PEPITAS DE OURO: Mapa do tesouro!
Grande maioria das pessoas, em algum período de suas vidas colecionou alguma “pérola” de valor simbólico ou monetário; ou algo cujo valor emocional tenha feito tilintar seu sino interior; fazendo soar a música de seu coração. Algo semelhante a um brilhante faiscando ante seus olhos interiores; mesmo que fosse uma coleção de pequeninos desenhos de aviões desses papeis utilizados para embrulhar os chicletes ou figurinhas de animais que vinham nos saquinhos de pipocas como nos anos sessenta.
Não sou exceção! Durante a caminhada na estrada da minha existência, recolhi algumas “pérolas” ou pepitas de um “ouro” especial e essencial ao desenvolver hábitos como: a paixão por viajar; por ouvir e estudar música sacra; pela leitura da palavra de Deus. Colecionei também figurinhas de aviões os quais sempre foram minha paixão desde criancinha. Colecionei outras coisas mais preciosas, melhor que ouro refinado, extraídas da palavra de Deus. Algo que sequer o mais experto ladrão não é capaz de roubar.
Durante os “garimpos” empreendidos, por diversas vezes, em anos diferentes, eu anotava em cadernos ou qualquer papel, palavras ou frases carregadas de poder alavancador, motivadoras para a vida, ditas por pessoas que não aceitavam permanecer atoladas, soterradas nas lavas vulcanogênicas espalhada às margens da estrada de suas vidas. Quando possível procurava escrever os significado de cada uma delas. Os dicionários sempre forma meus aliados para aquilatar o material recolhido na garimpagem.
Se Deus me permitir, estarei publicando nas semanas seguintes, alguns dos materiais extraídos à semelhança de pepitas extraídas do tesouro literário- a palavra de Deus-, capaz de enriquecer a tantos que desejem tal riqueza e por ela se empenhem pagando o preço pela busca. Neste mundo nada é de graça. Ate a salvação e vida eterna teve seu preço de sangue pago por Cristo na cruz. O que é bom tem preço. Até maconha que é diabolicamente nociva por ser uma erva daninha, tem seu duplo preço. Preço do dinheiro pago por aqueles que a compram e preço físico da vida que se perde por aqueles que a utilizam gerando a morte física e espiritual. A primeira pepita encontra-se em I Reis cap. 3.8 a 13.
“E em Gibeom apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos; e disse-lhe Deus: Pede o que queres que eu te dê. E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência, e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
Agora, pois, ó SENHOR meu Deus, tu fizeste reinar a teu servo em lugar de Davi meu pai; e sou apenas um menino pequeno; não sei como sair, nem como entrar. E teu servo está no meio do teu povo que elegeste; povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão. A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo? E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, de que Salomão pedisse isso.
E disse-lhe Deus: Porquanto pediste isso, e não pediste para ti muitos dias, nem pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos; mas pediste para ti entendimento, para discernires o que é justo; Eis que fiz segundo as tuas palavras; eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti igual não houve, e depois de ti igual não se levantará. E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; de modo que não haverá um igual entre os reis, por todos os teus dias”.
Creio ser esta a maior oportunidade e proposta que um mortal já tenha recebido em vida. Oportunidades deste naipe só acontecem uma única vez na vida, e não é na vida de qualquer um ou de todos os mortais. O rei Salomão foi um destes privilegiados. O rei Salomão agarrou o fio de sua única e excelente oportunidade careca. E nós? Eu e você temos agarrado nossa oportunidade careca?
No curso de Educação Religiosa, tive um professor de Missões Mundiais, pastor Samuel Mitt. Ex-miss. dos batistas brasileiros na Bolívia, o qual dizia a seus alunos: “Oportunidades excelentes são carecas tendo um ÚNICO fio de cabelo na parte traseira da cabeça. Se quiseres agarrá-la, terás que segurá-la por este fio-único-, mas forte o suficiente para sustentá-la.
Se não conseguires agarrá-la por ele, já era! Boas coisas não se repetem, elas sempre se renovam, surgem em outros locais e de modos diferentes.
A mesma água não passa duas vezes no mesmo lugar do mesmo rio, nas canelas do mesmo pescador. A ponte pode ser a mesma. As águas serão sempre outras, como outros serão os peixes ou as pepitas.
