SEJA FIEL NO MEIO DAS PROVAÇÕES

SEJA FIEL NO MEIO DAS PROVAÇÕES

Paulo Sergio Larios

Texto Básico:

“Por isso, não podendo esperar mais, achamos por bem ficar sozinhos em Atenas;

E enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé;

Para que ninguém se comova por estas tribulações; porque vós mesmos sabeis que para isto fomos ordenados,

Pois, estando ainda convosco, vos predizíamos que havíamos de ser afligidos, como sucedeu, e vós o sabeis.

Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil.

Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós;

Por esta razão, irmãos, ficamos consolados acerca de vós, em toda a nossa aflição e necessidade, pela vossa fé,

Porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor.” (1 Tessalonicenses 3:1-8)

INTRODUÇÃO

Essa carta é uma consolação aos irmãos que estão passando por muita provação e não estão agüentando mais. Quero frisar apenas alguns pontos da carta para a gente se situar melhor, falando em seguida sobre a ardente provação que o cristão acaba passando, não poucas vezes e como Deus nos consola, através dessa carta.

Qual é a resposta de Deus, para quem está passando por muita provação? O que Deus diz para você, que já está a ponto de entregar o ministério? Os Tessalonicenses estavam tão provados, que Paulo temeu que a igreja toda, toda ela, iria se desviar. Deus escreveu uma carta inteira para nós, para os que estão tão provados assim, a ponto de desesperarem da própria vida. Esta carta é pra mim e pra você, que passamos não poucas provações, algumas tão medonhas, que a vontade é largar tudo. Deus tem para nós uma palavra de consolação. Leia comigo o texto e vejamos o que Deus nos diz em tempos de total desesperança, onde parece que tudo está dando errado.

PRIMEIRA PARTE - 1 TESSALONICENSES

A carta de Paulo conhecida como 1 Tessalonicenses nos transmite algumas verdades muito importantes, para o nosso dia a dia. E na consolação com que Deus consolou aos irmãoes em Tessalônica, Ele nos consola também. Mas não imagine que seja uma carta fácil – a Bíblia não é fácil e descreve situações conflitantes, na maioria do tempo.

Paulo começa no cap. 1 de 1 Tessalonicenses cumprimentando a Igreja; ele, Paulo, Silvano e Timóteo. Nesse capítulo, paulo louva a Igreja, que apesar de estar passando por um período de extrema provação, ao qual ele não diz qual seja, ainda assim eles estão sendo considerados por Paulo como imitadores de Paulo e sua comitiva e do próprio Senhor Jesus Cristo. E já em 1:6, ele diz que eles receberam a palavra em muita tribulação, de maneira que se transformaram em exemplo aos irmãos da Macedônia e da Acaia. O que eles estavam passando? O eu você está passando?

Paulo enquanto vai falando, vai nos dando algumas dicas do que aconteceu com os irmãos Tessalonicenses. Dos ídolos se converteram a Deus, para servir a Deus e esperar do céu a volta de Jesus.

No cap. 2, Paulo lembra a certa altura, que os exortava e consolava, particularmente, a cada um, um por um, como o pai aos seus filhos (1 Tess2:11-12). E ainda os lembra, que os exortava a se conduzirem dignamente para com Deus.

E chegamos então ao texto básico dessa meditação, onde Paulo diz que não está se controlando mais, pois querendo ir até eles, foi impedido duas vezes por Satanás de assim o fazer. Nota-se então, mais claramente, haver uma batalha espiritual em curso. (1 Tess 2:18)

Não podendo Paulo ir até os irmãos em Tessalônica, manda Timóteo, para os confortar e exortar acerca da fé. Que ninguém se comova com essas tribulações – diz Paulo – pois para isso fomos chamados, conforme as profecias que lhes passei e lhes disse e vós bem o sabem. Portanto não podendo esperar mais, mandei saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse. Mas havendo Timóteo retornado nos consolou, dizendo como estão. Oramos então, para que possamos ver o vosso rosto e supramos o que lhes falta na fé. (Cap. 3)

No final do capítulo 3, Paulo faz uma oração pelos irmãos de Tessalônica, passando em seguida, no cap. 4 a exortar aos irmãos sobre permanecer em santidade, diante das enormes provações que eles estavam passando. Paulo teme, que os irmãos não agüentando a provação, se percam em pecados. “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição.” (1 Tess 4:3)

Talvez devido a tamanha provação dos irmãos Tessalonicenses, Deus lhes dá uma revelação tão grande, que é referência para toda a cristandade em todos os tempos: Deus lhes fala sobre a Segunda Volta de Cristo e como se dará, em detalhes.

