O CHAMADO DE DEUS

O CHAMADO DE DEUS

PRIMEIRA PARTE - VOCAÇÃO

26 -Porque, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chamados.

27 - Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes;

28 - E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são;

29 - Para que nenhuma carne se glorie perante ele.

1 Coríntios 1:26-29

O Senhor tem colocado uma Palavra em meu coração a respeito do Chamado de Deus.

Acredito, por causa disso que existe alguém que tem duvidas a respeito do assunto. Vamos pensar nisso então.

Primeiro o texto de Paulo aos Corintios. Não são muitos os sábios, os poderosos nem muitos nobres chamados, o que implica que alguns sábios, poderosos e nobres o são. Então existem nos nossos pulpitos sábios, poderosos e nobres, entre nós. Talvez não em todas as igrejas, mas na Igreja, em algum lugar.

Segundo. De alguma maneira Deus escolheu o que a própria Biblia chama de coisas loucas deste mundo, para confundir as sábias; e também diz que Deus escolheu as coisas fracas, para confundir as fortes. E as escolhas de Deus, ou, os escolhidos, pelo menos alguns, são chamados de coisas vis e desprezíveis, deste mundo, e as que não são, quer dizer, os que não tem aparencia, ou não tem palavras eruditas, como foi a palavra dada ao profeta Isaias:

O Senhor DEUS me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado. Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça, como aqueles que aprendem.

Isaías 50:4

Quer dizer, Deus escolhe tanto sábios, quanto fracos, para levar o Evangelho. Conforme diz a Biblia o vaso é fraco, mas o que interessa mesmo é o que está dentro do vaso.

A PALAVRA NÃO PERTENCE AO PREGADOR

Isaías era um erudito, quer dizer, alguém com educação, aprendizado, para levar a Palavra do Senhor ao povo, a quem precisa da Palavra. E a sua erudição tem endereço: ele era erudito para falar a palavra certa ao seu tempo ao que estava cansado – olha ai a verdadeira erudição. E isso me chama a atenção de que a palavra que Deus dá aos pregadores não pertence ao pregador, mas ao ouvinte. Por isso Isaías disse que Deus lhe deu uma Palavra erudita e a sua erudição, a sua educação, aprendizado, era para falar a Palavra necessária ao cansado. O pregador não deve pregar o que quer, mas o que é mandado por Deus. Como esse estudo sobre o chamado, que sinto claramente que devo repartir com os irmãos.

Falando ainda sobre Isaías, ele diz que Deus o desperta a cada manhã, para que ele ouça, entenda, o que Deus quer falar com ele a respeito de quem precisa ouvir. E ele profeta se diz ser então um aprendiz de Deus. E isso é outra coisa interessante, falar o que Deus quer que se fale ao ouvinte.

Nesse versículo de Isaías já temos o resumo do que é o chamado do pregador da Palavra. 1 - A Palavra não é nossa, mas do ouvinte; 2 – A nossa lingua erudita não é falar palavras inteligiveis em latim ou grego a quem não entende, mas nos fazer entendidos por todos, principalmente ao cansado; 3 – Pra pregar a Palavra precisa ser despertado por Deus; 4 – para pregar a Palavra de Deus ao ouvinte cansado precisa ser despertado o ouvido do profeta. Deus precisa converter os nosso ouvidos, para podermos ouvir o que Deus quer falar com o povo, a Palavra que Ele quiser, na hora que Ele quiser.

O segredo de pregar a Palavra certa, correta a cada culto, sem errar nunca, é só pregar o que Deus quer e só o que Ele mandar, sempre. Pregar o que Deus mandar pregar, significa que Deus vai se encarregar de dar prosseguimento à sua Palavra. Ele se responsabiliza pelo que Ele mandar fazer.

VOCAÇÃO

Vocação significa vocacionado, ou chamado para alguma coisa, ou alguma obra. No caso o chamado, o comissionamento é para a obra de Deus, o Evangelho.