A história de vida de todos os humanos que está sendo escritas sobre suas atividades - todas sem exceção alguma- terá algum capítulo relatando como cada qual se comportou diante da única oportunidade de ouro, de excelente valor tido na vida. Oportunidade capaz de mudar os rumos de uma nação. Até de várias nações.
Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz à igreja - pessoas salvas por Cristo com o propósito na vida em glorificá-lo- através de um viver santo, ou seja: separado do mundo repleto de ações promiscuas e corruptas.
Não me refiro à igreja como denominações resultantes das muitas cisões oriundas do descontentamento de homens para com sua liderança.
Evoco Igreja como sendo pessoas um grupo de pessoas ao redor do mundo, ao longo dos séculos, regeneradas e separadas de um viver corrupto, agrupadas em torno da pessoa de CRISTO. NÃO DE UM “CRISTIANISMO” NOMINAL. Pessoas cuja sensibilidade à voz divina lhes permita colher pepitas do ouro cujo valor é incalculável, encontrado somente nas minas da palavra de Deus. Jamais nas minas do rei Salomão.
Oculto aos olhos humanos através desestruturação da educação com boa qualidade. Estimula-se o “ensino” de cantorias e danças frenéticas ao som de batucadas sem sentido. Incapazes de produzir conhecimento suficiente para mudar pessoas de uma nação para melhor a partir da mente, saberes e ações.
Raramente é ensinado com clareza às crianças e alunos desde a educação básica o significado destes “ismos” que grudam nos seres humanos qual um grande polvo, aprisionando o humano com seus tentáculos impedindo-lhe a liberdade de pensamento e decisões. Tal omissão na tarefa de educar, força crianças e adultos a permanecerem cegos na obscuridade intelectual presos ao cabresto ditatorial dos tentáculos deste polvo imaginário descrito através do abecedário dos mais de setenta “ISMOS” por vezes infiltrados por forças malignas contrárias ao Pai das luzes.
A DITADURA dos ismos distribuídos discretamente no viver diário dos seres humanos embota-lhes a mente, efetivando o desconhecimento dos saberes essenciais a um viver produtivo para o bem, e com boa qualidade de vida na sua essência.
Ao longo dos séculos, nas diversas culturas e camadas sociais denominadas cultas, tais termos arregimentadores agrupam pessoas nos diversos segmentos da sociedade em torno de si num abecedário grotesco. Um mini dicionário de termos os quais representam os tentáculos do polvo que prende a si os humanos através de tais cabrestos milenares e arcaicos.
Oportunamente em outro artigo os descreverei sob o titulo “Os tentáculos do polvo gigante que aprisionam nações ao redor do mundo!”, deixando de ser apenas como listados como ocorre a seguir:
Agnosticismo; animismo; arcadismo; automobilismo; behaviorismo; bramanismo; budismo; capitalismo; catolicismo; ceticismo; cristianismo; comodismo; dadaísmo; despotismo; egocentrismo; egoísmo; epicurismo; escravagismo; espiritismo; esquerdismo; evangelismo; exibicionismo; existencialismo; expressionismo; fatalismo; favoritismo; fetichismo; feudalismo; fundamentalismo; hibridismo; hinduísmo; hipnotismo; homossexualismo; idealismo; iluminismo; impressionismo; “igrejismo”; islamismo; jainismo; jansenismo; judaísmo; kabalismo; lamanismo; legalismo; lenismo; lesbianismo; liberalismo; lirismo; machismo; marxismo; mormonismo; motociclismo; nacionalismo; narcisismo; nepotismo; nestorianismo; paternalismo; parlamentarismo; obscurantismo; paisagismo; “patetismo”; patriotismo; parnasianismo; peronismo; pessimismo; pietismo; pluripartidarismo; proselitismo; radicalismo; satanismo; sectarismo; sedentarismo; simbolismo; sincretismo; sionismo; socialismo; sonambulismo; vandalismo; xamanismo; xintoísmo; zoroastrismo.
Antes de aprender a torcer pelos times de futebol toda criança deveria usufruir o DIREITO à educação com boa qualidade ao aprender sobre os significados e impactos destas palavras durante seu viver. Alunos chegam ao vestibular sem este conhecimento simples, útil e mais necessário do que saber cantar funk ou vestir-se como XX ou madona, ou usar tênis de marca ou ter um celular andróid para postar fotos no facebook.
