A PALAVRA DO JURAMENTO
A PALAVRA DO JURAMENTO
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
Hebreus 7:28
OBSERVAÇÃO
Essa palavra não é sobre Dízimo, apesar que sou obrigado a falar sobre Dízimos no Novo Testamento.
1 - O QUE VALE MAIS DO QUE A LEI DE DEUS?
Essa é uma pergunta que poderia soar como heresia ao ouvidos dos sacerdotes de Israel à época de Jesus, e soava mesmo.
Já aprendemos o que seja a cédula que era contra nós, o documento que era contra nós e pelo qual eramos acusados pelo Diabo: ´´Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.`` (Colossenses 2:14) Esse documento necessitava ser aceito no Céu, na Terra e no Inferno, portanto esse documento só pode ser a Palvra de Deus, as Escrituras, a Bíblia.
A Bíblia é a Lei de Deus, a Constituição do Reino de Deus, a Lei que rege o Reino de Deus.
E como é possível nós afirmarmos que existe algo que é maior do que a Lei de Deus? Como é possível que esse assunto exista, dentro da própria Bíblia que mostra que a Lei é superior.
Quem for ao menos um pouco estudante da Bíblia, quem lê a Bíblia e se esmera em conhecê-la, vai notar que o Velho Testamento nos mostra a Lei de Deus e como segui-la. Até mesmo a extradição do povo, o desterro, os 70 anos de Exílio de Israel, ocorreu como prova da quebra da aliança. Então a Lei está acima de tudo.
2 – HEBREUS 7 FALA SOBRE DIZIMO (esse é um assunto obrigatoriamente agregado ao que é superior à Lei de Deus)
Acredito que alguns irmãos não estejam lendo suas Bíblia direito, pois usam Hebreus 7 para afirmarem que não existe mais o Dizimo no Novo Testamento. O problema, que existe realmente, ocorre porque o próprio Hebreus 7 fala sobre o sacerdocio de forma financeira:
Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou; A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz; Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos. E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas. Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive. E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos. Porque ainda ele estava nos lombos de seu pai quando Melquisedeque lhe saiu ao encontro. De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. (Hebreus 7:1-12)
Mas entendo que fala de forma financeira como um ponto onde se agarrar para poder iniciar a falar sobre a Mudança da Lei Levitica. Paulo... quer dizer: o escritor de Hebreus tinha que começar a falar de algum lugar e assim o fez. Mas já que estamos falando de Dízimos, então vamos falar de Dízimos.
3 - O ENGANO EM PENSAR QUE NÃO EXISTE DIZIMO NO NOVO TESTAMENTO
Esse engano, sobre não existir Dizimo no Novo Testamento, é gerado sobretudo por versículos que dizem que os irmãos tinham tudo em comum, como em em Atos 2:44. Então vamos pensar sobre isso. Mas primeiro...
Em Hebreus 7 se fala em dizimos sete vezes. Mas a Palavra sobre Dízimo no Novo Testamento aparece em três ocasiões:
PRIMEIRO - Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
(Mateus 23:23) Jesus está repreendendo os dizimistas que são hipócritas.
SEGUNDO - E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: O Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: O Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.
(Lucas 18:9-14) Jesus está repreendendo os que se achavam justos.
TERCEIRO - E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
(Hebreus 7:5) Hebreus 7:5 é usado como base em dizer que não existe Dízimo no Novo Testamento. Leia de novo o versículo, é isso mesmo que diz? A Lei de Deus não existe mais, é essa a conclusão? Leia de novo todo o capítulo 7 de Hebreus, e quando acabar, leia de novo. Os sacerdotes leviticos, segundo a Lei, pegam os dizimos do povo; e dizer isso significa que não exista mais o dízimo?
Esse engano, sobre não existir Dizimo no Novo Testamento, é gerado sobretudo por versículos que dizem que os irmãos tinham tudo em comum, como em em Atos 2:44. Então vamos pensar sobre isso.
4 - TUDO EM COMUM, EM ATOS DOS APÓSTOLOS, NÃO SUBSTITUI O DIZIMO, MAS ACRESCENTA
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.
Atos 2:42-47
Eles tinham tudo em comum e repartiam os seus bens, o que nos parece correto, mas isso ainda não diz que o Dízimo no Novo Testamento não existe. Me parece, entretanto, que além do Dízimo eles estão dando mais do que o dizimo, o que não é proibido.
6 – ANANIAS E SAFIRA E A PRIMEIRA IGREJA PRIMITIVA DE PEDRO
Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, E reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus. E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram. E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido. E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto. Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti. E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido. E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas. (Atos 5:1-11)
Se nos basearmos apenas em Atos 5. Para dizer que não existe Dízimos no Novo Testamento, então teremos que ser como os irmãos de Atos 5. Ananias e sua mulher tinham um terreno e o venderam, mas guardaram uma parte da venda para si e não entregaram à Igreja. Por causa disso, morreram os dois.
