todos os tipos de falácias. O Sênior aquele que sabe tudo sobre ateísmo, ceticismo, religiões, ocultismo, história, política, ciência e atualidade e pode ser considerado um ateu intelectual. O Máster o que cria novas teses sobre o ateísmo, ceticismo e religiões. Faz qualquer religioso perder a fé na hora só de rosnar para ele. Aceita Jesus sem problemas, mas só como subordinado... O Ateu Megadestroyer form - Aquele ateu que supera todos os limites do limite da loucura, que tenta de todas as formas provar que Deus não existe, além de criar mais teses que o Ateu Máster, cria invenções se torna um cara louco e fanático por provas, sempre carrega uma faca e uma arma na cintura caso venha a encontrar algum religioso no caminho, ele elabora planos e estratégias para provar a falsidade de qualquer tipo de qualquer tipo de crença, lenda, conto de fadas, historinhas infantis, gibis e anime programas de televisão, jornais etc..
Que envolva religião. Não aceita nenhum tipo de crença, e tem de tomar tranquilizantes a cada 2 horas. Eles não toleram a indução que é o ato ou efeito de induzir, o raciocínio em que, de fatos particulares se tira uma conclusão genérica, alongando um pouco mais a formação ou variação de um campo elétrico ou magnético, pela criação ou variação de outro campo elétrico ou magnético vizinho. "Se o ateísmo é verdadeiro, então nossas mentes são reduzidas à física. Se a física é determinante, ou seja, regida por certas leis, nós não temos livre arbítrio. Logo, eu não tenho escolha sobre aceitar o ateísmo ou não. Então, você está perdendo seu tempo tentando me convencer." Depois do argumento acima: "Quando você diz que não existe Deus, eu devo-lhe perguntar: como você chegou a essa conclusão?”.
Se nossas mentes não são confiáveis, onde a matemática sustenta suas bases? E se nossas mentes não são confiáveis, porque devemos aceitar teorias físicas que não podem ser comprovadas? Certamente se a evolução não foi guiada por um Deus, nós teríamos evoluído com a mente focada na sobrevivência, e não na razão. Então por que você continua se questionando sobre o Universo? Peça a eles uma única razão do por que das pessoas não deverem matar elas mesmas. Se emoções não são nada mais do que reações químicas e não existe vida após a morte, então não tem problema algum de uma pessoa se matar por coisas ínfimas, como perder um computador. Se nosso QI é produto da evolução e sobrevivência, por que os humanos são os únicos com um alto intelecto?
E por que pessoas com alto QI não vivem mais que pessoas comuns? Pergunte como, eles sendo ateístas, não são a favor da eugenia. A eugenia é a ciência que se ocupa com o estudo e cultivo de condições que tendem a melhorar as qualidades físicas e morais de gerações futuras. Pergunte como que Darwin tendo um conhecimento imenso de biologia, ainda assim casou com sua prima Pergunte à eles qual a diferença de acreditar em um Deus sem provas e negar a existência do mesmo, sem provas. Diga a eles que a sua amada ciência é em boa parte, produto de religiosos (cristãos, politeístas, muçulmanos etc). (Fonte Wikipédia). O acaso é a ausência de plano, de direção inteligente, é a própria negação de toda lei. Deus é o princípio inteligente causa primeira de todas as coisas. O acaso é a falta de direção e a ausência de toda a inteligência atuante.
É, pois, o acaso inconciliável com a noção de ordem e de harmonia. É este um enigma que nenhum Édipo conseguirá decifrar; uma interrogação a que nenhum sábio saberá responder. O acaso é a força inteligente que tudo rege; é a origem providencial de onde tudo mana. Se o onde estivesse em contato direto com Deus e o visse constantemente face a face o mundo não seria cheio de nuanças maldosas, invejas, orgulhos, riquezas, visto que a materialidade é inerente ao homem e Deus o criou imperfeito para que seu Espírito através dos tempos possa evoluir e todos nós alcançarmos a felicidade. Será que um ateu sempre esteve chateado por Deus? Se não existe Deus eles poderiam matar também, pois com certeza não herdarão a felicidade eterna. Não seja tão cruel venha orar comigo, de onde vem à inteligência humana, será que posso levar seus filhos para um culto de oração? Os Hebreus tinham todo tipo de conhecimentos científicos e esse conhecimento veio do nada?
O universo é muito complexo para existir por si só. O que dizer do bem ou será que os ateus são mais inteligentes do que nós outros? Os ateus podem ter conhecimento, mas são ausentes de sabedoria. Eles pensam que sabem de tudo, mas na realidade não sabem de nada. Aqui mostraremos alguns ateus conhecidos na história mundial: Charles Darwin, José Saramago, Olavo de carvalho, Diogo Mainard, Draúzio Varela, Immanuel Kant, Klaus Marx e muitos outros. O agnóstico é um ateu enrustido. Ser agnóstico é uma forma menos antipática de ser um ateu. O agnóstico é definido por não possuir mais a fé, mas também não argumenta muito claramente contra qualquer crença, o que torna sua existência tão confusa que não é compreendido por quase ninguém, muito menos por si próprio. A atividade favorita do agnóstico é ficar ali, pensando sobre Deus.
