MUSICA NA IGREJA
MUSICA NA IGREJA – UMA INTRODUÇÃO
Texto Básico: “...cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente” (I Co.14:15)
1 - O QUE É MUSICA?
A musica é uma manifestação da alma, assim como também é uma manifestação cultural e espiritual.
A musica é uma combinação de sons e frases melodiosas.
A musica é uma manifestação que tem uma forte influência sobre as emoções e a psique humanas. Dessa maneira a musica pode ser usada para manipular as pessoas, seja para o bem, ou seja para o mal.
Cada sociedade, quando nasce, cria um novo estilo musical. “As práticas musicais não podem ser dissociadas do contexto cultural. Cada cultura possui seus próprios tipos de música totalmente diferentes em seus estilos, abordagens e concepções do que é a música e do papel que ela deve exercer na sociedade. Entre as diferenças estão: a maior propensão ao humano ou ao sagrado; a música funcional em oposição à música como arte; a concepção teatral do Concerto contra a participação festiva da música folclórica e muitas outras.” Wikipédia – Musica na Sociedade.
De fato, a música é muito poderosa, mas de onde será que vem esse poder? Muito desse poder vem das freqüências de certos sons encontrados nas músicas, que como têm um valor de hertz parecido ao encontrado em alguns constituintes do nosso corpo, nos tornam num diapasão natural, fazendo-nos ressoar.
2 - DEFINIÇÃO DE HERTZ
O hertz (símbolo Hz) é a unidade de frequência derivada do SI (Sistema Internacional de Medidas) para frequência, a qual é expressa, em termos de ciclos por segundo, a frequência de um evento periódico, oscilações (vibrações) ou rotações por segundo (s−1 ou 1/s). Um de seus principais usos é descrever ondas senoidais, como as de rádio ou sonoras.
O hertz equivale a ciclo por segundo. "Pela definição do Segundo Comitê Internacional de Pesos e Medidas (Comité international des poids at mesures), o padrão empregado é a transição entre níveis hiperfinos F = 4, M = 0 e F = 3, M = 0 no estado fundamental 2S1/2 do átomo Césio 113 sem perturbação de campos externos, a essa frequência de transição é atribuído o valor de 9 192 631 770 hertz"[1], assim definindo "hertz" e "segundo" simultaneamente.
1 Hz significa 1 ciclo por segundo, 100 Hz significa 100 ciclos por segundo, e assim por diante. O hertz aplica-se à descrição de qualquer evento periódico. Por exemplo, o coração de um humano saudável em repouso bate a aproximadamente 1,2 Hz (1,2 batidas por segundo)
VIBRAÇÃO
O som viaja numa onda que nada mais é que oscilação de pressão. Os humanos percebem a freqüência de vibração das ondas sonoras como um tom. Cada nota musical corresponde a uma freqüência em particular, que pode ser medida em hertz. O ouvido de um bebê percebe freqüências entre 20 Hz até 20 000 Hz; enquanto o ouvido de um humano adulto percebe entre 20 Hz e 16 000 Hz. O ultrassom, o infrassom e outras vibrações físicas como vibrações moleculares encontram-se fora deste intervalo.
Essa sensação é quase imperceptível, mas faz-nos reagir inconscientemente de uma maneira muito emocional. Alguns choram ou ficam alegres ouvindo certas musicas. Alguns sentem-se mal fisicamente ao ouvir algum estilo musical. Parece que ficou doente.
Tocar musica falada, o que é ressonância de vozes, por exemplo, num supermercado, traz distração e o cliente vai embora mais rápido; por isso que o ideal para esses estabelecimentos são musicas tocadas populares, pois a musica erudita é pouco apreciada pelas massas pois mexe muito com o emocional/biológico das pessoas, por ser reconhecida como uma musica pesada, ou com muitos nuances que vão se alternando enquanto ouvimos, o que inconscientemente causa medo. As pessoas não ouvem musica clássica porque não gostam, mas sim porque têm medo do que sentem quando as ouvem.
