O Homem, imagem de Deus
Padre Geovane Saraiva*
O homem elevado no mais profundo encontra e reconhece Deus na sua grandeza e perfeição e se une a Ele como sua imagem e semelhança, representando as demais criaturas e sendo pelo Criador e Pai constituído rei, para reinar sobre todos os seres vivos (cf. Gn 1, 28). A pessoa humana tem semelhança com Deus e essa semelhança encontra a sua raiz na imortalidade, representada num reflexo da glória de Deus, nosso Criador e Pai.
O homem, que primeiramente foi feito da terra e tornou-se um ser vivente, imagem da terra e é terrestre, não do céu, como o segundo homem, o Cristo (cf.1Cor 15, 47). O Cristão, homem de fé, que é imagem do Adão terrestre, deve ser transformado interiormente, para alcançar o estado do segundo Adão, o Cristo glorificado que, por sua vez, é imagem de Deus.
A imagem sempre esteve ligada ao culto e à religião. “Ninguém viu nem pode ver Deus” (Jo 1, 18). É evidente que falamos do grande e insondável mistério, através da imagem, expressando a constante busca da imagem de Deus.
As imagens de Deus que a Bíblia reconhece são naturais e não artificiais. É só olhar para o universo, grande cosmo e nele a criatura humana, que é totalmente diferenciada de uma obra de arte, uma vez que muitas imagens populares são obras de artes, mas as obras de artes não são imagens transcendentes e religiosas.
Para não causar admiração nem favorecer devoções incorretas, o Concílio Vaticano II reafirma o culto à imagem, mas com moderação e ordem (cf. SC, 737). Não podemos nunca dispensá-la, porque é antiguíssima na vida da Igreja e sempre a acompanhou a vida das pessoas como valores artísticos, elevando à alma as práticas das virtudes.
A Bíblia não teme as imagens de Deus e se pode afirmar que a Sagrada Escritura inteira é uma belíssima e maravilhosa descrição imaginativa da criação de Deus, tendo por base as diversidades de imagens. Deus é apresentado como oleiro, médico, pastor, rocha, vinhateiro, esposo, pai, amigo etc. Sempre com o objetivo pedagógico de uma melhor compreensão da imagem de Deus.
*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, Escritor, Membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE), da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e Vice-Presidente da Previdência Sacerdotal.
Pároco de Santo Afonso