Um agnóstico é uma pessoa que pensou muito sobre a existência de Deus, até que ele percebeu deprimido que não há nenhuma resposta satisfatória, então declara epoché e vai fazer alguma coisa mais prática para a vida. Tudo começou quando Kant e Hume eram ateus, mas tinham medo de suas respectivas tias gordas cristãs, então inventaram essa coisa chamada agnosticismo para dar uma disfarçada no seu ateísmo. Para eles, se por um lado o empirismo é uma saída racional para provar a existência ou inexistência de Deus, por outro lado à burrice inerente ao ser humano jamais conseguirá provar isso.
A verdade crua é que o agnosticismo não passa de um "fazer média" com Deus, porque ao morrer, se o Inferno realmente existe, o agnóstico terá sido uma gente boa durante a vida e terá argumentos quando estiver no purgatório, mas se essa balela não existir, então tanto faz, mas ele teve uma vida legal. O agnosticismo só odeia o ateísmo porque são constantemente confundidos com eles. O agnóstico é um ser naturalmente solitário, afinal os cristãos não gostam de agnósticos, porque eles se recusam a mostrar-se à missa aos domingos, e os ateus também não gostam de agnósticos, porque eles não vão comprometer-se a derrubada da religião. O agnosticismo está dividido da seguinte forma: - Empírico – Sabe que deus existe, mas não é capaz de admitir sua existência. Estrito – É o desconhecimento das realidades superiores, deuses, e sobre aquele velho clichê de quem veio primeiro. Não quer perder tempo em algo que nunca vai descobrir. Apático- tem a visão das realidades superiores existindo ou não, não mudando nada o seu comportamento irracional humano.
O Teísta – É um pensamento de deus existe ou não, mas confia na fé cega e são deístas em sua ignorância por serem agnósticos. Ateísta – é uma posição filosófica na qual o valor de certas afirmações, particularmente sobre a metafísica, teologia, vida após a morte, a existência de um Deus superior e Supremo, a “Força” e tantas outras coisas presentes em enredos de animes e RPGs, por terminar alguma coisa sobre a veracidade dessas macumbas, torna muito mais fácil de resolver as coisas simplesmente dizendo “eu não sei”, o que significa o paradoxo eterno de que “Deus ama você, mas te deu uma vida infeliz onde você nasceu com paralisia cerebral, ou mesmo uma mãe desgraçada que te matou abortando-o”. Reles pensamento, pois a formação humana faz parte da genética e Deus deu ao homem o livre arbítrio, para ele agir no bem ou no mal, além do mais dotou-lhe de inteligência e do instinto que é inerente ao animal. Tendo o homem inteligência e instinto ele é superior ao animal.
Todo esse presente divino recebido por nós, por que Deus estaria preocupado com homens que praticam o mal? Está dentro do livre-arbítrio e deus acata a decisão humana, no entanto, como somos dotados de espíritos revestidos da material carnal que se desgaste com o tempo, esse espírito irá prestar contas com o divino. Grandes cientistas já comprovaram cientificamente que a morte não existe, é apenas uma passagem da materialidade para a espiritualidade. Deus é Espírito e também o somos, mas em proporções bem menores do que deus. Espírito são seres inteligentes que povoam o universo. É triste e doloroso ver pessoas num mundo conturbado e ainda ateus e agnósticos. Faz pena e dó. Será que ateus ajudam outros seres humanos necessitados? Williams Crookes, A. Russel Wallace, Cromwell Varley, Oliver Lodge, William Barret, Frederico Myers, A. de Morgan, Ernesto Bozzano, Ochorowicz, Charles Richet, Geley, Yan Stevenson, Schrenck-Notzing, Friedrich Zolner, Alexander Aksakof, David Fontana, Cesare Lombroso, Alberto de Rochas, Camille Flamarion, Léon Denis, Gabriel Delane, Allan Kardec, Jorge Andréa, Hernani Guimarães, José Herculano Pires, Eugene Osty; Paul Gibier, Barão de Goldenstubbé, Barão de Carl Du Prel, Cromwell Fleetwood Varley.
William Fletcher Barret, Thomaz Edison, Benjamim Franklin, Enrico Morselli, Robert Dale Owen, James Hervey Hyslop, Robert Hare, Prof. Mapes, P. Barkas, Georgs Sexton, William James, Augusto de Morgan. Nós poderíamos passar o dia apondo nome de cientistas e filósofos que através de seus conhecimentos e experiências científicas comprovaram fenômenos da existência da espiritualidade divina. Se existe a espiritualidade divina a existência de deus é incontestável. Nesse trabalho de pesquisa procuramos dar resposta a um cidadão ateu que deu entrevista na rádio Cidade do Paraná e pertence à SOCEPAR- Sociedade dos céticos do mesmo estado. Aqui é um trabalho de esclarecimento, pois não devemos interferir na crença e na descrença de nenhum ser humano. Pense nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DO PORTAL CEN- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.