Cantar canções tristes para uma alma triste, diz Provérbios, é como tirar a roupa num dia de frio, ou colocar vinagre sobre o sal. Prov. 25:20
3 – A FISICA ENSINA O QUE É MUSICA
Para alguns músicos, o que estou dizendo pode parecer até novidade e muita novidade, mas o que acontece é que a musica é ensinada na escola, nas aulas de Física, lá pelo 2º ou 3º anos do Ensino Médio. Na duvida baixe livros de Física escolar, ou vá à Biblioteca e empreste um livro de Física e leia o que estou dizendo. Já estava lá faz tempo. O ser-humano vem estudando a musica a muito tempo e muito se descobriu sobre ela, o que chama a atenção é que muitos músicos não tenham estudado o que a ciência fala sobre ela.
Você que é musico, toca qualquer coisa na Igreja; você que é cantor e canta qualquer coisa na Igreja, volta pra escola.
Leia de novo aquele livro chato de Física.
4 – ACUSTICA
A área da Física que estuda o som é chamada de Acústica. Para entende-la melhor precisamos relembrar alguns conceitos:
Onda: é a variação periódica de uma grandeza física. Uma onda é composta por:
Crista: Pontos de maior intensidade, o topo da onda.
Vale: Pontos de menor intensidade da onda.
Nível Médio: Pontos entre o as Cristas e os Vales.
A distância entre a crista ou o vale e o nível médio é chamada amplitude (y). Já a distância entre duas cristas consecutivas ou dois vales consecutivos é chamada de comprimento de onda (λ).
Onde:
λ – Comprimento
y - Amplitude
O tempo que uma oscilação leva para se repetir é chamado período (T), medido em segundos(s). A frequência (f) significa quantas vezes uma oscilação se repete por unidade de tempo, medida em Hertz (Hz).
Dessa forma:
f = 1/t
O Som é uma onda mecânica que possui a intensidade e frequência necessárias para ser percebida pelo ser humano. Entendemos como onda mecânica uma onda que precisa de meios materiais, como o ar ou o solo, para se propagar. As frequências audíveis pelo ouvido humano ficam entre 16 Hz e 20000Hz (20kHz). Dentro desta faixa encontram-se a voz humana, instrumentos, musicais, alto-falantes, etc.
Abaixo de 16Hz temos os infra-sons, produzidos por vibrações da água em grandes reservatórios, batidas do coração, etc.
Acima de 20kHz estão os ultra-sons emitidos por alguns animais e insetos (morcegos, grilos, gafanhotos...), sonares, aparelhos médicos e industriais.
Os dispositivos que produzem ondas sonoras são chamados de fontes sonoras. Entre os que mais se destacam estão aqueles compostos por:
• Cordas vibrantes como violão o piano, as cordas vocais etc.
• Tubos sonoros como órgão flauta, clarineta.
• Membranas e placas vibrantes tal como o tambor
• Hastes vibrantes como o diapasão, triangulo, etc.
Podemos caracterizar os sons a partir de sua intensidade, altura ou timbre.
A intensidade está ligada à quantidade de energia transportada pelo som. Desta forma, conforme a intensidade do som dizemos que ele é mais forte (a onda possui maior amplitude) ou mais fraca (a onda possui menor amplitude).
A altura está relacionada com a freqüência do som. Assim distinguimos os sons mais altos como os de maior frequência (mais agudos) e os mais baixos como os de menor frequência (mais graves). As notas musicais buscam agrupar diferentes freqüências sonoras produzidas por um instrumento.
O timbre corresponde ao conjunto de ondas sonoras que formam um som. O timbre permite diferenciar diferentes fontes sonoras, por exemplo é fácil perceber que o som de uma guitarra e de uma flauta são completamente diferentes.
A velocidade do som no ar é de 340 m/s. A fórmula que relaciona velocidade, amplitude e frequência sonora é:
V = λ . f
5 – MENSAGEM SUBLIMINAR
Existem sons audíveis e facilmente reconhecíveis e existem sons em tons mais altos e outros mais baixos. Há sons maiores que 20.000 Hz e infrasons abaixo de 16.000 Hz, imperceptíveis a nós conscientes, mas reconhecíveis por nós em nível inconsciente. O som imperceptível é então subliminar.