Se a Igreja quiser viver a ferro e fogo, essa época - o que está errado, pois a Bíblia não acabou ai e já falei sobre isso em outros escritos anteriores – então você que acredita que não existe Dízimo no Novo Testamento, que são a obrigatoriedade de você entregar na Igreja os 10% de toda a tua renda, então você deveria vender tudo o que tem e dar para a Igreja, integralmente todo o saldo, o pagamento, o dinheiro da tua venda, todo ele, pelo perigo de morrer fulminado, instantaneamente; você e sua familia.
Deus tem ordenanças para todas as épocas e sabidamente o que aconteceu aqui foi um tremendo erro. Os Apóstolos instituiram uma ordem em que os irmãos deveriam dar tudo o que tinham para a Igreja. A Principio parecia muito bom. Isso só durou uma geração, ou seja, só um período, pois quando Deus levantou o Apóstolo Paulo, ele saiu fazendo coletas para ajudar os irmãos de Jerusalém, a Primeira Igreja de Pedro, que estava pobre e sem ter o que comer. Eles não tinham rendas e nem como gerar rendas e empobreceram. A idéia de tudo em comum, falhou estrondosamente.
Mas a idéia de ter tudo em comum é um sinal profético para um tempo que ainda ocorrerá no futuro, creio eu, mas isso não deu certo naquela época, pois não era para aquela época. Um dia a Igreja terá tudo em comum, mas ainda não chegou esse tempo.
7 – AFINAL, NÓS DA IGREJA DO NOVO TESTAMENTO DEVEMOS DAR O DIZIMO OU NÃO?
É lógico que sim, mas se estiver no seu coração dar mais, esteja livre para isso. O obrigatório bíblico é os 10%. Mas entenda o seguinte, se Deus pede de você um pouco mais do que os 10%, o pedido é pra você, não imponha isso sobre outros.
Durante um período eu dei 20% da minha renda e nada nos faltava.
Quando Deus exige mais, é porque vai fazer mais.
Existe uma bênção especifica sobre o dizimista, e essa bênção não é de receber cura fisica, ou de um chamado ao ministério, ou outra coisa qualquer, que não seja a prosperidade financeira. O Dízimo traz a unção de Prosperidade. Damos o Dízimo para sermos prosperos financeiramente. Não dar o Dízimo não significa que Deus vai nos amaldiçoar por causa disso, mas sim que os demônios irão lutar e conseguir vencer-nos, se não o dermos; não teremos cobertura espiritual financeira se não dermos os Dízimos. A confusão que fizeram a respeito de não dar o Dízimo, no Novo Testamento, portanto para a nossa geração, tem origem maligna, pois não dar o Dízimo é se deixar ficar nas mãos dos gafanhotos, dos demônios, que vão saqueando as nossas fazendas. Leia Joel 1, sobre as maldições dos gafanhotos.
A Igreja precisa pedir os Dízimos dos irmãos todas as vezes, essa ordenança é uma bênção para os irmãos. A Igreja que não pede os dizimos está mais fazendo mal aos irmãos do que pode imaginar. Peça o Dízimo. Abençoe os irmãos.
Dê o seu Dízimo, dê hoje, de no próximo culto. Ore a Deus repreendendo o devorador, pois se você der o Dízimo você pode orar e Deus vai ouvir. Espere a colheita, pois dependendo do grau de problemas financeiros que o inimigo semeou em nossas vidas, alguns vão ter que orar mais e esperar mais tempo até colherem, mas a colheita virá, tenha absoluta certeza disso. Dê o seu Dízimo. Coloque propósitos em dar o Dízimo, você pode fazer isso, se tiver fé.
8 – O QUE É SUPERIOR À LEI DE DEUS?
Chegamos afinal ao assunto principal, que nos leva até a essa mensagem. O que é superior à lei de Deus? Nada, aparentemente é superior à Lei de Deus, mas Hebreus nos afirma, que existe algo que o é:
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.
Hebreus 7:28
A Palavra do Juramento de Deus é superior à Lei de Deus.
Deus é Juiz e foi Ele quem fez a Lei de Deus. E usando agora o profeta que nos fala em Hebreus, nos mostra que a Lei constituiu homens fracos, portanto muitos, que morreram e fazia-se a necessidade de haverem outros homens para o sacerdócio, pois todos morriam. Mas a Palavra do Juramento instituiu a Jesus Cristo, como sumo-sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.
Sobre o Juramento de Deus:
Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei. E assim, esperando com paciência, alcançou a promessa.