Marcos 16. É o chamado de toda a Igreja:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

Marcos 16:15-18

Observe que esse chamado é para anunciar o evangelho a toda criatura, quer dizer a todas as pessoas do mundo, em todos os tempos. E o termo Evangelho, restritamente se refere aos quatro evangelhos da Biblia, que são Mateus, Marcos, Lucas e o livro de João. Mas Evangelho significa globalmente a Biblia inteira, toda a Biblia. Quer dizer, devemos dar testemunho de toda a Biblia.

Anunciar toda a Biblia acarreta que sinais acompanharão os que assim o fizerem. Deus capacita a cada pessoa chamada conforme o ministério de cada um.

Esses sinais são dons. A Biblia nos mostra várias listas de dons:

PRIMEIRA LISTA – uma delas

Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará.

E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

E deleitar-se-á no temor do SENHOR; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.

Isaías 11:1-3

Esse rebento, esse menino, é Jesus Cristo. Ele, Jesus é quem tem esses dons todos. É sobre Ele que foi profetizado. Mas esse texto nos remete a Apocalipse , onde fala sobre os Sete Espíritos de Deus, que são os Sete Espíritos de Isaías, ou os Sete Dons:

E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus.

Apocalipse 4:5

As sete lâmpadas são os Sete Espíritos de Deus, que são:

1. O Espírito Santo, que distribui:

2. Sabedoria

3. Entendimento

4. Conselho

5. Fortaleza

6. Conhecimento

7. Temor do Senhor

Os Sete Espíritos na verdade são o Espírito Santo, que capacita o rebento, que é Jesus. E ainda essas Sete Lâmpadas são os Sete Espíritos de Deus. Essas Sete Lâmpadas são Setes luzes, ou luzeiros. As Sete Lâmpadas são Sete Luzes brilhando no mundo. Essas Sete Lâmpadas são as Sete Igrejas de Apocalipse que representam a Igreja na totalidade. E é interessante notar ainda que as Sete Lâmpadas que são as Sete Igrejas, que é a Igreja, é descrita no Apóstolo aos gentios, pois Paulo escreveunove espírtolas para sete Igrejas, ou a Igreja de Cristo. Essa descrição de Isaías é uma distribuição dos dons para a Igreja, ou a capacitação do Espírito Santo para a Igreja, que somos nós, que sou eu, que é você. Eu tenho esses dons, você que é Igreja tem esses dons.

A saber: O Espírito Santo em nós, que somos Igreja, que estamos no rebento, que é Jesus Cristo, temos o Espírito Santo, que nos dá além dEle, Espírito Santo, sabedoria espiritual, entendimento das coisas de Deus, Conselhos de Deus para nós e através de nós para outros (acredito que isso ocorre através da pregção e testemunho), o Espírito Santo nos faz fortes, nos dá fortaleza, conhecimento espiritual, das coisas de Deus (nós temos a mente de Cristo) e temor do Senhor, respeito pelas coisas sagradas e pelo nosso Deus sagrado e pela sua Igreja sagrada e consagrada e pelos servos, irmãos e irmãs sagrados e consagrados a Deus.

A Igreja, global, todos da Igreja, toda a Igreja, já tem esse chamado, ou capacitação de Deus. Tá vendo, já estamos no luvro.

SEGUNDA LISTA – mais uma de várias.

Leia todo os capitulos de 1 Corintios 12 e 13.

Manifestação do Espírito:

Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.

Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

E a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

1 Coríntios 12:7-11

Essa é a lista mais famosa.

Entendo que quando somos chamados por Deus, somos capacitados pra alguma obra, ou ministério. Alguns são chamados para operarem nas manifestações do Espírito, outros nos dons de Cristo.

TERCEIRA LISTA – DONS DE CRISTO

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Efésios 4:11-14

Esses dons são dons de ministério, Dons de Cristo, são capacitações de Ministérios.