Mensagem subliminar é a definição usada para o tipo de mensagem que não pode ser captada diretamente pela porção do processamento dos sentidos humanos que está em estado de alerta. Subliminar é tudo aquilo que está abaixo do limiar, a menor sensação detectável conscientemente. Importante destacar que existem mensagens que estão abaixo da capacidade de detecção humana - essas mensagens são imperceptíveis, não devendo ser consideradas como subliminares. Toda mensagem subliminar pode ser dividida em duas características básicas, o seu grau de percepção e de persuasão.
A percepção subliminar é a capacidade do ser humano de captar de forma inconsciente mensagens ou estímulos fracos demais para provocar uma resposta consciente. Segundo a hipótese, o subconsciente é capaz de perceber, interpretar e guardar uma quantidade muito maior de dados que o consciente. Como exemplo, imagens que possuem um tempo de exposição pequeno demais para serem percebidas conscientemente, ou sons baixos demais para serem claramente identificados. Dados que passariam despercebidos pela mente consciente seriam na verdade interpretados e guardados.
A persuasão subliminar seria a capacidade que uma mensagem teria de influenciar o receptor. Segundo a hipótese, toda mensagem subliminar tem um determinado grau de persuasão, e pode vir a influenciar tanto as vontades de uma forma imediata (fazendo por exemplo, uma pessoa sentir vontade de beber ou comer algo), como até mesmo a personalidade ou gostos pessoais de alguém a longo prazo (mudando o seu comportamento, transformando uma pessoa tímida em extrovertida). Perigoso isso, não? Esse grau de persuasão deveria variar de acordo com o tempo de exposição à mensagem, e a personalidade do receptor.
6 - A ORIGEM DA MUSICA
A musica está no inconsciente coletivo, quer dizer: todos os povos sentem desejo de se expressar cantando ou tocando. Mas de onde vem essa consciência?
A Bíblia nos dá a entender que a musica teve origem no Céu, como manifestação de louvor a Deus.
Onde estavas tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Quem lhe pôs as medidas, se é que o sabes? Ou quem estendeu sobre ela o cordel? Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, Quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus jubilavam?
Jó 38:4-7
A musica foi criada no Céu como manifestação de louvor a Deus.
Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
Ezequiel 28:13-15
Não entendemos direito o que o texto bíblico quer dizer, por falta de referências. Não entendemos direito o que seja sobre haver tambores e pífaros em Satanás. A musica, ou instrumentos, ou sons estavam em seu corpo, ou ele usava instrumentos musicais fora do corpo? Se Satanás foi criado assim, então a musica ainda está nele?
Por falta da Bíblia falar mais sobre o assunto, criou-se a idéia de que Satanás era regente musical no Céu. Nós não sabemos se isto era verdade ou não, os textos bíblicos a respeito são muito resumidos e não conseguimos tirar uma idéia apropriada dos mesmos.
Agora é com certeza um erro dizer que a origem da musica foi com Satanás. A musica, foi criada por Deus, como manifestação da alma, onde os anjos tocavam e cantavam louvores a Deus. Não é difícil entender isso, pois quando você está cheio do Espírito Santo, você não quer fazer outra coisa, a não ser louvar. Até eu que não canto nada, já cantei cânticos espirituais, que são cânticos espontâneos e profundamente biblicos que lhe vem a mente e ao coração para você cantar.
A origem da musica foi no Céu, portanto a musica foi criada originalmente santa e pura.
7 - A DESVIRTUALIZAÇÃO DA MUSICA
A musica, tanto tocada, quanto cantada, foi desvirtualizada da sua origem, que era dar louvores a Deus. O pecado fez com que a musica fosse agora reconhecida como musica de Deus e musica carnal, ou mundana.
Observe, entretanto, que Deus se alegra com a nossa alegria.
Já entendemos que a musica pode ter um papel subliminar, tanto na letra, quanto nos hertz, que podem afetar o nosso organismo, nos fazendo propícios ao certo, ou ao errado.
