MÃE NÃO PROVOQUE SEUS FILHOS

.

Subtitulo: Andando na Contramão

Acabamos de ter na Igreja várias homenagens, num culto especial, para o dia das mães. Que Deus abençoe as mães, sobretudo a boa mãe. Mas eu aiinda quero trazer um pensamento, que vai na contramão do que ouvimos, mas que é necessário de ser inesquecível, pois é a palavra do Senhor:

``E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor. `` (Efésios 6:4)

Temos dois momentos aqui em Efésios, o primeiro é exortativo, paulo está dando uma bronca nos pais, pai e mãe. Pai e mãe, não faça algo, ou aja de maneira que provoque seus filhos e pior ainda, se conseguir fazer com que o teu filho que te ama, te odeie. Saiba, que isso é possível.

O segundo momento é de ensinamento. Crie seus filhos na doutrina e admoestação do Senhor. A Bíblia louva, exalta, os pais que assim o fazem e criam seus filhos para serem usados por Deus. João Batista era um filho que tinha muito dos seus pais. Assim como aprendemos que Jesus Cristo tinha muito de José.

Não precisamos falar muito dessa segunda parte, pois já ouvimos bastante o dia todo. E cabe aqui dizer que essa mãe, louvada é uma boa mãe. Mas eu me lembro da pésssima mãe.

Como a irmã nos trouxe uma Palavra, onde lembrava que filhos não vem com manual, parecem que algumas péssimas mães, leram algum tipo de manual maligno, para agirem do jeito que o fazem.

E VÓS PAIS, NÃO PROVOQUEIS À IRA A VOSSOS FILHOS

Eu estou profundamente entristecido, com um caso que estou orando, onde uma mãe, mandou a sua filha de menor embora de casa. Algumas situações foram acontecendo e a mãe resolveu que o melhor a fazer era mandar a filha embora. Essa mãe, pode ser acionada juridicamente, por fazer isso e a filha pode ser levada pelo Conselho Tutelar e a mãe pode nunca mais ver sua filha, além de que a mãe pode ir presa.

Quando ouvi que a mãe mandou sua filha embora, fiquei a noite sem dormir. Tenho orado, para que Deus abençoe a todos os envolvidos na situação, dando-lhes sabedoria, pois é o que mais está faltando.

Que motivos tem uma mãe em jogar seu filho na rua? Eu nunca teria coragem de fazer isso com minhas filhas, por pior que elas assim o fizessem. Interessante que isso ocorreu no dia mais frio do ano. Fiquei dois dias pra descobrir onde a menina estava.

Que traumas uma mãe não causa ao fazer isto? O interessante é que a filha não está com raiva da mãe. A filha, apesar de estar com raiva, me parece a mais racional no caso.

Qual é a culpa da menina: gostou de alguém. Ama alguém. Parece ser crime amar alguém. Eu sinceramente não sei o que essa moça, linda, viu nesse rapaz. Mas a incompreensão da familia em relação a isso é no minimo não saber lidar com a situação.

Porque a menina foi expulsa de casa: por amar alguém. Seria poético, se não fosse tão dramático.

PAIS, NÃO PROVOQUEM A IRA DE SEUS FILHOS

Enquanto dá pra arrumar a situação, pai, mãe, mude de atitude, depois que a situação estiver irremediável, só Deus pra dar jeito.

Quando o bebê nasce, nasce a esperança. Sempre um bebê é uma esperança. Vai crescendo e vamos aprendendo a amá-lo cada vez mais e não menos. Como é que um bom pai, ou uma boa mãe, pode mandar um filho embora.

O FILHO PRÓDIGO

Ontem no Seminário o Pastor João, meu professor – é uma honra, um privilégio, tê-lo como professor – nos ensinou algo básico a respeito da Parábola do Filho Pródigo. Qual é a diferença para filho e não filho? Como reconhecemos definitivamente, quem é o filho e quem não o é? Dizia ele: O filho, sempre volta.

Uma coisa sei, o que fazemos hoje, pode definir todo o futuro. Por isso que cada situação precisa ser tratada hoje, com o melhor que temos de Deus. Devemos sacar da fé que temos nesse momento e fazer o melhor que aprendemos de Deus.

NÃO PROVOQUE SEUS FILHOS, MAS CRIE-OS

Nesse dia das mães, eu quero deixar essa recomendação a todos os pais, não só às mães, mas aos educadores e tutores também: Não provoque seus filhos, mas crie-os.

Me lembro de uma Palavra básica, onde Jesus deu a sua vida pelos irmãos. Dar a vida não é morrer pelos irmãos, morrer é fácil, mas dar a vida é estar perto no momento dos problemas, é se cansar andando junto, é abraçando, quando achamos necessidade.

Criar os filhos é muito dificil, ninguém disse que não é. Mas devemos ter muito cuidado, pois os filhos são do Senhor e nós só os criamos, na direção de Deus. De certa maneira todos os nossos filhos são como Jesus, que era de Maria, mas era de Deus e Deus o requereu quando chegou o tempo.

Os filhos não são nossos mas de Deus.

FILHO, PERDOE SUA MÃE

Hoje ouvimos bastante sobre as mães devendo ser superiores e perdoar seus filhos, mas não ouvi ainda a parte onde os filhos devem perdoar as mães e os pais.

Filho, perdoe!

Filha, perdoe!

Nesse dia das mães, filho, filha, perdoe a sua mãe.

pslarios
Enviado por pslarios em 12/05/2013
Código do texto: T4287706
Classificação de conteúdo: seguro