E quem tem esses dons, não despreze os que tem Dons de Poder. Não ache que você é mais do que o outro, mas teme a Deus. Respeite o Ministério do outro.

Na ordem da Biblia, o primeiro em importância é o

1. Apóstolo – hoje é o mesmo que missionário. E pra mim missionário é gente cheia de poder, de curas e libertações. Não é só se dizer Apóstolo, é ter sinais em abundancia.

2. Profetas – profeta é quem profetiza. Tem pregadores que são também profetas, que pregam com revelação acoplada.

3. Evangelistas – são ganhadores de almas. Alguém que ganha uma alma por ano, não pode ser chamado de evangelista. Mas o cara que ganha 10 almas por culto, ou que ganha bairros inteiros o é. O Silas Malafaia, por exemplo, é Pastor, pregador, profeta e evangelista, além de mestre na Palavra.

4. Pastores – pastor é quem dirige uma igreja local. Os pastores hoje em dia adquiriram muito poder, mas a ordem ministerial dessa lista biblica, é que o pastor, ou os pastores são os penultimos na lista de importancia nos ministérios eclesiásticos. Essa ordem é a da Biblia, não é minha, se resolva com Jesus, não reclame. Uma vez preguei numa festividade onde estava o salão cheia de pastores e Deus me levou a pregar sobre essa lista. Eu dizia, me lembro bem, que existiam pastores naquele salão que se achavam o máximo e que tinham estacionado no seu ministério, como se já tivesse alcançado o ultimo patamar ministerial, mas que ser pastor é ser o penultimo da lista, é como ser quase o ultimo. Você que é pastor, que Deus te abençoe, mas saiba que existe mais e que na lógica de Deus, você (e eu) precisamos buscar mais de Deus. Quem é pastor, que seja evangelista, ganhador de almas. E quando chegar a evangelista que seja profeta e procure ser Apóstolo, ou missionário, ou alguém cheio de poder e dons de poder, além do conhecimento e experiência ministerial. Eu vejo muito pastor sofrendo por não ler a Biblia e não se aprofundar no que a Biblia fala sobre os pastores. Você que é pastor, leia o que a Biblia fala sobre o seu ministério. Leia tudo, saiba tudo. Muitos pastores sofrem barbaramente por falta de entendimento. Será que Deus não está exigindo que você cresça e você não está entendendo e parou no seu ministério, que apesar de necessário e muito bonito é o penultimo da lista, quase o ultimo. Ser pastor, com todo o respeito, é quase o fim da linha. Cresci ai meu. Presta atenção, acorda! Chacoalha ele Jesus.

5. Doutores – doutor é o pregador, o mestre da Palavra, o pregador, o ensinador, o doutrinário. Eu estou por ai, sou o aprendiz de Meste, almejando um dia ser Doutor da Palavra, um pregador. Estou treinando pra isso. Eu tenho aprendido bastante sobre o que a Palavra de Deus ensina sobre o que é ser pegador. Já aprendi o básico, creio eu, que primeiro a Palavra não é minha, mas do ouvinte; segundo devo pregar o que Deus quiser, quando Ele quiser, se quiser; e terceiro eu tenho que ter olhos e ouvidos abertos para ouvir direito e pregar direito a mensagem toda que Deus mandar pregar. Acredito que cada culto tem uma Palavra diferente, porque os problemas da vida fazem que mesmo que tenhamos amesma audiência todos os dias, as necessidades variam e só Deus sabe como dizer num culto uma Palavra a todos os corações. Mas pra isso acontecer o pregador tem que ser suscetivel a Deus e pregar exatamente o que Deus mandar. Me lembro que me disseram certa vez que a mensagem de um pregador num culto de domingo era ler toda uma genealogia. Só isso, ler a genealogia. Não era explanar bonitinho, como alguns tem capacidade, mas ler uma genealogia longa, e só. No final do culto uma alma se entregou a Jesus. Perguntado ao novo irmão o que aconteceu, ele disse que estava lendo a Biblia e que Deus já estava falando com ele, mas que faltava algo, que ele entendeu quando o irmão leu a genealogia. Literalmente, aquele culto foi só para aquele irmão. Eu me lembro ainda que o irmão Josué me disse que quando ele se separou da sua esposa, que o estava traindo, ele morando sozinho, pois saiu de casa, deixando a casa para a esposa e as crianças, que numa noite Deus o acordou de madrugada para ele orar e ele começou a profetizar durante um tempão, pra ele mesmo. Irmãos, até hoje acontece comigo, De vez em quando Deus me pega pra pregar, pra mim mesmo e me lembro que uma dessas vezes a Palavra foi dura. O pau quebrou pro meu lado. Não dá nem pra duvidar do profeta, que era eu mesmo.

