UMA PALAVRA SOBRE O SEXO PARA OS ADOLESCENTES DA IGREJA
UMA PALAVRA SOBRE O SEXO, PARA OS ADOLESCENTES DA IGREJA
Vamos entender uma coisa, já logo de cara, quando escrevemos alguma coisa na Internet, em geral colocamos nomes chamativos aos artigos, para chamar a atenção para que alguém leia, e o título vende metade do livro (já ouviu essa frase?) só que nesse assunto, o título é realmente o assunto.
Quantas pessoas, principalmente os jovens não tem sofrido com esse assunto? Já há vários dias tento achar as palavras corretas para falar sobre o assunto, que é muito melindroso para muitos moços e moças, e o irmão R. R. Soares falou algo no seu programa, sobre a época que ele era jovem, que me deu coragem de tratar disso, hoje.
Pra começar, a minha vontade é te ajudar, se eu puder. Escrevo esse texto, com vontade que um dia as minhas filhas, que hoje são pequenas, o leiam e o entendam, então vai ai uma responsabilidade maior, da minha parte e um respeito tremendo com você que me lê.
Quando escrevemos temos que imaginar com que publico estamos falando. Aprendi isso pregando. Cada pregação é uma pregação. E cada dia tem a sua maneira de pregar. O jeito de pregarmos num culto de estudo bíblico, não é o mesmo de pregarmos num culto de domingo para a família. Visualizo então, o meu publico que me lê nesse artigo: você. Imagino que estou falando com moços e moças cristãos, bem novinhos, alguns muito tímidos, que nasceram num berço evangélico e alguns nem sabem ainda o que seja o sexo. Sexo é a relação entre um homem e uma mulher. É namorar com mais carinho. E com muito respeito. Quando nós gostamos de alguém, nós gostamos da mente da outra pessoa, do jeito dela, da maneira que fala, e do corpo da pessoa também, dos braços, das pernas, dos olhos, dos cabelos. E queremos tocar a outra pessoa. Beijar é bom, abraçar é bom.
Visualizo ainda jovens adolescentes que aceitaram o evangelho, mas não nasceram num berço evangélico e o ensinamento da Igreja parece até pesado demais e ficar sem ninguém parece impossível.
Há ainda os que aceitaram o evangelho tardiamente. Alguns já foram até casados. Outros viveram uma vida desregrada, do jeito que quiseram e agora entram para a Igreja e se debatem com esse assunto tão importante. Vocês não são exatamente o publico dessa mensagem, mas acredito que poderá ajudar. Não desista, leia até o fim.
Existe ainda uma outra classe de jovens que são os que experimentaram as intimidades que só podem ocorrer entre um casal, casado, que se ama e agora aceitaram a Jesus. Imagine a cabeça do jovem que aceitou a Jesus e sente os desejos da carne e ou faz sabendo que está pecando, ou então não faz, mas também não para de pensar nisso, o que é uma tortura também.
2 – VOU VIVER SEM SEXO?
O que o ensinamento bíblico diz?
A Bíblia não nos mostra o namoro, por incrível que pareça. Mas o namoro é uma época que sabemos, onde o casal está aprendendo a se conhecer. Gostar de alguém parece não ser tudo, a principio. Amar requer inteligência. Se a moça amar um jovem e quiser ter um futuro com ele, o cara precisa fazer algumas coisas, senão não vai dar. Quando aceitei Jesus, eu tive o privilégio de ter um Pastor que ensinava essas coisas prá nós. E olha que aceitei Jesus com 28 anos, velho e experimentado em tudo o que era bagunça. O Pastor Ireno dizia prá nós o seguinte: o irmão que a irmã está de olho, trabalha? Ele escova os dentes? Pois se ele não trabalhar você é que vai ter que trabalhar para sustentar o vagabundo do seu marido no futuro. Se ele não escovar os dentes, você vai ficar com alguém que tem um bafo horroroso o resto da vida e nem vai poder reclamar. A irmã, sua pretendente a esposa, sabe fazer café? Pois se ela não souber fazer café, quem vai fazer é você. Quer conhecer a sua futura esposa? De um jeito de ser convidado a ir na casa dela e ver as suas coisas, o seu guarda-roupa, onde é a máquina de lavar, observe se ela lava a louça do almoço, ou se grita com a mãe. De uma boa olhada, clinica, na futura sogra. Vai dar prá encarar? E o sogrão? Se a sogra for meio balofinha, a esposa será também – depois não venha aqui reclamar. Se a mocinha, tão lindinha enquanto é nova, um chuchuzinho, não dobra nem as suas cobertas, ou dobra as sua roupas, tendo um guarda roupa que não pode nem abrir, senão cai tudo, tendo as roupas dela e da família – isso se ela lavar, pois se ela não lava roupa, então quem vai lavar é você – jogadas no chão, ou se a sua bençãozinha, um chuchuzinho, né?, gritar com a mãe dela, vai gritar com você também. Se um dia você casar com essa benção e apanhar dela, não me venha aqui reclamar. Cuidado, pois o chuchuzinho pode virar um dragãozinho. E ai: se vira com o seu dragão.
