SEU NOME É FRANCISCO
O mês de julho foi marcante para Igreja Católica no Brasil. A vinda do Papa Francisco trouxe esperança e fé aos jovens na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro.
A simplicidade e a serenidade em sua oratória foram às marcas de um Papa preocupado com as mazelas no mundo e que coloca a fé nos jovens para a mudança de forma positiva em relação às questões mundiais.
Um Papa, que quer os fiéis na rua a se manifestar, a cantar, a gritar e a rezar, mas também que façam sua parte ao próximo necessitado tanto de fé e alimento de maneira coletiva.
Seu nome é Francisco. Nome de rio no Brasil, nome de diversos brasileiros, nome de Santo, nome da doação e da plenitude em que o sacrifício a Deus é necessário, mas sem fanatismo e sim dentro dos dogmas da Igreja e do diálogo com as diferenças, para resgatar os valores da família e da sociedade, que estão alienadas por causa da modernidade.
Enfim, a esperança pode estar a ressurgir com a consciência de que o ser humano precisa de um Deus, que lhe possa trazer Amor e Carinho ao seu coração.
E como Francisco mesmo diz:
“Deus é assim:
Ele dá sempre o primeiro passo,
Ele se move para nós.”
Rodrigo Octavio Pereira de Andrade
Presidente da Academia Cabista de Letras, Artes e Ciências de Arraial do Cabo/RJ.