Depois de levar os irmãos até o final dos tempos, ou o final do mundo, os consolando além do esperado, Paulo os traz novamente à Terra e os exorta com vários preceitos importantes, como por exemplo:

“Orai sem cessar; Em tudo daí graças; Não extingais o Espírito; Abstende-vos de toda aparência do mal; Reconheçam os que presidem sobre vocês; Exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros; E que todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; rogamo-vos também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.”

QUAL ERA A PROVAÇÃO DOS TESSALONICENSES?

Paulo não é muito claro a respeito disso, mas temos a impressão acertada de que a perseguição era de duas ordens: uma delas é eu a sua provação era espiritual, pois Paulo fala que o próprio Satanás estava envolvido. E eu acredito que nesse caso não é só figura de linguagem, pois devido ao tamanho da revelação que tiveram, sobre a Volta de Cristo, era o próprio Satanás que tentava a igreja. Parece-nos que o meio usado nessa batalha espiritual, onde o próprio Satanás estava envolvido eram os judeus.

“Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles, Os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim.” (1 Tessalonicenses 2:14-16)

E como Paulo ora no final da carta, em 5:23, para eles serem conservados irrepreensíveis no espírito, n alma e no corpo, então pressupõe-se que eles estavam sendo provados em todas essas áreas.

QUAL É A SUA PROVAÇÃO? E O QUE ADVÉM DISSO?

Talvez nunca fiquemos sabendo como Satanás entende que grandes revelações virão sobre a Igreja, ou que se é a Igreja que se mantendo firme, como eram firmes os irmãos tessalonicenses, as revelações advém por causa da firmeza. De qualquer maneira é importante entender que se persistirmos em Deus, sem cessar, apesar das enormes provações, a nossa firmeza permite que Deus traga revelações enormes e importantes para o mundo.

Os irmãos tessalonicenses estavam sendo perseguidos pelos próprios vizinhos e como dá-se a entender eles passavam perigo de morte. Os judaizantes, que vemos em outras cartas e no próprio livro de Atos, eram os perseguidores de Paulo, onde ele ia fundando uma igreja. E Paulo acusa esses judaizantes de terem matado a Jesus e os seus profetas. Mas a respeito deles Paulo diz que o que eles fazem só vai enchendo a medida de seus pecados, o que com certeza já lhes garantiu a ira de Deus.

A provação sempre tem uma maneira parecida: espiritual, ou demoníaca e em segundo sempre existe um mensageiro de Satanás para executa-la na terra. E como disse o Missionário R. R. Soares, não devemos imaginar que os pecadores estão felizes e vivendo em paz, o contrário é verdade, eles estão oprimidos e necessitando de nossas orações.

As provações dos irmãos Tessalonicenses era muito forte, muito grave. Parecia para eles não ter fim e nem solução. A provação deles era tanta que até o próprio Paulo preocupou-se sobremaneira, para que eles não se desviassem em peso do Evangelho.

Hoje, observando de longe, entendemos que a ardente provação dessa igreja era porque Deus escolhera revelar a eles sobre a Segunda Volta de Cristo, o que iria animar não só eles, mas a Igreja, em todos os tempos.

Será que as nossas tão enormes provações, não ocorrem porque Deus escolheu nos revelar algo grandioso? Será que a tua provação não é porque Deus escolheu revelar algo a você?

Paulo verdadeiramente preocupou-se com a enormidade das provações dos irmãos, da fúria de Satanás, do perigo real e imediato de morte que eles estavam passando. Conhecemos essa epístola principalmente devido ao texto que fala sobre a Segunda Volta de Cristo, mas não observamos, muitas vezes que esta enorme revelação ocorreu devido às perseguições que os irmãos estavam passando. Deveria doer demais, os seus próprios concidadãos, seus vizinhos, os perseguirem. Vizinhos que ontem eram amigos, hoje eram inimigos de morte.