SE VIRA COM O SEU DRAGÃO
A gente sempre escuta isso. Se a moça encontra alguém que não é crente – ela é – e vê o camarada, com 25 anos, surfista, diz que o seu trabalho é estudar, sendo que a Bíblia diz em Provérbios, vai ter com a formiga, preguiçoso, e o camarada bebe umas e outras e sai pras baladas e é ´´pegador``, ai cisma em casar com essa benção pensando que um dia vai mudá-lo, eu sinto muito, mas posso já te dizer agora, que só Deus pode mudar alguém, você não vai xonseguir. Agora é o seguinte: Não tem moço crente na Igreja e você tem que ir no mundo pegar um encardido, cheio de pecados? Acho que não.
O contrário também é válido. Fiquei muito triste em saber de um jovem cristão de uns dezesseis anos, virgem, que começou a namorar uma irmã crente, de quatorze, que já tinha feito sexo com alguém. Começaram a namorar um namoro cristão, com respeito, e um dia ela disse que tinha feito sexo de novo, com alguém, enquanto namorava com o jovem. Esse moço pedia para nós orarmos para Deus converter a moça, pois gostava dela e queria ficar com ela. Qual você acha que vai ser o futuro disso ai? Se casar com essa moça, vai criar filho dos outros.
Os jovens, principalmente hoje em dia precisam abrir mais os olhos.
Sexo não é só ir pra cama, sabia disso? Sexo é o desenrolar de um relacionamento, que deve cumprir etapas. Namora, conheça a pessoa, não tenha pressa. Todo mundo tem defeitos, se os dela, ou se os dele, der pra levar, tudo bem, que Deus os abençoe. Hoje pulamos as etapas. Alguém conhece alguém e no mesmo dia já chama pra ir pros entretantos. Como diz a Missionária Mailde, do Vale de Bênçãos: Opa lá!
3 – A BIBLIA DIZ QUE DEUS SABE DOS PROBLEMAS DA PESSOA SOLTEIRA, OU MAL-CASADA, OU DESCASADA, OU VIUVA
A Bíblia já diz tudo isso, é só encontrar onde está registrado sobre o seu problema. Leia a Bíblia.
Um dia escutei de uma prostituta que se converteu, o seguinte testemunho, que Deus preenche o nosso vazio. É exatamente isso! O vazio. Existe um buraco em nossos corações que só pode ser preenchido com Deus. Todo ser humano precisa de Deus. Fomos feitos assim pelo nosso criador. Usando um argumento bem chulé, uma boneca a pilha, precisa de pilha. Ela foi feita de tal maneira que precisasse de pilhas, sempre. Descarregou, troca a pilha; recarrega o celular, enche do Espírito.
A Biblia nos ensina muita coisa sobre oração. Ore mais, aprenda a confiar em Deus.
4 – PEÇA QUE DEUS TRAGA A PESSOA CERTA PRA VOCÊ
Ore a Deus, levante jejuns a respeito, não precisa falar a ninguém, se não quiser, é você e Deus. Não se desespere, não fique sofrendo, não precisa. Vai orando e fazendo outra coisa. Não pense só nisso.