A musica fora criada boa, assim como todas as coisa e o pecado a adoeceu, como a todas as coisas em que tocou. Mesmo que não sigamos a idéia de que Satanás era maestro, ou outra coisa qualquer, no Céu, o que a Bíblia não diz, ainda assim, alguma coisa de musica ele conhece. Os estudos sobre o efeito da musica em nossa biologia, em nosso corpo, ou mentes, é bastante recente, tendo uns duzentos anos, mais ou menos. Mas nós entendemos que a musica está sendo usada pelo Diabo a muito tempo, como forma de oprimir aos seres humanos. E os musicos na Igreja não podem ficar alheios a isso.
Sobre o pecado na musica existe muita coisa a se falar, mas vamos resumir por ora com a seguinte pergunta?
Crente pode ouvir musica mundana?
Essa é uma grande pergunta, que gera muitas respostas. No geral o cristão não poderia ouvir musica mundana, de jeito nenhum, assim como não poderia assistir televisão e nem ir à padaria comprar pão. O cinema não foi feito par os cristãos, assim como o Shopping também não. Um cristão que não se envolva com o mundo, precisa então ficar preso dentro de casa e não ter rádio, Internet ou Tv. Piorou TV a cabo, isso é que não. Ou seja: estamos no mundo, como não ouviremos musica?
Ai vem outra pergunta: Toda musica é maligna? A resposta é não! Porque se fosse assim, tudo o que fazemos é maligno, e sabemos não ser verdade. Muitas musicas que ouvimos no rádio são manifestações artísticas, ou emocionais. Mas a musica feita para a religião que busca outros deuses, ou a musica feita sob influência de drogas, ou criada com raiva, ou criada num momento de pecado sexual, essa é influenciada mesmo.
Tudo no mundo tem alguma influência do pecado, fora aquilo que Deus está restaurando.
Outro dia estava falando de musica com o Pastor Sergio Fernando e lhe dizia que já percebi que logo após um jejum, ou uma oração mais prolongada, ou que ouve uma entrega maior, ao ouvir uma musica mundana, algumas não conseguia ouvir, me incomodaram profundamente. Como sempre estou orando, adquiri uma sensibilidade em saber que aquela musica não posso ouvir. Ouço muita musica, mas existem aquelas que me são proibidas, que sinto claramente que o Espírito não se agrada mesmo. Entenda que o que eu não posso, não signifique que você não pode, somos pessoas diferentes, com vicências diferentes.
Fora a musica da Igreja, creio, que ele não se agrada de nenhuma, mas permite; mas existem aquelas que sofrem influência direta do Diabo e essas não devemos nem passar perto. Algumas musicas são declaradas malignas, como os novos funks do Rio de Janeiro, que são uma exortação ao pecado sexual, e que tratam as mulheres como meros objetos a serem usados pelos homens. Não consigo suportar dessas musicas a batida, a musica propriamente dita, e nem a letra, cheia de segundas intenções.
8 - A MUSICA COMO VOLTA PRA CASA
O que é o culto?
O culto é a volta pra casa.
Adão e Eva foram expulsos do Paraíso, portanto perderam a presença física de Deus e agora, na próxima geração, Abel, o segundo filho do casal, iniciou o culto a Deus.
Culto é volta pra casa, é voltar para Deus como ao principio. O culto é gerado pela necessidade de entrar na presença de Deus. A principal coisa num culto é conseguir entrar na presença de Deus. E ai a gente vê certas manifestações na Igreja, que mais afastam Deus do que o aproximam.
Assim como o culto é uma volta pra casa, o louvor (como chamamos a musica da Igreja cristã) é também uma volta pra casa. Não sabemos a totalidade do que a musica pode fazer por nós e em nós. Já sabemos (coisa muito recente no mundo, tem uns 200 anos) que a musica pode afetar o nosso emocional/biológico, mas não sabemos o quanto a musica pode nos aproximar de Deus.
