EXISTE VIDA APÓS A ESTAGNAÇÃO BIOLÓGICA?

EXISTE VIDA APÓS A ESTAGNAÇÃO BIOLÓGICA?

“Jesus foi e continua sendo o modelo. Sigamos os seus passos. Consultemos quais foram as suas atitudes. Façamos uma autoanálise honesta; afinal, para que serve o professor se o aluno não lhe assimila a lição? Comecemos por nos vigiar. Primeiro os nossos pensamentos, porque eles vêm sempre na frente de qualquer ato, salvo se agimos como os irracionais que, levados pelo puro instinto, não desenvolveram em si mesmos a inteligência do ser humano.” (Lourdes Carolina Cagete).

É preciso explicar o significado de estagnação biológica para os que não sabem. Esse estado representa a morte ou falecimento do corpo material. Diante do medo da morte, muitos indagam o que acontece quando esse estado natural chega. A morte não deve ser encarada como coisa horrenda e estúpida. A morte causa impacto emocional, principalmente se ela ocorre de maneira violenta, trágica, brutal ou através de catástrofes inesperadas. O materialismo exacerbado, nos leva a uma condição pusilânime, fazendo contraste com a espiritualidade, que nos tranquila, no entanto, por sermos seres humanos imperfeitos, a saudade, a ausência, as lembranças de um convívio salutar, deixam nossos corações ansiosos, e a tristeza nos levam a choros incomuns.

É certo que, vida e morte caminham juntas, desde a formação do zigoto, quando o espermatozoide fecunda o óvulo. Ninguém pode mudar a destinação divina que Deus deixou para os humanos. Todos nós, seres hominais, somos dotados de perispírito. O que seria e, o que representa essa nomenclatura? Veja bem: “O laço ou perispírito. Que prende ao corpo o Espírito é uma espécie de envoltório semimaterial. A morte é a destruição do invólucro mais grosseiro. O Espírito conservava o segundo, que lhe constitui um corpo etéreo, invisível para nós no estado normal, porém, que pode tornar-se acidentalmente visível e mesmo tangível, como sucede no fenômeno das aparições”.

Já que estamos falando em Espírito, eles são seres inteligentes que habitam o universo. Já ouvimos alguém afirmar que tem medo incomum de alma. O que as pessoas entendem por alma? Aqui nos cabe informar aos neófitos o significado de alma; É um ser imaterial e individual que em nós reside e sobrevive ao corpo. A alma é um Espírito encarnado, sendo o corpo apenas o seu envoltório. Nós seres humanos na condição de encarnados, somos alma. Para que tanto medo de alma? Alma somos nós mesmos no estado atual em carne e osso, acrescido do perispírito que nos acompanha, durante toda a nossa existência terrestre. Um ser concreto, com individualidade, porque, mesmo durante a vida, é esse ser ao qual se deu o nome de alma ou de espírito, que pode separa-se do corpo e manifestar sua realidade objetiva nos fenômenos de desdobramento.

Na medida em que nos aprofundamos no assunto, novas nomenclaturas surgem e temos o dever de explicá-las. Falamos anteriormente sobre desdobramento e, o que seria? É ao mesmo tempo fluídico sensorial e psíquico (bilocação), deslocando-se a personalidade consciente do sensitivo para o “corpo fluídico”, que então percebe, à distância, o seu próprio corpo somático inanimado e sem vida. Convém salientar que a lei fundamental do desdobramento é assim enunciada por Mr. Muldoon: “Quando o subconsciente se torna possuído pela ideia de movimentar o corpo físico que se acha impossibilitado de fazê-lo, o corpo astral se deslocará para fora do físico”.

Durante o sono esse fenômeno acontece principalmente nos sonhos mediúnicos existem os desdobramentos. Existem pessoas que dizem: “Nós morremos todos os dias e não sabemos”. Os Espíritos são encarnados e desencarnados e ambos são possuidores do livre-arbítrio. Existem as materializações, são fenômenos que acontecem com os espíritos desencarnados. O estado espiritual é definitivo no Espírito. É no estado espiritual, sobretudo que o Espírito colhe os frutos do progresso realizado pelo trabalho da encarnação; é também nesse estado que se prepara para novas lutas e toma as resoluções que há de por em prática na sua volta a humanidade. (Grifo nosso).

A morte nunca será o fim de tudo, visto que os espiritistas afirmam que a ela não existe. Existe sim, a passagem do mundo material, para o mundo espiritual, ou seja, apenas o despojamento da vestimenta grosseira. (nosso corpo). A materialização é o fenômeno que se produz a expensas do corpo do médium, que fornece os elementos necessários, isto é, que um certo grau de desmaterialização dele corresponde ao começo inevitável do fenômeno de materialização do espírito. A materialização acontece através da ectoplasmia. O que seria isso? Ectoplasma é o nome que se dá ao fluido, de natureza psicossomática, oriundo dos médiuns de materialização, e do qual se servem os espíritos para tornarem-se visíveis e tangíveis aos olhos e ao tato humano. Jesus Cristo depois de ressuscitado passou 40 dias e 40 noites na Terra materializado. A ciência que estuda o ectoplasma chama-se ectoplasmia.

Todo ser humano possui mediunidade em maior ou menor escala. Como antigamente não existia a nomenclatura mediunidade, palavra surgida na França, quando Kardec codificou a Doutrina Espírita em 1857, no entanto, ela sempre existiu com outro significado, profetização. Jesus Cristo começou a profetizar com 30 anos de idade. Como a morte não existe, nós estamos nesse mundo de “Provas e Expiações” para evoluirmos. Essa evolução só é possível através das reencarnações sucessivas.

Reencarnação é a volta da alma ou Espírito à vida corpórea, mas em outro corpo especialmente formado para ele e que nada tem em comum com o antigo. É bom lembrar de que o Espírito não tem sexo. O sexo já se faz aparecer na formação genital, podendo se masculino ou feminino. É certo de que o Espírito pode planejar a sua própria reencarnação. A metempsicose não existe. A reencarnação do Espírito humano no animal era aceita na Grécia antiga, mas Kardec provou que esse fenômeno é impossível, visto que o Espírito evolui e não retrograda. Essa é a nossa destinação. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DO PORTAL CEN- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 13/08/2013
Código do texto: T4432531
Classificação de conteúdo: seguro