Sobre as religiões Cristãs
Sobre as religiões Cristãs
Por Thaís Falleiros
O assunto mais comentado nos últimos tempos é relacionado ao novo Papa. E inevitavelmente o tema “Religiões” veio à tona em muitas conversas informais por aí.
Pensando nisso, há dias venho refletindo sobre os diversos tipos de religiões existentes, e me perguntando o porquê de tanta desavença entre algumas (a maioria).
Desde muito tempo algumas das religiões cristãs vêm se desentendendo por incontáveis motivos. Mas todos eles oriundos de egos, de guerra de poder, ou seja, de sentimentos humanos, e mais... Arrisco dizer, sentimentos mesquinhos.
Pois bem, é preciso esclarecer, ainda nos dias atuais algumas questões obvias. A principal delas é que todas as religiões cristãs sejam elas antigas ou novas têm basicamente a mesma característica: São todas Monoteístas, isso quer dizer que todas acreditam num único Deus.
Logo todas têm o mesmo objetivo. Costumo dizer que estudamos em escolas diferentes, mas temos um mesmo mestre.
Então por que essas desavenças?
Fico tão feliz quando encontro pessoas de outras religiões que não a minha, e conseguimos conversar em PAZ! Fico tão feliz quando vejo o respeito entre pessoas de igrejas diferentes, ente paróquias diferentes, entre as evangélicas.
Acredito que o primeiro passo para alcançarmos a PAZ entre todos é a tolerância, o respeito àquele que é diferente.
E mais, devemos parar com essa hipocrisia de julgarmos o passado, de generalizarmos essa ou aquela religião por um erro cometido por algum de seus membros.
Assim como não há um partido político totalmente perfeito ou imperfeito, assim como não há um país totalmente perfeito ou imperfeito, não há religião totalmente perfeita ou imperfeita. Portanto não é porque um padre ou um pastor errou que todos devem pagar pelo erro daquele.
E havendo o respeito, que delícia é viver em comunidade!