Orar é confiar em Deus. Quando oramos devemos deixar Deus fazer. Conforme a nossa necessidade de algo, devemos orar mais e melhor. Leia e escute falar sobre oração, Aprenda. Quando oramos é como se Deus saísse para ir resolver o nosso problema. Em oração, como exemplo, pedimos gentilmente para Deus nos ajudar e devemos dar tempo para Ele fazer isso. Alguns casos podem demorar mais. Outros vão demorar menos.
À muita necessidade do sexo a Bíblia chama de abrazar. Abrazar é como ficar com o corpo queimando, querendo algo que você não sabe o que é. Porque os jovens tem esse sentimento mais forte do que o restante das pessoas? Porque Deus os fez assim. Essa época é a época ideal para casar. Jovem deve casar jovem. O que ocorre hoje em dia são ``jovens`` dentro das nossas igrejas que já estão ficando velhos.
5 – A SABEDORIA DA BÍBLIA
1 Coríntios 7:1-17
Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher;
Mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido.
O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido.
A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher.
Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.
Digo, porém, isto como que por permissão e não por mandamento.
Porque quereria que todos os homens fossem como eu mesmo; mas cada um tem de Deus o seu próprio dom, um de uma maneira e outro de outra.
Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.
Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
Todavia, aos casados mando, não eu mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido.
Se, porém, se apartar, que fique sem casar, ou que se reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.
Mas aos outros digo eu, não o Senhor: Se algum irmão tem mulher descrente, e ela consente em habitar com ele, não a deixe.
E se alguma mulher tem marido descrente, e ele consente em habitar com ela, não o deixe.
Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos.
Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não esta sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz.
Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?
E assim cada um ande como Deus lhe repartiu, cada um como o Senhor o chamou. É o que ordeno em todas as igrejas.
Repetindo:
Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.
1 Coríntios 7:9
5 – IRMÃ, NÃO SE VISTA COMO UMA CACHORRA
E não seja uma cachorra. Serve pros homens isso também. Não se vista e nem seja um cachorro.
De onde é que vem esses termos, no mínimo complicados em se dizer, que parecem ate à primeira vista, falta de educação? Vamos ler o artigo abaixo:
FILHA DE BABY DO BRASIL ENSINA PRINCESA A NÃO SER CACHORRA EM PREGAÇÃO EVANGÉLICA
A cantora e agora pastora Sara Sheeva, filha de Baby do Brasil e Pepeu Gomes, ataca as "cachorras" em pregação evangélica. Ela ministra toda última quinta-feira do mês um culto só para mulheres, chamado Culto das Princesas, no Clube Olímpico, em Copacabana, na zona sul carioca. No culto, aberto às mulheres de todas as religiões, a pastora diz que "quer mudar a cultura que nós mulheres "herdamos", uma cultura maligna que leva muitas mulheres a sofrer: é a cultura da "cachorrice"!
Sarah diz que as fiéis irão aprender "como deixar de ser "cachorra" e se tornar uma "princesa" e entender por que "cachorras" atraem "cachorrões", e "princesas" atraem "príncipes"". A pastora atuou por cinco anos no grupo musical SNZ, com suas irmãs Nana Shara e Zabelê, e agora é membro da ICI (Igreja Celular Internacional). Foi a primeira de sua família a se converter ao Evangelho de Cristo, em outubro de 1997.
ASSISTA O VIDEO:
http://celebridades.uol.com.br/noticias/redacao/2011/11/01/filha-de-baby-consuelo-ensina-princesa-a-nao-ser-cachorra-em-pregacao-evangelica-assista.htm
Eu ouvi a Pastora Sara Sheeva, na TV, a algum tempo e achei muito interessante a maneira que ela colocou a situação. O problema não está só na roupa, mas na atitude, mas ela foi dizendo que se uma irmã, crente, se vestir como uma cachorra, ou uma moça do mundo, ela vai atrair cachorros, ou rapazes que vão pensar algo errado a respeito dela e vão querer coisas erradas. Vista-se como uma princesa e você vai atrair príncipes, disse ela.