SEGUNDA PARTE – A PROVAÇÃO

Lemos em 5:23 que Paulo ora para que o espírito, a alma e o corpo dos irmãos Tessalonicenses sejam conservados. Paulo diz num capitulo anterior que o mesmo que ocorreu em outras cidades, na qual judaizantes causaram motim na cidade, devido ás pregações de Paulo, aconteceu ali também. De alguma maneira a estratégia de Satanás aconteceu novamente e os irmãos estavam sendo provados de maneira muito aguda. A provação era dupla, tanto coletiva, toda a igreja estava sendo provada, como era individual, todos os irmãos de Tessalônica estavam sendo provados. A provação era a mais grave possível: chegara ao nível do sangue, isto é: a morte os rondava. Talvez alguns irmãos já tivessem visto seus filhos pequenos serem mortos, ou os filhos tenham visto os pais serem mortos. Não era mais seguro ficar emcasa e nem em lugar algum de Tessalônica. Mas eles não paravam a obra e persistiam pregando e sendo exemplo em outras localidades. A firmeza desses irmãos, frente a tão grande provação era admirável.

COMO É QUE SE PROVA UMA IGREJA?

A Igreja de Tessalônica estava debaixo do ataque de Satanás. De um lado, os demônios não davam trégua para a Igreja e do outro, de uma maneira material a Igreja era perseguida. A provação na Igreja se faz contra o culto. A idéia de provação, que se vindo de Satanás é tentação, é de que o culto não exista mais. O Diabo queria acabar com o ajuntamento cristão. O Diabo não suporta o ajuntamento cristãoe o combate exaustivamente. Você sabe que uma igreja é provada, quando se pensa até em fechar a mesma. Problemas de perseguição externa, ou problemas internos, com seus membros, mostram que existe a perseguição. Assim como o problema é coletivo, aqui é a Igreja e não apenas o individuo que está sendo perseguido, deve ser combatido no mesmo nível, ou seja: coletivamente. Quando uma Igreja é combatida, a ponto de imaginar fechar as portas, deve mais do que nunca usar das armas que Deus deu à Igreja: oração e jejum. Assim como a Igreja deve ficar na dependência de Deus. As muitas estratégias de hoje em dia, ensinadas em seminários e livros, não passam nem pelo primeiro portão do céu e não tocam a Deus. O que toca a Deus é dependência, oração e jejum, além de vida santificada.

A Bíblia ainda dá um sinal claro do que falta pra nós hoje em dia, em Provérbios 29:18:

“Onde não há profecia, o povo se corrompe.”

È interessantíssimo como o Diabo conseguiu fazer a cabeça de um monte de gente e apesar dos sinais claros, tem um monte de gente que diz que não existem sinais mais na Igreja. Alguns dizem que não existe cura mais, outros que Deus não batiza com o Espírito Santo e outros ainda que não existe mais profecia. Apesar da crença errônea de tanta gente, cega pelo engano do Diabo, Deus continua a curar, a batizar, a fazer sinais prodigiosos e a profetizar. Não enxerga quem não quer. A Bíblia por outro lado é muito clara: A Igreja precisa de profecia. E o que é profecia? É alguém pular no meio do culto, ou rolar no chão falando em línguas, ou fazer gestos, como bater os pés ou outra coisa estranha? Na verdade não, essas manifestações são mais teatro dos irmãos que profetizam do que propriamente do Espírito de Deus. Profecia é falar inspirado por Deus. Sendo assim a maior profecia é a pregação inspirada por Deus e não a estudada. Eu tenho que estudar a Bíblia, mas na hora da pregação jogue o seu esboço fora e deixe-se navegar nas águas do Espírito. A derrota de muitas igrejas é a falta de profecia.

COMO É QUE SE PROVA OS IRMÃOS INDIVIDUALMENTE?

A Igreja de Tessalônica era provada também individualmente, no espírito, na alma e no corpo. Eu não quero ser exaustivo nisso, pois existem muitos livros que podem ajudá-lo, mas quero falar em linhas gerais.

A PROVAÇÃO NO ESPÍRITO HUMANO – A parte em nós, que morreu com o Pecado Original foi o espírito humano. A parte mais profunda de nós, que assim como Deus somos seres tricôtomicos, três em um, é o nosso espírito. O nosso espírito foi um dia morto pelo pecado e um dia foi vivificado, ou iluminado pelo Espírito de Deus. O espírito humano não sente fome, ou desejos da carne, pois não é carne, é espírito. O espírito não sente dor, ou alguns males que são exclusivos dessa terra. O espírito é provado em coisas espirituais. Entre outras, o espírito é provado em grandezas que suplantam essa vida. Tem gente que quer ser mais espiritual do que outros, e são provados no espírito. Tem gente que quer ser igual a Deus, que é esse o pecado de Satanás: querer ser igual a Deus. Pessoas que buscam a sua glória e não a de Deus, estão sendo provados, ou tentados no Espírito. Um grande homem de Deus, ou uma grande mulher de Deus, pode sofrer a tentação de se achar mais do que Deus. O ensino em células que querem dizer que o modelo antigo da Bíblia de evangelizar é ultrapassado e que a célula é o futuro, está sendo provada no espírito. Tudo e qualquer coisa que exalte o espírito humano acima do que é, é tentação no espírito e é provação também. Mas poderíamos ainda dizer, para ficar mais fácil, que ser provado no espírito significa ser provado até o mais profundo do seu ser. Alguém provado a exaustão, está sento tentado no espírito. O espírito humano é o mais profundo do ser-humano e a provação no espírito humano é quando atinge o mais profundo e escondido de nós.

