O BEM E O MAL

nair lúcia de britto


Quer queira, quer não, somos feitos de corpo e alma. O corpo é apenas a ferramenta da qual o espírito se utiliza para realizar uma determinada missão na Terra. Quando o prazo termina, o corpo acaba e o espírito retorna à espiritualidade, onde poderá continuar evoluindo ou aguardar um novo corpo para uma nova missão.

Os bons espíritos transmitem bons fluídos e boas energias às pessoas; enquanto os maus fazem justamente o oposto. Nós não o vemos mas eles estão em toda parte exercendo boas ou más influências sobre os vivos. Os bons são amigos e protetores; e os maus promovem a discórdia na família, no trabalho, induzem ao fracasso e prejudicam a saúde da pessoa.

 

A prática do bem, a leitura edificante, o trabalho construtivo, os bons sentimentos e a solidariedade são as armas eficazes que nos protegem das energias más. Os bons propósitos, e a oração assídua e sincera nos colocam em sintonia com os espíritos superiores que estão sempre dispostos a nos iluminar e nos dar proteção.

 

A origem do mal está no egoismo. Quando os homens deixarem de ser egoistas, eles viverão como irmãos, não fazendo mal a ninguém e ajudando-se reciprocamente. O forte será o apoio e não o opressor do fraco, e nada faltará a ninguém. Todos praticarão a verdadeira justiça. Este será o reino do bem que os espíritos estão encarregados de construir.

 

As paixões não são um mal. São alavancas que reavivam as forças do homem para realizarem seus objetivos. Mas, se em vez de dominar a paixão, o homem se deixar dominar por ela então se tornará um mal.

A paixão é como um cavalo que é muito útil se for dominado pelo homem. Mas se o cavalo dominar o homem, em vez de útil, ele se tornará perigoso.

 

A propagação da imoralidade e da violência através da mídia é um mal que tem origem no egoismo de querer obter lucros para si próprio, mesmo que seja um grande dano à sociedade e à evolução necessária. Em todos esses filmes, ou algo que os valha, está a colaboração maciça dos maus espiritos que têm influência nas vidas e respectivas ações daqueles que trabalham a favor do mal.

 

Quem lhes der audiência, também entrará nessa sintonia malévola e atrairá para suas casas a energia ruim dos maus espíritos, que terão livre acesso para fazer o mal, uma vez que, nessa situação, os espíritos protetores se afastam.

 

O egoismo é incompatível com a justiça, o amor e a caridade. Todo aquele que só pensa em si mesmo e se compraz na prática do mal, no dia do Juízo final terá que prestar contas a Deus.

 

Pesquisa: O Livro dos Espiritos, O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec e site da Fraternidade São Francisco de Assis.

 

 


 

Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 13/07/2013
Código do texto: T4385446
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.