Homens que fizeram a história: Escolhas que fizeram a diferença!
O primeiro deles será Adão. Focalizando as duas genealogias registradas na história à partir de uso feito ao livre arbítrio a ele concedido por Deus, cujas consequências deram origem a uma genealogia paralela à genealogia natural baseada na reprodução de seres semelhantes a ele.
Gênesis cap. 2.8 e 16 registra que Deus plantou um jardim para os humanos que Ele havia criado. Pense numa “machamba” como chamariam os moçambicanos.
Com toda sorte de frutas e verduras úteis à sobrevivência com qualidade em nutrientes, ou num pomar e horta como há na realidade brasileira. Cujos frutos e produtos fornecem os nutrientes necessários para impedir desnutrição e fome seja setorial ou mundial. Dando ao homem a possibilidade de participação no trabalho.
Engana-se quem afirmar que apenas Durkheim e Marx foram os primeiros a desenvolver e elucidar o pensamento sobre a divisão do trabalho. Acredito que Deus propiciou o primeiro registro de trabalho em equipe que se tem notícia na história de humanidade. Muito embora os nomes Émile Durkheim e Marx são os principais nomes ligados à divisão do trabalho nos idos do século passado.
No entanto, é possível pensar em Deus sendo o primeiro a efetuar a divisão do trabalho no sentido de ele - Deus - fazer a parte mais complexa e permitir ao humano Adão a parte de nomear toda as espécies vivas criadas por Deus.
Foi um trabalho em equipe realizado através de duas pessoas.
Adão foi encarregado de dar nomes a todos os animais existentes, fossem dinossauros, pássaros, peixes, répteis, anfíbios, vertebrados ou invertebrados. Veja que a tarefa foi árdua. Haja nomes. E Adão estava só, não havia ajudante humano. Eva não existia no pedaço.
Na atualidade, catalogadores, bibliotecários têm elaborados catálogos eletrônicos no qual elencam os milhares de espécies existentes em cada país e no mundo. Adão não tinha nada de catálogos eletrônicos, fê-lo oralmente. Que trabalhão, registrado em Gênesis cap. 2.19 e 20. “Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe para ver como os chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome.
Adão pôs nomes a todo o gado, e as aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas não havia para ele ajudadora- mulher, companheira”. Trabalhou feito gente grande, sozinho.
Após esta tarefa Deus proveu-lhe de uma adjutora, alguém semelhante e9m espécie para fazer-lhe companhia. E Deus passeava diariamente na viração do dia para estar em comunhão com ambos neste período. Deus não os criou para viver na solidão, nem numa existência celibatária.
Viviam nus, porém, não sentiam vergonha de seu corpo escultural, pois só comiam vegetais e frutas, nada de fast food, nada de hamburguês, nem roupas da moda ou de marcas famosas. Porém, não sentiam acanhamento de tal nudez, pois, havia pureza em seu coração.
Em dado instante Eva ouviu uma voz e despertou nela curiosidade para ouvir e ver quem era. Dialogou com quem nunca deveria ter dialogado.
Nasceu ali a oportunidade para usarem mal seu livre arbítrio. DESEJO e COBIÇA pelo proibido foi a mola propulsora para gerar a ação para conseguir o objeto da cobiça que os afastaria da comunhão com o eterno. Sendo estes os pais biológicos de todos os demais males que se desencadearam na vida do ser humano à partir da desobediência do primeiro casal, uma genealogia paralela surgiu e acompanha a humanidade até hoje.
Uma vez posta em prática a ação resultante da curiosidade e desejo pelo proibido, tal comprovação deu à luz à vergonha por estarem nus fisicamente. A nudez era a mesma o sentimento mudara. Após a descoberta sentiram medo do Deus amigo e companheiro de todas as tardes a passear pelo jardim da casa. Sentiram vergonha por estarem nus precisando de roupas para cobrir sua nudez. A primeira marca de roupas foi improvisada de folhas de figueiras, depois, Deus deu-lhes a marca mais famosa vinda do couro de animais. Não era a extinta marca Julian Macuir; com certeza, este já foi cópia.
A DESOBEDIÊNCIA e o DESEJO pelo proibido geraram seus filhos: a vergonha e o medo: cap. 3. 9 e 10 “Onde estás Adão?” Deus sabia em que estágio eles estavam, perguntou apenas para oferecer-lhe a oportunidade de reestabelecer novo diálogo.
Estes dois filhos por sua vez geraram a mentira para encobrir a culpa. O sentimento de culpa gerou a acusação: cap. 3.12 “A mulher que tu me deste, esta me induziu ao erro”.
