A Utilização de Animais nos Èbós
No caso dos animais: No Odu Osa-Meji Iyami faz um acordo com Ifa de entregar seus filhos, os pássaros, para a salvação da humanidade. Em Owonrin-Monso (Owonrin-irosun), os quadrúpedes se tornam elementos de sacrifícios. Em Irete-Meji, Ifá proíbe o sacrifício de seres humanos e recomenda o sacrifício quadrúpede à Olorun.
Os animais de um modo geral substituem à vida humana, (uma vida por outra, considerado uma troca de cabeça), independentemente o mesmo é usado de acordo com seus instintos, habilidades ou virtudes que possuem; Esses habitualmente são mais adequados para Ebo:
Akukó: (Galo adulto brigão) é para boa saúde e disposição, vencer caso judicial, para mulher conseguir Marido, vencer inimigos, tirar desgraça, porque o galo representa o homem. É uma ave de batalha persistente, Arremesso, Defesa. Considerando seu
instinto.
Akukó rere: (Franguinho de leite) é para ter boa saúde e vitalidade, vencer dificuldade, para a Moça conseguir Esposo, porque o frango representa o homem moço. É uma ave de vitalidade, ousadia, persistência. Considerando seu instinto.
Abebò: (Galinha adulta chocadeira) é para o mesmo caso prévio, mas usada para os homens, a galinha representa a mulher idosa, Maternidade, Passividade, Proteção, Subsistência. Considerando seu instinto.
Adiyé: (Franga nova) é para o mesmo caso prévio, mas usada para o Rapaz, a franga representa a mulher jovem, cheia de vitalidade, curiosidade, a Passividade, Proteção, Subsistência. Considerando seu instinto.
Akiko wewe (Garnisé) é para é para ter boa saúde e vitalidade, boa sorte, vencer inimigos, iniciativa, tirar desgraça.
Opipi: (ave arrepiada); considerada uma ave sem a capacidade de voar por suas penas serem arrepiadas, assim, por não possui força para decolar é usada contra os espíritos Arajé ou Oshô, se no caso de um espírito Ajé for um Ancestral de alguém, a ave Opipi deverá ser solta no quintal e jamais deverá ser sacrificada. Então o descendente deverá executar um Ebó-Etutu indicado por Ifá, quando o Opipi deverá ser solto no quintal na finalidade de inverter os efeitos de Arajé.
Eiyele: (Pombo caseiro) dado a capacidade de reproduzir, aglomerar-se, fazer seus os ninhos, voar tranquilamente sobre muitos perigos é para proteção, amparo, longa vida, filhos, casa, dinheiro, prosperidade, união no matrimônio, boa sorte.
Njoro (coelho); é para ter filhos dado a sua capacidade de reprodução, mas dado a sua capacidade de escapar e se esconder é para escapar da morte e problemas de justiça.
Obuko (cabrito) é para saúde, vencer dificuldade, problemas judiciais, vencer inimigos,tirar desgraça, conquistar marido, (substituto do ser humano).
Ewure (cabra) é para boa saúde, ter filhos, conquistar esposa, (substituto do ser humano).
Agutan (carneiro) é para saúde, tirar desgraça, problemas judiciais, problemas com inimigos, (substituto do ser humano).
Agbo-Agutan (Ovelha) é para boa saúde, tranqüilidade, ter filhos, (substituto do ser humano).
Awo Ifun (Galinha da guiné branca), devido à capacidade de escapulir diante dos seus perseguidores é para problemas judiciais, perseguições, falência financeira, escapar de espíritos perversos.
Awo Etú: (Galinha da guiné); devido à capacidade de escapulir diante dos
perseguidores é para problemas judiciais, perseguição e escapar de espíritos perversos.Devido a sua cor carijó, é especialmente usada para consagração de Rituais eAssentamentos.
Aparo (codorna/perdiz): Para problemas de Perseguições, devido a sua característica defugir com facilidade escapulindo diante de seus perseguidores. A pena de Aparo é principalmente utilizada no culto de
Ogun/Logun contra Bruxarias e outras forças destrutivas.
Elede (Porco): é para finanças, prosperidade, abundancia e desenvolvimento financeiro em geral, mas também para reprodução e saúde quando sacrificado diretamente à Iyami Onilé (Mãe Terra).
Oromodié (Pintinho); é para a abertura do Orun, para o durante o nascimento, as iniciações e o Etutu.
Pepeyé (Pato): é para neutralizar um inimigo, causar o esquecimento e manter-se alerta, oferecido camufladamente em Ibori numa cabeça obsessivamente apaixonada.
Igbin (Caracol): é o único animal que não é hostil com qualquer outro, seus
movimentos são lentos dá sensação de resignação, conforto e tranqüilidade. Por isso é para pacificar, tranqüilizar, atenuar situações agressivas, fecundidade, longevidade e equilíbrio. Nos rituais é utilizado como elemento de fecundação sobre o sangue vermelho, apaziguar às Iyami, defesa contra desgraças, choques, acidentes, evitar destruição e confusão.
