Je suis content de vous

Padre Geovane Saraiva*

Meu pai, Agapito Saraiva, falecido em 2007, sempre falava do Padre Cajuaz (José Cajuaz Filho) como um pastor, um enviado de Deus que marcou profundamente a população da nossa terra natal, Capistrano. Apesar de ele ter ficado um curto período, nos idos de 1958 a 1959.

O ministério sacerdotal do Padre Cajuaz em Capistrano foi marcado por uma pedagogia alegre e de muita esperança para o povo. Sempre que ele encontrava as pessoas, saudava a todos em francês: “Je suis content de vous”, isto é, eu estou contente, eu estou feliz e alegre com vocês.

Papai falava de um Padre moderno, inteligente e de muita cultura, indo ao encontro de todos. Certamente ele tentava passar para o povo de Deus o princípio pedagógico do grande bispo de Milão, São Carlos Borromeu – “De ver tudo, tolerar muito e corrigir pouco”.

Em 2003, ao ser nomeado para a Paróquia de Santo Afonso, na Parquelândia, logo dei a notícia aos meus pais, os dois já bastante enfermos. E disse ao papai que ao lado Igreja morava o Pe. Cajuaz, no que ele respondeu, ah! Ele era o padre da lambreta! Nunca me esqueci de uma frase sua em francês: “Je suis content de vous”.

Pe. Cajuaz é casado, não exerce mais o ministério sacerdotal e é conhecido como Prof. Cajuaz, mas continua muito vivo e forte; realizando um belo trabalho. Foi ordenado padre há 51 anos. Escreve bons artigos e com muito rigor, fruto da sua boa formação no Seminário da Praínha. Faz parte da Pastoral da Comunicação da nossa Paróquia.

Hoje nós somos os destinatários da alegria, outrora anunciada pelo Pe. Cajuaz. O contentamento e a esperança que ele levou a todo o povo enquanto exerceu o seu ministério, nós o acolhemos neste tempo de advento com o mesmo espírito que Maria acolheu através do seu belo e maravilhoso cântico de ação de graças, em que agradece o Senhor de todos os dons, ao olhar para humildade de sua serva, na sua simplicidade e pequenez (cf. Lc 1, 13-14).

Temos ainda o cântico de Zacarias em que ele soube louvar e bendizer o Deus de Israel (cf. 1, 68-80). E ainda a melodia maravilhosa dos anjos, habitantes especiais, que povoaram os céus na noite santa do nascimento do Salvador da humanidade, reconhecendo a imensa grandeza de Deus, ao cantar: “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade (cf. Lc 2, 13-14).

Profunda, e verdadeira alegria é a de Maria, porque está associada sempre ao bem maior, que foi tornar a terra inteiramente plena, no “Filho que nos foi dado” (Is 9, 5). E é neste clima de profunda alegria que nós todos da Paróquia de Santo Afonso manifestamos ao Prof. Cajuaz: “Nous sommes contents de vous” – nós estamos contentes e alegres com você. Parabéns pelo bonito trabalho!

* Padre da Arquidiocese de Fortaleza, Escritor, Membro da Academia de Letras dos Municípios do Estado Ceará (ALMECE), da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza e vice-presidente da Previdência Sacerdotal.

Pároco de Santo Afonso

geovanesaraiva@gmail.com

Autor dos livros:

“O peregrino da Paz” e “Nascido Para as Coisas Maiores” (centenário de Dom Helder Câmara);

“A Ternura de um Pastor” - 2ª Edição (homenagem ao Cardeal Lorscheider);

“A Esperança Tem Nome” (espiritualidade e compromisso);

"Dom Helder: sonhos e utopias" (o pastor dos empobrecidos).

Geovane Saraiva
Enviado por Geovane Saraiva em 24/03/2013
Código do texto: T4205051
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.