João, o discípulo amado, viu e acreditou

Padre Geovane Saraiva*

Páscoa é vida nova! É alegria e esperança para o mundo! É a partir do túmulo, do sepulcro vazio que temos razões e esperança de viver neste mundo. Que as pessoas do mundo inteiro saibam olhar e colocar suas atenções neste local, que não é mais de tristeza, desânimo e medo, mas de muita alegria, otimismo e esperança, porque Cristo ressuscitou de verdade. Do túmulo vazio, da Páscoa do Senhor, que brilhe nas pessoas do mundo inteiro a luz do Senhor ressuscitado!

As mulheres foram as primeiras criaturas encarregadas pelo anjo a divulgar a boa notícia da ressurreição de Jesus. É bom considerar que naquele tempo e naquela cultura o testemunho de uma mulher quase nada valia. Ninguém dava crédito. “Um anjo do Senhor desceu do céu, rolou a pedra e disse às mulheres que Jesus havia ressuscitado. E acrescentou: Ide depressa e dizei aos discípulos que Jesus ressuscitou dos mortos” (Mt. 28, 2ss).

A ressurreição de Jesus é o ponto central da nossa fé e da nossa vida cristã, pois Cristo transfigurado restaura o homem, fazendo-o participar de uma nova realidade, que é a vida divina, exigindo um engajamento da pessoa humana no mundo concreto. Daí a importância do testemunho. Jesus nos ensinou, ao lavar os pés dos discípulos e explicou o gesto: “Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz” (Jo 13. 15).

Com a celebração da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, chegou finalmente, uma nova etapa na história da humanidade. Do encontro com Jesus ressuscitado, somos chamados a por um fim no egoísmo, nas injustiças e nas trevas, porque somos iluminados e chamados a viver para Deus, como criaturas novas. “Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos para alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres” (Cl 3, 1-2).

Que a alegria da boa notícia dada pelas mulheres aos discípulos nos anime e nos encoraje. Vemos que os dois discípulos correm apressados na direção do sepulcro e Pedro entra primeiro no seu interior. João, embora tenha chegado por primeiro, entre em seguida. Ele, o discípulo amado do Mestre, viu e acreditou. O próprio Jesus ressuscitado aparece para confortar e animar às mulheres, dizendo: “Alegrai-vos! Não tenhais medo!” (Mt 28, 9s).

Fazer o que o discípulo amado do Mestre fez, de acreditar na vida, nas pessoas e nos seus projetos e sonhos, à luz do Senhor ressuscitado, que seja de verdade, a razão da nossa esperança.

*Padre da Arquidiocese de Fortaleza, Escritor, Membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE), da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e vice-presidente da Previdência Sacerdotal.

Pároco de Santo Afonso

geovanesaraiva@gmail.com

Autor dos livros:

“O peregrino da Paz” e “Nascido Para as Coisas Maiores” (centenário de Dom Helder Câmara);

“A Ternura de um Pastor” - 2ª Edição (homenagem ao Cardeal Lorscheider);

“A Esperança Tem Nome” (espiritualidade e compromisso);

"Dom Helder: sonhos e utopias" (o pastor dos empobrecidos).

Geovane Saraiva
Enviado por Geovane Saraiva em 30/03/2013
Reeditado em 01/04/2013
Código do texto: T4215021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.