Por que não se ensina para as crianças desde a quarta série primária sobre o verdadeiro significado de cada um destes termos. Sobre o impacto de cada um deles na vida dos seres humanos por eles arregimentados? Sobre as contribuições e prejuízos em pautar-se a única vida e oportunidade de existência neste Planeta Terra atado ao cabresto que cada uma destas palavras coloca no pescoço de cada de seus seguidores?
Mesmo o cristianismo se não estiver alicerçado no Cristo vivo e ressurreto pouco servirá. Não basta ser partidário do “igrejismo”. Pessoas há que dão suas vidas se preciso for pela denominação, pela igreja e não dão o coração para Cristo. Como chamar-se de cristão, se Cristo não é o centro de sua fé? Ser cristão implica em ter Cristo na direção do viver.
O atual mundo em constante transformação a todos oferece dupla oportunidade: ficar submerso nas areias movediças, do pecado que distancia o humano de Deus ou agarrar-se a única oportunidade de um fio só que é aceitar Jesus como salvador de sua única vida no Planeta Terra.
O sucesso de qualquer mortal seja ele: empresário, governador de um Estado, presidente de uma nação, pastor de uma grande igreja, papa, cardeal ou arcebispo, não é medido pelo número de ZEROS colocados à direita do número que indica sua fortuna depositada na sua conta bancária. Seu sucesso é medido pelo grau de sua profunda dependência que este tenha do Deus Eterno que pode dar-lhe e tirar-lhe o fôlego de vida, responsável por sua permanência no Planeta.
O Deus que criou o mundo através da palavra “Haja luz” e houve luz. A verdadeira luz que permite aos mortais enxergarem as transformações ocorridas em cada época neste planeta que está em constante transformação desde que Eva e Adão desobedeceram-no dialogando com satanás, a pessoa errada aquém nunca deveria haver dado ouvidos.
As transformações do Planeta Terra não são fenômenos ocorridos apenas em épocas como a passagem da idade da pedra para era da agricultura ou da máquina à vapor para a revolução industrial. Sequer do inicio da globalização para a Era da Informação.
As transformações correm soltas desde que Seus destruiu a população rebelde da Terra usando o dilúvio na era diluviana. Desde que Deus destruiu Sodoma e Gomorra com fogo por conta do homossexualismo. Desde que as pestilências contaminaram a terra como está descrito em Jeremias cap. 12.4 “Até quando lamentará a Terra, e se secará a erva de todo o campo? Por causa da maldade dos que nela habitam, perecem os animais e as aves; porquanto disseram: Ele não verá o nosso fim”.
Ainda em Jeremias cap. 13. 27 “Os teus adultérios, e os teus rinchos, e a enormidade da tua prostituição, essas abominações tuas, eu as tenho visto sobre os outeiros no campo.”
Cap. 23.10 “Pois a terra está cheia de adúlteros; por causa da maldição a terra chora, e os pastos do deserto se secam. A sua carreira é má, e a sua força não é reta”.
Salomão agarrou sua única oportunidade careca, no entanto perdeu-se através do adultério no final de sua brilhante carreira, quando já velho caiu no adultério com a mulherada ímpia. Não basta conseguir um alto posto, imprescindível é permanecer nele.
O ex-senador dos EUA, Kennedy assim se referiu: “Não é tão difícil tornar-se senador ou presidente dos EUA. Dificílimo é permanecer no posto fazendo o que tem de ser feito”. Tal premissa vale para quase todos os grandes empreendimentos na vida. O mais difícil não chegar-se ao topo, mas ficar nele com dignidade, fazendo o que tem de ser feito.
Não é tão difícil encontrar as pepitas na palavra de Deus. O difícil é segurá-las no coração, e permanecer firmes em Deus para não perdê-las ao longo da caminhada de fé na vida diária.
Seja este seu desafio: encontrá-las, tomar posse delas para fazer-te sábio (a) a e vitoriosa (a) na caminhada da vida neste Planeta Terra que cambaleia sob o peso dos pecados da humanidade bastante desumana.