6 – BUSQUE A PALAVRA
Não se desespere, a benção do Senhor está sobre você. Ore a Deus, confie no Senhor, seja lá qual for a sua situação.
A Igreja Cristã do Brasil, que considero uma Igreja boa, mas não concordo com algumas coisas, - assim como não concordo com algumas coisas da minha Igreja Batista, ou com algumas coisas da Assembléia de Deus, e nem com a Deus é Amor, ou a Paz e Vida, ou a Renascer, ou a Presbiteriana (a que se salva mais é a Presbiteriana, mas ainda assim, eu participei de cultos lá com vinte minutos ou um pouquinho mais. Só isso?) – tem um dizer: Busque a palavra.
O que significa isso? Buscar a Palavra é buscar a resposta. É o bom costume de orar e pedir que Deus use alguém no culto para que o que você está perguntando a Deus, e necessita de uma resposta, venha. Isso pode ser feito em qualquer Igreja onde os pregadores são usados por Deus e não pregam o que querem. Independente a Igreja, se os pregadores pregam o que querem e não o que Deus manda, cai fora daí. De qualquer maneira esperar a resposta pode demandar bastante tempo, ou não! O que é necessário fazer é estar com os ouvidos espirituais abertos para receber. E Deus falando, faça o que Deus mandar.
Quando entrei na Igreja, a vinte anos atrás, fiquei dois anos desempregado. Foi o tempo em que li a Bíblia pela primeira vez, e já comecei a ler pela quinta vez. Eu pedia a Deus que me mudasse de profissão, mas não sabia o que fazer. Eu era gráfico, mas não suportava mais trabalhar com papel e nem com a quantidade absurda e escravizante de horas extras. Sai para procurar emprego muitos dias, até que entendi, que no meu caso, eu deveria orar e jejuar, até que Deus mostrasse o emprego que ele queria me dar e aonde. Quando Deus me falou isso, eu parei de sair e em pouco tempo Deus deu o emprego. Quando entendi que Deus me respondia a respeito do emprego que procurava, que era para parar de sair à toa, sem rumo, e era para orar mais e jejuar, eu comecei a orar todo dia e toda ora, eu morava sozinho (6 anos) na época e jejuar não era problema, eu não fazia a comida e nem comprava. Eu orei a Deus dizendo qual era o meu problema e Deus me respondeu me dizendo o que eu deveria fazer, orar e jejuar.
Me convidaram, foram na minha casa, eu nem sai de casa, e comecei a trabalhar no Hospital Penteado como Segurança, onde com menos de um ano fiz um concurso e estou a vinte anos lá, hoje trabalho no que gosto, faço o serviço de Manutenção de Computadores. Deus seja louvado!
Quando entrei na Igreja vinha de um relacionamento muito ruim, onde tinha me separado a uns quatro anos mais ou menos - ficando ainda mais dois anos só, até que a esposa aparecesse. Assim que entrei para a Igreja Deus foi tratando comigo na Palavra sobre relacionamentos e me prometia que eu iria casar, agora de papel passado, na Igreja cristã. Eu nem acreditava naquilo, achava que seria impossível. Já entrei na Igreja direcionado a orar pelo casamento. O meu problema era esse e Deus tratou. Comecei a orar quando eu tinha uns seis meses de Igreja, pois foi ai que comecei, lentamente a entender a Palavra. Orei e jejuei três meses até que tive uma revelação: eu vi a minha futura esposa, eu sabia que ela seria minha esposa, de costas e Deus me falou que ela precisava muito de oração e eu deveria orar por ela, pois ela estava enrolada com macumbarias. Eu orei depois disso um ano, exatamente, até que ela entrou no Hospital Penteado. Um ano depois, mais ou menos estávamos casados e estamos até hoje. Ela ainda precisa de oração? precisa, e eu também.
Ore comigo!
Oh, Senhor, apresento esse moço, essa moça, esse homem, essa mulher, que precisam da sua benção. Abençoa Senhor, em Nome de Jesus. Amém!