QUARTA LISTA DE DONS – tem mais dom do que parece

Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,

Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.

De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.

Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;

Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis.

Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram;

Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos;

A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.

Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

Romanos 12: 1-18

Essa lista de Romanos é bastante esclarecedora. A principio imaginavamos que só existiam os Dons do Espírito, os Dons de Poder. Ai aprendemos que existem ainda os Dons Ministeriais, que são os Dons de Cristo, regidos diretamente por Cristo, os de Poder são regidos, administrados, diretamente pelo Espírito Santo, imagino eu.

Entretanto ao ler essa lista de Dons de Romanos, notamos que a lista além de extensa, nos dá a nítida impressão que algumas coisas que nem imaginavamos são dons. E isso nos faz lembrar que Dom é capacitação do Espírito para tal obra, ou Ministério.

Conversava um dia com o irmão Sergio, que pregou em nossa Igreja domingo passado, a respeito de Dons e concluimos que alguns Dons de Deus ainda não se manifestaram no mundo, mas estão reservados para os tempos do fim.

Assim como os pregadores deveriam entender que cada geração tem a sua revelação da Palavra. Ou a necessidade de pregar aquela Palavra de Deus para a Igreja para aquela geração.

Você sabia que a Biblia dá a entender que anjos vão ao culto para aprenderem sobre a Palavra de Deus, que foi dada só aos homens e não aos anjos e que os demônios vão aos cultos ouvirem as Palavras de Deus, para saberem que passos Deus está dando e que são revelados pela Palavra pregada nos cultos?

E que essa Palavra que anjos e demônios vão ouvir saem das bocas dos pregadores que pregam o que Deus manda, quando Ele manda, do jeito que Ele manda pregar?

Particularmente eu estou nessa pegada fazem muitos anos. Eu só prego o que tenho certeza absoluta, pela oração e pelo jejum, que é da vontade de Deus. Algumas vezes, a meu ver não prego nada, outras acredito que preguei muito. Muitas Palavras e tópicos inteiros que alguns acham que me matei pra estudar e decorar, me são dados na hora em que estou pregando, me vem ao coração falar aquilo daquela maneira e eu o faço e pronto.

Dom é dom e eu não discuto dom.

Uma vez eu dormi e tive um sonho em que estava pregando a Palavra num pulpito e dizia essa e aquela Palavra e gesticulava desse e daquela maneira, enquanto pregava. Chamado naqueles dias a pregar numa Igreja eu repeti exatamente os versículos e palavras e gestos que vi no culto. Alguns me elogiaram e coisa e tal, e nem sabem que eu só repeti, como um papagaio o que vi exatamente no sonho. Eu só repeti o que sonhei, nesse dia eu não tive esforço nenhum e tenho certeza que falei exatamente o que Deus mandou.