Adão já estava quase culpando a Deus por não ter lhe dado uma mulher melhor. Quando indagada a mulher safou-se da responsabilidade, pelo seu erro e desobediência jogando a culpa na serpente: “Respondeu a mulher: A serpente enganou-me e eu comi”. Deus não havia mandado Eva dialogar com nenhuma serpente; não mandou que ela desse nenhum fruto para Adão, nem o mandou aceitar tal oferta dela.
Eva ouvir a voz da tentação. Tentação ainda não é o pecado consumado. Todos estão propensos a ouvirem a voz da tentação em algum momento. Até Jesus ouviu, a diferença é que Ele -Jesus- não cedeu à voz da tentação. Mateus 4 e Marcos 4 registram este momento na vida do mestre.
Um simples dialogo com a pessoa errada, quantos contratempos geraram, e quantas conseqüências surgiram das escolhas erradas.
Conseqüências estas que contaminaram e afetaram o restante da humanidade e o Planeta todo até hoje. Romanos 8.22 afirma: “Porque sabemos que toda a criação conjuntamente geme e está com dores de parto até agora!”. Também no A. T. em Jeremias 12.4 “Até quando lamentará a Terra, e se secará a erva de todo o campo? Por causa de maldade dos que nela habitam, perecem os animais e as aves; porquanto dissera: Ele não verá o nosso fim”
Oséias 4.2 e 3 “Só prevalecem o perjurar, o mentir, o matar, o furtar, e o adulterar; há violência e homicídios sobre homicídios. A terra se lamenta, e todo o que nela mora desfalece, juntamente com os animais do campo e com as aves do céu; e até os peixes do mar perecem”. O relato é antigo remonta a mis de dois mil anos. Os fatos são idênticos, só mudaram os endereços.
A cobiça foi a mola propulsora da ação que materializou a desobediência. E através da desobediência satanás roubou a comunhão que o humano tinha com o eterno. A desobediência e falta de comunhão gerou a vergonha, e esta gerou ao medo, e este gerou a mentira, e esta gerou a culpa, e acusação sobre os demais humanos numa forma de transferir a responsabilidade pelo próprio erro aos demais.
Pelo peso desta serie de transtornos desencadeados, a humanidade e a Terra ficaram amaldiçoadas. Uma dupla genealogia surgiu à partir deste ato, dando seqüência a inúmeros desastres os quais atingem a terra, como: seca, pestilência, fome mundial, entre outros problemas globais como aquecimento, epidemias, miséria e fome mundial.
Cristo foi prometido em Gênesis 3.15, e sua vinda restabeleceu o vinculo partido com o criador. Ele veio restabelecer a genealogia da vida e vida com abundância. Uma vida roubada por satanás ao dialogar com a mulher a qual satanás usou como veiculo para contaminar o homem e a humanidade toda. Ainda hoje é assim. O diabo usa um humano contaminado com HIV através de seringas contaminadas e relações sexuais entre humanos já contaminados, os quais seguirão contaminando homens e mulheres, numa rede mundial da contaminação pelo pecado e doença incurável. Doença que como o pecado o qual só tem cura quando Cristo entra em ação.
Jesus veio para mudar este quadro tenebroso propiciando vida eterna para solucionar a morte que entrou pelo pecado. João 17.3 ele afirma: “A vida eterna é esta que te conheçam a ti como único Deus verdadeiro”.
Em Romanos 3.23 e 24 está escrito: “Porque todos pecaram e separados estão da gloriosa presença do Deus eterno. Sendo justificados gratuitamente justificados pela redenção que há em Cristo Jesus”. “Mas Deus prova seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo Jesus morreu por nós”. Romanos 5.8.
Recordando que a salvação é individual, e que Deus a todos retribui também individualmente pelas decisões e ações. Não há como transferir para outrem o resultado ou recompensa pela nossa desobediência individual. Mateus 16.27 está escrito: “Porque o filho do homem - Jesus- há de vir na sua glória de seu Pai, com o seus anjos e retribuirá a cada um segundo as suas obras”. Apocalipses 2.23b.”eu sou aquele que esquadrinha os rins e corações; e darei a cada um de vós segundo as suas obras”.
O resultado dependerá das escolhas feitas em vida. A responsabilidade pelos resultados é individual, assim como as escolhas. Cada escolha antecede aos resultados da retribuição. No passado quando o povo de Israel estava saindo da escravidão no Egito, e caminhavam em direção ao retorno à Canaã, Josué o grande e último líder, e sucessor de Moisés fez a sua escolha, e disse ao povo: “Mas se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolha hoje a quem servireis. Porém, eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Josué cap. 24.15.
Josué fez sua escolha. E você querido leitor?
Os resultados que lhe vierem no futuro dependerão das escolhas feitas no presente.
Quais serão suas escolhas?
Todos os grandes homens que fizeram a história, também fizeram grandes escolhas que fizeram a diferença na história por eles escritas!