Ajapa = Ijapa (Cagado/Jabuti): devido à capacidade de carregar nas costa sua própria casa resistente, sua força, obstinação e longa vida, é utilizada para obtenção de longevidade, casa própria, saúde, força, defesa contra ataques, livrar-se de desgraças e proteção contra acidentes.
Awun; (Tartaruga Marítima) devido sua resistência e durabulidade é usada para obter longevidade, saúde, vitalidade.
Akika (tatu), por seu instinto de se esconder em buracos e sua capacidade de defesa através da sua couraça é utilizado para obter, sucesso financeiro, comércio, saúde, casa,proteção contra acidente e perseguidores.
Eja (Peixe): Vivo seu sacrifício é para propiciação ao Ori, a fim de prosperidade,abundância financeira, fertilidade, para atrair um Egun, Cerimônias de rigor e reprodução. Defumado é muito utilizado em vários
Adimu e Oogun (magias). Existem certos tipos de peixes, como o Eja-Oro
(peixe de lama), Eja-Kika (bagre ou peixe-gato) eles têm uma facilidade de escapulir e se esconder fugindo de perseguidores, e também uma grande vitalidade e uma enorme capacidade de sobrevivência, por exemplo, até mesmo na falta de água.
Eja-bo (pargo) é o animal que conecta um Ori com Olodumare (Deus).
Ejá-Dada (Peixe Tilápia). Animal que se reproduz em abundância, utilizado pada atrair a prosperidade, fartura, multiplicação.
Ejá-Olokunkun; (Mero) é o peixe mais fértil do mundo. Usado em ritos de fertilidade, prosperidade, fortuna, riqueza, sucesso e abundancia.
Aja (Cachorro): sacrifícios diretos para fins de saúde e vencer na vida através de favor do Orisa Ogun. Animal que acalma este Orisa.
Ekú (rato do mato): é para Assentamento de Orisha Elegbara-Eshù, e também para saúde,escapar da morte, perseguição ou injustiça, isso pela sua habilidade de escapar e esconder-se, utilizado ainda na Oogun para gestação, porque igual ao peixe, eles dão à luz continuamente, etc.
Eku-Emó é para saúde, escapar da morte, perseguição ou justiça, isso pela sua habilidade de escapar e esconder-se.
Okete ou Ekutele (ratão do mato); é utilizado para Matrimônio, obter Casa, Dinheiro, Gestação e varias outras Oogun (magias).
Okin (Pavão): Utilizado somente no Ibori de Sacerdotes e Governantes, é para
autoridade, controle, governo, direção, liderança, domínio.
Tulutulu (Peru): Utilizado somente no Ibori de Sacerdotes e Governantes, é para autoridade, controle, governo, direção, liderança, domínio.
Agbonrin (Cervo ou Veado galheiro); Utilizado somente no Ibori de Sacerdotes eGovernantes, é para Governo, controle, saúde, ajustamento, justiça.
Ologbo (Gato e outros felinos); algumas partes deste animal, são utilizadas afim de evitar qualquer tipo de perdas, anular feitiçarias, evitar prejuízos financeiros.
Agan ou Oga (Lagarto); é para proteção contra Ajé Dudu (magia negra) e Ojiji (feitiçode morte).
Agemó (Camaleão); é para proteção contra Ajé Dudu (magia negra), usado na
composição do Adosu utilizado pelos iniciados.
Ooni (Crocodilo ou Jacaré); é para proteção em geral, saúde, o único animal que Sòpònnà a divindade da varíola não conseguiu matar, etc.
Cada Orisha também tem características e funções bem especificas
para serem utilizadas de um modo geral, a exemplo simples entendemos
que:
Elegbara-Èshù: é para desbloquear, liberar os obstáculos, alcançar metas, ser capaz para liderar, dominar, Amizade, se vitalizar, agir, saúde, restaurar a força, despertar, disposição, virilidade, anular feitiçaria, fechar o caminho do mal (os Ajoguns inimigos dos seres humanos), escapar de injustiças. Propagar a reputação, etc.
Ogun: é para Vitoria, Força e Saúde física, Trabalho, Potência viril, Coragem,
Transformação, Purificação por meio de grande energia (fogo), etc... Já com o
denominativo Oshoosi ou Logun: força de desejo, energia que faz você progredir na vida, energia para você conquistar seu objetivo, é para pedir proteção contra acidentes de carro, proteção contra os inimigos, ameaças e situações de justiça, Obter bens e melhor qualidade de vida, Conquistar, Direcionar, Reorganizar, Dominar perdas,Controlar, Alcançar objetivos difíceis, Proteção contra maledicências e pessoas desonestas ou mal caráter, etc. Ai de quem fala mal dos devotos deste Orisa, cedo ou tarde sempre experimenta do próprio veneno que lança. Yemowo ou Oduwa; é para Dinheiro, Abundância, Crescimento financeiro, Saúde da genitália feminina, Proteção com agressão, Gestação, Matrimonio, Prosperidade nos negócios. Retomar a liderança, aplicar a Justiça.