Eu já vi muitos anjos e demônios enquanto pregava. Eu já senti algumas vezes a presença de Jesus no pulpito onde estava, atrás de mim, de maneira muito forte. Certa vez eu estava pregando e era como se atrás de mim estivesse o Céu, anjos andando nas ruas do Céu, um castelo onde Deus estava sentado em seu Trono, me olhando enquanto pregava. Nesse dia o pulpito estava muito escuro, mas eu via atrás de mim tudo muito claro.

Algumas vezes preguei e parecia que estava olhando pra mim olhando a minha boca mexendo, mas não ouvia direito o que estava falando.

Uma vez, entre outras, eu estava a dias preparando uma mensagem a ser pregada num domingo e a mensagem era boa, agradável, e no sábado Deus me falou claramente ao coração para parar aquela mensagem e preparar outra, só que dura de ouvir, pois o povo havia pecado e a mensagem precisava ser dura. Eu não falei isso pra Igreja, mas preguei o que Deus mandou e como os Pentecas dizem: O chicote estralou!

Irmão, a conclusão é o seguinte: Pregador que prega o que Deus manda é um perigo!

...

VOCÊ TEM UM CHAMADO

Enfim, todos os cristãos têem um chamado. Mas precisam orar e jejuar para descobrir qual é. Eu tenho certeza absoluta do meu chamado.

Existe algo sobre o chamado que pouca gente fala, ou sabe.

Paulo e Barnabé foram chamados par a obra missionária, quando já estavam a mais ou menos quinze anos trabalhando na obra missionária.

O chamado de Isaías veio no capítulo 6, do seu livro. Quanto tempo ocorreu, desde que Deus começou a usá-lo, até Deus o chamar demorou?

Sobre Jeremias Deus disse: ``Antes que te formasse no ventre te conheci...``, quer dizer, ele estava sendo preparado para a obra desde antes de nascer, mas o seu chamado só veio quando ele estava pronto.

Entenda isso: Preparados nós já estamos sendo, mas a confirmação do chamado só virá, quando você estiver pronto. Mas você e eu já estamos na obra, já estamos no Ministério, só não se manifestou ainda o que seremos, um dia.

Você já está sendo preparado para o que Deus quer de você, você é que não entendeu ainda.

Eu aceitei Jesus, mas só fui chamado para a obra quando tinha mais ou menos, oito meses de crente. E eu não tenho duvidas absolutamente nenhuma a respeito disso. Qualquer dia eu conto essa história.

A ORAÇÃO DE DANIEL

Pra finalizar, vamos entender a oração de Daniel.

Daniel diz que estava orando e jejuando durante sete semanas - não que ele tenha determinado que iria jejuar durante sete semanas e quando desse sete semanas Deus iria falar com ele, é que Deus escolheu falar com ele quando se fez sete semanas -, para entender o que Deus estava fazendo.

Daniel orou e jejuou para entender o que Deus estava fazendo.

Daniel orou e jejuou para entender o que Deus estava fazendo.

Leia de novo: Daniel orou e jejuou para entender o que Deus estava fazendo.

Isso se chama Oração de Alinhamento. Não é que eu oro para Deus fazer, pois Deus só faz o que quer, o que permite-se, mas nós podemos orar orações de alinhamento.

Oração de Alinhamento, é orarmos para entendermos o que Deus está fazendo. É como se corressemos até alcançar Deus e entender para onde Ele está correndo. Eu estou me alinhando a Deus e não o contrário. Deus está fazendo sempre, sou eu que preciso saber o que Ele está fazendo. Sou eu que preciso de Deus e não o contrário.

Ore a Deus, para que Ele fale sobre o seu chamado.

Leia ainda, sobre dons:

http://www.vivos.com.br/332.htm

...

Vai ficar pra um próximo artigo:

``Mas o verdadeiro cristão não é o que tem dons, mas o que tem frutos.``

Graça e Paz

Presbítero

Paulo Sergio Larios

pslarios
Enviado por pslarios em 12/04/2013
Código do texto: T4237981
Classificação de conteúdo: seguro