A PROVAÇÃO NA ALMA – O que é alma? A alma são duas coisas distintas que são a mesma coisa, assim como o homem, pesar de ser espírito, alma e corpo, é uma coisa só. Paulo nos separa em espírito, alma e corpo, só para título de ensino. A pessoa quando é provada é provada toda ela. Em primeiro lugar a alma é o mundo de emoções que existem dentro de nós. E a alma é o mundo de raciocinios, o mundo racional, dentro de nós. Nós omos seres racionais e seres emotivos, por natureza. A provação na alma, que é o que em nós, faz a transição entre o corpo e o nosso espírito, é tanto no reino das emoções, quanto no reino racional. Somos provados nas emoções, quando fatos ocorrem para nos abalar emotivamente. Satanás é um mestre em tentar nos assustar e apavorar. O medo é uma emoção, o amor também. Somos provados nas emoções, portanto na alma, com fomes, ou desejos que não são licitos. Alguém que sente a vontade de amar outro casado, está sendo tentado na alma. As emoções estão erradas e apontando para caminhos errados. A ira é uma emoção que pode ser vingativa e causar a morte. A ira pode ser uma provação. A Bíblia tem uma recomendação para a Ira: Irai-vos e não pequeis. Quer dizer: dá para ficar bravo, sem pecar. A provação no racional é quando são-nos ensinado caminhos contrários a Bíblia. O que é o principio da Babilônia: ensinos fora da Bíblia. Os Babilônios fizeram uma bagunça, com idéias esotéricas de uma novo mundo, uma nova era, onde misturava-se a astrologia, ciências ocultas e ensinos os mais variados, tudo contrário à Palavra de Deus. O mundo nos persegue a toda hora, no rádio, na TV, nos jornais e revistas, nos filmes e na escola, com idéias e ensinos contrários à Bíblia. Esses ensinos são a Doutrina, os Ensinos da Babilônia. É só ler a Bíblia, já tava escrito lá isso, antes que essa geração nascesse. As provações na alma são muitas e podem ser nas emoções, ou na nossa racionalidade. Por mais racional que seja, quando o ensino é contrário à Bíblia, é errado. Por mais bonita ou inspiradora que seja a emoção, mas se é contrária à Bíblia, é errada; como querer amar outra pessoa casada – o que a Bíblia chama de prostituição. A regra é a Bíblia, saiu disso, cai fora. Qualquer pessoa, ou coisa, como um ensino no jornal, ou num livro escolar, que ensine contrário à Bíblia, não é de Deus. É tentação (se vindo do Diabo), ou é provação (os testes de Deus para você conhecer o seu coração, pois Deus já o conhece).

A PROVAÇÃO NO CORPO – Essa é a mais fácil de distinguir. Assim como a provação na alma é dupla, a do corpo também. As provações no corpo são sobre os desejos do corpo, as fomes do corpo; e são também sobre a dores que o corpo sente. Que desejos o corpo humano tem? É facil: fome, sede, desejos sexuais, o corpo é preguiçoso, quer descansar sem estar cansado, quer comer muito, deseja o errado, quer sentir gostos diferentes, como o cigarros, ou bebidas. O corpo quer sentir emoções novas (vê que o corpo faz com que a alma entre em ação?). O corpo também pode sentir dores causados por tortura, aflição, fome, sede ou doenças. O Diabo é um mestre em nos tentar no corpo, procurando nos desestabilizar. Alguns irmãos ficam doentes e não repreendem o suficiente e acabam com uma doença eterna. Mas saiba que doença nenhuma é de Deus, mande isso embora. Quando vem a perseguição, os irmãos ficam sem comer, e até sem dormir, isso causa aflição e dor no corpo. O corpo não gosta de desconforto.