Yeye Oshun; é para Proteção contra agressão física e perversidade, atrair Afeto,Gestação e boa formação do feto, Saúde dos Ovários, Proteção e saúde de bebês,Dinheiro. Converter o Ódio em Afeto. Diluir problemas, Melhoria no comercio,Melhorar o Ori de crianças. Atrair bondade, Generosidade e Afeição. Abrandar algoterrível. Yeye Òshún é a essência que provoca alegria e calma de Ògún. Incita aambição comedida (desejo de generosidade), privilégio exclusivo, pureza, sucesso,concepção, entendimento, dedicação todo desejo e força de Osun.
Yemoja; Imole do mar e representa a Deusa Feminina dona da riqueza, ela te protege contra maldade, é cultuada para dar fim nas obsessões e perseguições, anular inimigos refrear o abuso da Autoridade, além disso, propiciar gestação, saúde feminina,Dinheiro. Acabar com briga no Matrimonio, Melhorias no comercio, etc
Irewiyn: Por o Orisha das massas volumosa e superabundância é cultuada para assustos de abundância, desenvolvimento, fazer crescer, abastança, sorte, sucesso, aumentar as finanças, evolução na vida material.
Ooyà; é para Proteção contra ataques de Perversos ou Iku-Egun, atrair Amores, Fertilidade na esterilidade, Saúde das trompas, Vendas de todos os tipos, Melhorias no comercio. Movimento de comercial, Atrair Clientes, Tomar Iniciativa, Faxina espiritual, Varrer os espíritos perversos.
Obba: é para União de casal, acalmar escândalos, barulhos entre relacionamento, Confortar pessoa traída e sofrida com amor não correspondido, Gestação, Saúde dos tímpanos, Dinheiro. União de homem com mulher, Vencer disputas, Proteção contra confusão e reputação, etc.
Obaluwaiye; é para adquirir Fortuna, Riqueza material, Movimento comercial, Saúde da Pele, Controle de epidemias.
Iyewá: é para expurgar doenças interiores de mulher, conter febres, ocultar segredos,proteger contra profanação e exposição, Gestação, Saúde da visão, Proteção contrabruxaria, Proteger Segredos, Fazer um Egun aparecer aos olhos físicos.
Omolulu ou Onilé: é para aniquilar energias ruins, ocultar segredos, restituição, controle dos espíritos ligados a terra, Gestação, Saúde do corpo interno e externo eaniquilar bruxarias.
Ajakuta-Shango: é para vencer conspirações, inimigos, conflitos, proteção contrainjustiças, etc.
Aganju: é para ser capaz, explodir com a força, transformações, liderança, posição importante, etc..
Osharoko: é para desenvolvimento no plantio, estender comércio, etc.
Ajeshaluga: é para Obter dinheiro, finanças em geral, abundancia, prosperidade,sucesso financeiro, etc.
Obatala: é para Proteção geral, Solucionar problemas mentais, Estabilidade geral, Paz,Tranqüilidade, Liderar com nobreza, Respeito, Honra, Consideração.
Olokun: desenvolvimento material, referente ao comércio e transportes, sorte em jogos de azares, etc
Osanyin: é para obter Saúde em geral através das folhas, anulação de forças negativas,defesa contra bruxaria, atrair a sorte e dinheiro, união homossexual, proteção de segredos intelectuais, etc.
Orunmila: é para transformação e conservação do destino, guiar, revelar, organizar,rejuntar, reajustar, direcionar a mente, clarividência, etc.
Osun: é para proteção em geral, alinhamento na vida.
Erinle e Abatà: é para saúde feminina e reter o líquido uterino, obter fertilidade, abundância, reconquistar a honra perdida, proteção contra injustiça no meio familiar ou na Sociedade.
Ibeji: é para vencer obstáculos, atrair prosperidade para dentro de casa, multiplicação.
Emere; é cultuado para atrair alegria, felicidade, abundância, filhos, sorte e auxilio.
Ajagemó: é para obter casa, filhos, vencer conspirações e anarquias, etc
Iyami-Oshoronga; cultuada para aplacar o mal, aplacar qualquer força ou efeito agressivo, atrair a sorte, prosperidade, fertilidade, amor, sucesso, respeito, justiça e proteção em geral.
Gélédé; As Gélédés são cultuadas a fim de prover fertilidade, proteção contra
epidemias, proteção contra negatividades, atrair prosperidade e fartura.
Òrò; é para abrir caminho financeiro, proteção contra roubo e arrombamentos, injustiças, ganhar casos na justiça, evitar fofocas, disse-me-disse, atacar inimigos.
Baba-Eégungun; é cultuado para abrir caminhos, proteger o lar, proteção contra injustiças, ganhar casos na justiça, aplacar ataques de forças inimigas.
Etc, etc, etc
Mò Jubá
Gamo de Sangô