A musica na Igreja deve ser um ato altamente espiritual, devemos ter consciência disso. Já sabemos, também, segundo a Bíblia que uma laranja podre pode afetar todas as outras do cesto.
Se uma pessoa apenas estiver em pecado na nossa Igreja, isso pode afetar todas as outras pessoas. Isso é altamente radical, mas o pecado é uma doença mortal, uma ferida cruel.
Se um dos músicos estiver em pecado, Deus não recebe e a Igreja não é abençoada.
Para o oficio de musico de Igreja, ou cantor de Igreja, homem ou mulher, precisa, obrigatoriamente ser consagrado.
Imagine, o que era um culto, para Adão e Eva, que perderam a presença de Deus. Imagine o que era se ajoelhar e durante alguns instantes poder falar e sentir a presença de Deus, de novo, eles que viveram no Paraíso. Principalmente Adão e Eva, sobre todos os homens da Terra, sabiam o que era um culto verdadeiro, eles sabiam o que perderam.
Temo dizer, que muito do que chamamos de culto a Deus, não passava nem na porta da Igreja de Atos dos Apóstolos. Falta-nos muita consagração e identidade cristã.
Culto é buscar a presença de Deus até que Ele venha, que se manifeste no nosso meio, que sintamos a sua presença.
9 - CADA IGREJA E CADA CONGREGAÇÃO DEVE TER O SEU ESTILO MUSICAL
Parece-me pra mim que cada Igreja deve ter o seu estilo musical, a sua musica, a sua identidade musical no Céu. Não vejo ninguém falando sobre isso, a maioria do tempo o que vemos são pessoas, que tem o chamado musical mais forte, tocando e cantando musica dos outros. Ao lermos sobre a origem da musica no mundo, observamos que cada povo e todos os povos, tribos e linguas, tem a sua identidade musical. A Igreja, então, deve ter a sua também. A Igreja Renascer tem identidade musical, assim como a Igreja Batista da Lagoinha, pra ficar só em duas.
Tenho o costume de dizer a todos os ministérios da Igreja, que todos precisam se especializar, se profissionalizar.
Isso é com o Pregador que nunca leu a Bíblia. Se a ´´profissão´´ espiritual do camarada é ser pregador, a Bíblia e os estudos da Palavra são as suas ferramentas. O pregador precisa saber tudo sobre como pregar e o que pregar. O porteiro da Igreja precisa se especializar em ser porteiro. O porteiro precisa saber tudo de portaria, afinal, não é ele o porteiro? Assim também o musico, obrigatoriamente o musico da Igreja, precisa saber tudo sobre a musica cristã, e tudo o que a Bíblia fala sobre ela. Quem toca violão precisa conhecer a fundo o seu violão. Quem canta precisa saber cantar, a técnica, o timbre e o que mais precisar. É lógico que o musico da Igreja precisa conhecer os outros estilos musicais que tocam no mundo e as técnicas, o que não pode fazer é trazer o mundanismo par a Igreja. Eu, particularmente, acho abominável alguém pegar uma musica mundana e colocar uma letra cristã e tocar na Igreja. Não sabemos como foi gerada aquela musica.
Para passarmos ao nível de ter um estilo musical na Igreja, primeiro os músicos precisam ter uma identidade no Céu. Para Deus aprovar o ministério do musico na Terra, ele precisa ser aprovado no Céu. Musico precisa orar e é muito. Musico precisa jejuar e ler muita Bíblia. Musico precisa ensaiar. Musico precisa entender que o que faz, faz pra Deus. O musico, ou os músicos na Igreja representam toda a Igreja. São eles os responsáveis de fazer Deus ouvir o louvor e aprovar o louvor.
Eu já participei de cultos onde sentíamos que naquela noite Deus iria falar com seu povo, mas ai deu-se a oportunidade para gente errada cantar e afundaram o culto.
Da mesma maneira participei de cultos onde não parecia que iria virar alguma coisa e deram-se oportunidades para os louvores e os músicos, literalmente levaram toda a congregação à presença de Deus.
O papel do musico na Igreja é muito sério, e diga-se, muito bonito!
Paulo Sergio Larios