Paulo não tinha medo de os irmãos deixarem e serem irmãos, pois isso é impossível. Uma vez filho, filho pra sempre. Paulo tinha medo que eles pecassem e se desqualificassem para a obra. O Diabo tenta de toda forma desviar o irmão da Igreja, não conseguindo ele tenta fazer a pessoa pecar, o que é: perder a santidade. “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12:14) Esse é um daqueles versículos igualadores. Todos estamosdebaixo dessa Palavra, ninguém foge dela. Sem santidade, ninguém verá o Senhor. Sem santidade ninguém receberá bênção.

O ESPINHO NA CARNE

“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.” (2 Coríntios 12:7)

“2 "Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não. 3 Assim, ele os humilhou e os deixou passar fome. Mas depois os sustentou com maná, que nem vocês nem os seus antepassados conheciam, para mostrar a vocês que nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca do Senhor.” Deuteronômio 8:2-3

O motivo das nossas provações podem ser devido a Deus nos humilhar, nos deixar propositalmente desconfortáveis para Ele ver o que há no nosso coração. Não que Ele não saiba, mas Ele quer nos mostrar. E o segundo motivo é que o espinho na carne era devido à excelência das revelações.

Uma Igreja que não está fazendo nada fora do comum, não está afetando o reino das trevas e o Diabo. Porém uma Igreja que está abrindo congregações, levantando obreiros, ajudando os pobres, pregando uma Palavra revelada, orando de forma que Deus está ouvindo e respondendo, essa apavora o Diabo. Deus permite que uma Igreja dessas seja perseguida. Irmãos que oram, pregam, escrevem na Internet textos bíblicos, oram pelos doentes, manifestam algum dom, são líderes e influenciam outros, esses serão perseguidos também. Tanto no caso da igreja, como no caso do irmão, ou da irmã, que está fazendo a obra, se esforçando por ela, terão espinhos na carne, devido ao que fazem. O que estão fazendo é o segredo da perseguição. No caso dos Tessalonicenses, eles eram perseguidos, mas eram exemplo para localidades próximas e para toda a cristandade. Devido ao seu zelo e a sua firmeza, apesar da perseguição, eles tiveram a revelação que ninguém tinha tido antes, com tantos detalhes claríssimos, da Volta de Cristo.

Os espinhos na carne são devido à excelência da revelação. A ordem de Paulo, que persiste até hoje, é para que a Igreja permaneça firme, sem pecado. Nós aguardamos a Volta de Cristo. O nosso anseio e a nossa esperança é essa. A Bíblia ainda é clara, ao dizer que ninguém é provado mais do que suporta.

E quanto maior o homem, ou a mulher de Deus vão ficando, ai sim é que necessitam desse espinho. A tendência humana é de exaltação própria. Eu sou o bom, eu faço, eu aconteço. A pessoa pensa isso no coração e Deus dá um espinhozinho de nada e a pessoa é recolocada no seu devido lugar. Desde que a Glória seja dada a Deus, nós vamos crescendo, mas quando alguém toma a Glória de Deus para si, imaginando que a Igreja está crescendo por sua causa, ou porque só você sabe pregar, ou que só sobrou ele, como profeta em Israel, ai Deus manda um pequeno espinhozinho e o cara desmonta. Deus conta conosco, mas deu uma ordem a um dos maiores profetas de Israel: Desce á casa do oleiro. Desce. Humilha-te. Não se exalte. Não pense mais do que você é. Deus quer nos usar poderosamente, mas só o fará quando nós estivermos em total e absoluta dependência.

Mas creio que alguns irmãos Tessalonicenses eram bastante humildes, mas estavam sendo provados por igual. A Bíblia traduzida em português por João Ferreira de Almeida, diz assim do cap 3:3, de 1 Tess: “A fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações.” E no versículo 3:7 de 1 Tess diz: “Sim, irmãos, por isso, fomos consolados acerca de vós, pela vossa fé, apesar de todas as nossas privações e tribulação.”

Deus está vendo as nossas muitas privações e provações que estamos passando devido ao Evangelho. Não se inquiete com as tribulações, é a mensagem que 1 Tessalonicenses nos dá. A sua prova, é devido à excelência do Evangelho em vós demonstrado. Não temas, Deus é contigo!

Amém!

pslarios
Enviado por pslarios em 06/08/2013
Código do texto: T4422348
Classificação de conteúdo: seguro