Hebreus 6:13-15
O que é um Juramento? É uma palavra dada entre as partes, um acordo, uma aliança, de que cumpriremos as partes do acordo. O casamento é uma aliança, um acordo. Quem jura, dá a sua Palavra que a cumprirá. Juramos muitas vezes sem saber que juramos. Num juramento não é necessário usar o termo juramento: ´´Eu juro que vou fazer isso, ou aquilo´´. Não é necessário dizer que você está jurando, para ser um juramento, mas é necessário só você dar a sua palavra, que você vai cumprir tal coisa. Portanto tome cuidado com o que você fica prometendo por ai. Tal hora te encontro em tal lugar, entre aspas, isso é uma promessa, portanto um juramento, você está dando a sua Palavra que vai fazer isso.
A Lei instituia homens fracos, mortais, para o sacerdócio, mas a Palavra do Juramento instituiu o Filho eterno, como sumo-sacerdote eterno.
9 - MAS QUANDO É QUE DEUS JUROU QUE JESUS SERIA SUMO-SACERDOTE ETERNO?
Isso sim é interessante. Procura ai na sua Bíblia, gaste um pouco de tempo. As referências que encontrei são:
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:16
Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;
Tito 1:2
Deus deu o seu Filho, para que todos que crerem tenham a vida eterna e Deus que não pode mentir, prometeu, antes dos séculos.
Deus prometeu, Deus portanto jurou, que em Jesus eterno, nós também teremos essa eternidade.
10 – A PALAVRA DO JURAMENTO APLICADA
Se Deus nos prometeu alguma coisa, então isso é uma promessa, um juramento, uma palavra dada para nós. A única coisa que devemos entender é que Deus nunca, jamais, irá prometer nada que não seja biblico; Deus nunca vai prometer nada que vá contra a Sua própria Lei. Mas Deus pode prometer a você que é pobre, que Deus vai te ajudar a prosperar; Deus pode prometer a você, que está doente, que você será curado; Deus pode prometer a você que vive só, que um dia Ele irá mandar alguém para você e você irá casar e ter filhos. Deus pode fazer promessas especificas a cada um de nós. A Bíblia já tem todas as promessas possíveis, mas quando alguma delas falar em nossos corações mais do que outras, então saiba que isso é pra você. E se Deus prometeu alguma coisa, a palavra dEle serve como Juramento. Essa é a Palavra do Juramento.
Acredite que Deus está muito mais preocupado em fazer acontecer a Palavra dEle, empenhada em nossas vidas, do que nós podemos entender aonde Ele que nos levar, ou quais são seus propósitos nisso. Deus está preocupado com a Palavra dEle.
Muitos de nós não sabemos a quantidade de promessas que Deus já nos fez na Bíblia. Eu comprei uma Bíblia de letra grande, porque estou usando óculos, de alguns anos prá cá. Essa Bíblia nova que comprei é uma Bíblia de Promessas, ou seja, nela vem destacadas as promessas que Deus nos fez, e olhe que são muitas. A Bíblia tem 32.000 promessas para nós, e a lei tem 663 exigências substituídas por 2 no Novo Testamento.
Você já usufrui de quantas dessas suas 32.000 mil promessas pra você sua familia? Ai entramos num outro ponto que será uma das próximas mensagens: Como tomar posse da Bênção?
A principio irmãos, poderemos entrar pelas promessas de 2 maneiras.
1 – Lendo a Bíblia e descobrindo na Bíblia, anotando em algum lugar, quais promessas dizem respeito ao meu problema. Quem está doente procure e leia sobre as partes onde Deus fala de cura, por exemplo. Quem ainda não tem casa própria, mas desejava, encontre os versículos que falam com você a respeito da promessa de casa própria.
2 – Encontrada a base bíblica para orar, agora vamos orar pedindo a Deus que Ele faça acontecer em nossas vidas aquela promessa especifica que está escrita na Bíblia a respeito de nós.
Essa maneira de descobrir na Bíblia a promessa e após orar para que ela venha a existência, pode ser praticada sobre todas as bênçãos.
E de novo, sabemos que o inimigo nos resiste. O Diabo fica lutando contra nós e aquilo que é prá nós, muitas vezes demora a acontecer, ou não acontece, porque o Diabo fica lutando para que a Palavra de Deus não aconteça. Em Deus não há falhas, mas em nós sim. Então o Diabo irá tentar fazer com que nós pequemos, ou que não acreditemos na promessa. A promessa de Deus é como um Juramento. A Promessa é a Palavra de Juramento. Receba essa Palavra em fé irmão.
P. S.
Eu estava orando a Deus, pedindo uma Palavra para os irmãos e Deus me levou a ler Hebreus, desde o capítulo 1, quando cheguei no 7 veio uma mensagem a respeito da Mudança da Lei, quando muda o Sacerdote, ao qual está no site, e agora essa, sobre a Palavra do Juramento. Receba irmão, as duas Palavras vieram sobre a inspiração da oração. E continuamos a ler Hebreus em oração...
Graça e Paz!
Paulo Sergio Larios